Um peixe-boi adulto foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN na manhã de sábado (13), na Praia da Redinha Nova, no município de Extremoz, Região Metropolitana de Natal.
De acordo com os guarda-vidas que atuam na Praia da Redinha, o mamífero aquático estava encalhado na orla. Rapidamente uma equipe do Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), que realiza projetos e ações de monitoramento, pesquisa, conservação e sensibilização ambiental foi acionada.
Os primeiros cuidados no animal foram realizados ainda no local. Sem ferimentos, ele foi medicado e enviado para o estado do Recife-PE.
Peixe-boi no Brasil
No Brasil, todas as espécies encontram-se ameaçadas de extinção e estão protegidas por leis ambientais. No Brasil, o peixe-boi é protegido por lei desde 1967 e a caça e a comercialização de produtos derivados do animal é crime que pode levar o infrator a até dois anos de prisão.
Para se ter uma ideia, o peixe-boi-marinho habitava do Espírito Santo ao Amapá, porém devido à caça, desapareceu da costa do Espírito Santo, Bahia e Sergipe. Eles vivem tanto em água salgada quanto em água doce.