Pelo terceiro dia seguido, o Brasil teve mais de duas mil mortes registradas em consequência da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas foram computados 2.216 óbitos. Ontem (11) foram 2.233 falecimentos. Na quarta-feira (10), 2.286.
A soma de pessoas que não resistiram à pandemia subiu para 275.105. Ontem, o número estava em 272.889. Ainda há 2.966 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.
O número de casos confirmados desde o início da pandemia chegou a 11.363.380. Entre ontem e hoje, foram registrados 85.663 novos diagnósticos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.
O número de pessoas recuperadas superou a marca dos 10 milhões, com 10.000.980. Já a quantidade de pessoas com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.087.295.
Em entrevista nesta sexta-feira (12), no programa Cidade Alerta, da 102,7 FM, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, anunciou que está implantando o serviço de tomografia para os pacientes que procuram o Centro Covid19. “Na próxima semana, nós vamos credenciar uma empresa para contratar 1800 tomografias de tórax. Com isso, os pacientes que precisarem, não dependerão exclusivamente do Sistema de Regulação e do Hospital Regional. A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vai ofertar esse serviço”, anunciou.
Outra medida, será a implantação de uma área onde os profissionais irão atuar de forma educativa quanto a fisioterapia. “Nesse momento, é importante que todos saibam o quanto é importante a fisioterapia respiratória. A Covid-19 acometendo uma pessoa, ela abala sensivelmente os pulmões e com essa atividade é imprescindível na recuperação dos pacientes”, disse o Dr. Tadeu.
O Hospital Regional do Seridó, passa a contar nesta sexta-feira (12), com 35 leitos de UTI/Covid.
O aumento foi possível por causa da reversão de 5 leitos clínicos, anunciados na semana passada pela governadora Fátima Bezerra.
Agora, o Hospital Regional do Seridó passa a contar com 35 leitos de UTI e 13 leitos clínicos, totalizando 48 leitos para o atendimento COVID-19.
Em operação deflagrada pelo Departamento de Narcóticos (Denarc), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e Polícia Civil da Paraíba, foi preso um dos principais assaltantes de banco do país. A ação policial, deflagrada na noite dessa quinta-feira (11), resultou na prisão de Ranielly Brito de Azevedo, de 38 anos e de Fernanda Belarmino da Silva, de 30 anos. Ambos possuem envolvimento com o tráfico de drogas. As prisões ocorreram em um hotel localizado na Orla de Atalaia, em Aracaju.
De acordo com as informações policiais, contra Ranielly, existem cinco mandados de prisão, sendo que a maioria é por tráfico de drogas. Ele já havia sido preso, mas no dia 10 de julho de 2020, fugiu da Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, na cidade de Limoeiro (PE), quando um grupo aramado usou dinamite para explodir um dos muros da unidade prisional para retirá-lo do local.
Já a mulher, possuía três mandados de prisão. Ela estava foragida do estado do Rio Grande do Norte. No dia 30 de dezembro de 2020, a Polícia Civil do RN em operação para o cumprimento de decisão judicial de apreensão de bens, tendo em vista que ela, junto com o esposo, estavam sendo investigados em ações criminosas voltadas à prática do tráfico de drogas naquele estado. O marido dela encontra-se preso. Já Fernanda foi detida junto a Ranielly, em Aracaju.
Eles foram presos e encaminhados a uma unidade policial, onde foram adotados os procedimentos cabíveis à comunicação da detenção aos respectivos estados de onde estavam foragidos – Pernambuco e Rio Grande do Norte. Eles foram recambiados para os estados de origem por meio de escolta aérea feita pela aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), e já encontram-se nos estados de onde estavam foragidos.
O número de mortes diárias por covid-19 chegou ontem (11) a 1.702, segundo a média móvel de sete dias divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Isso representa aumentos de 60,9% em relação a um mês antes, quando foram registrados 1.058 óbitos, e de 48,2% na comparação com 14 dias antes (1.148 mortes).
A média diária de mortes vem batendo recordes consecutivos há 16 dias. O número registrado ontem pela Fiocruz está 55,2% acima do pico em 2020 (1.096 óbitos, notificados em 25 de julho).
A média móvel de sete dias é calculada por meio da soma dos casos registrados no dia e nos seis dias anteriores e da divisão do total por sete. Por isso, os números divergem daqueles apresentados pelo Ministério da Saúde, que apresenta apenas o número de óbitos registrados em um dia específico.
O número de casos, de acordo com a média móvel de sete dias, também apresentou volume recorde ontem: 69.140 – 34,5% acima de 14 dias antes (51.405 casos) e 52,4% a mais do que o registrado um mês antes (45.373).
O Governo do Estado baixou nesta sexta-feira (12), o Decreto 30.407, concedendo prazo especial para o pagamento do ICMS devido por donos de bares, restaurantes, estabelecimentos similares e bufês.
A norma foi editada por causa das medidas temporárias de distanciamento social e da instituição do toque de recolher estabelecidas em 26 de fevereiro de 2021, para tentar mitigar o avanço do novo coronavírus no RN, o que gera a redução das atividades econômicas decorrente da diminuição do fluxo de pessoas em espaços coletivos.
De acordo com o decreto, fica concedida, aos donos dos referidos estabelecimentos, a prorrogação, para o dia 15 maio de 2021, do prazo para o recolhimento do ICMS, relativos às operações realizadas em fevereiro de 2021.
Para se enquadrar, os empresários devem estar no Cadastro de Contribuintes do Estado (CCE) sob o regime normal de pagamento do imposto e que tenham suas atividades enquadradas nos grupos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56.1 e 56.2.