Em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19) e ao esforço de imunizar os brasileiros, o governo federal segue com as iniciativas para combater outros vírus. É o caso da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, marcada pelo Ministério da Saúde para iniciar no dia 12 de abril.
Além de evitar complicações decorrentes da gripe causada pelo vírus, a vacinação ganha uma outra importância no momento. Com diversos estados com leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) lotados e filas de espera, a campanha também é importante para evitar uma sobrecarga nos sistemas de saúde.
O público estimado pelo ministério é de 79,7 milhões de pessoas, e o objetivo é vacinar pelo menos nove em cada dez pessoas dos grupos prioritários.
Os grupos serão organizados para vacinação em três etapas. Os dias de mobilização, os dias D, serão definidos por cada município.
A governadora Fátima Bezerra, anunciou no início da noite desta quarta-feira (17), que o Decreto com novas medidas para conter o avanço do novo coronavírus que deve ser publicado nas próximas horas, determina o fechamento das atividades não essenciais.
O Decreto começa a valer no dia 20 de março, próximo sábado, e segue até o dia 3 de abril.
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, informou no início da noite desta quarta-feira (17), que o Brasil registrou nas últimas 24h, 2.648 mortos por causa do novo coronavírus. Com esse dado, o número total de mortos pela doença desde o início da pandemia, chega a 284.775.
Também foram registrados hoje no país, 90.303 novos casos.
O número total de recuperados do coronavírus é 10.287.057, com o registro de mais 82.516 pacientes curados. Outros 1.122.006 pacientes estão em acompanhamento.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu nesta quarta-feira (17) mais um carregamento com 74.600 doses de vacina contra a Covid-19. Os imunizantes da CoronaVac serão distribuídos aos municípios potiguares a partir das 16h desta quinta-feira (18), com a mesma logísitica de apoio montada para as outras operações em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.
As vacinas entregues pelo Ministério da Saúde serão destinadas à continuidade do plano de imunização potiguar, com foco nos idosos entre 74 e 79 anos, seguindo a fase de operação em cada um dos 167 municípios do RN.
Com este novo carregamento, a Sesap totaliza 388.840 doses de vacinas recebidas, somando CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, desde janeiro. Porém, até o momento o estado ainda não recebeu a segunda dose da Oxford/AstraZeneca, que necessita da segunda aplicação apenas três meses após a primeira vacinação, e segue no aguardo da sinalização por parte do Ministério da Saúde.
Diante do aumento do número de internações e circulação de novas variantes do SARSCoV-2 no Rio Grande do Norte, o comitê de especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) elaborou um documento com novas recomendações para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no estado.
As recomendações estão centradas na ampliação das medidas de isolamento social por 21 dias, no alerta para não utilização de medicação sem evidência científica para tratamento da Covid-19 e em manter o uso de máscaras de forma correta.
O documento do comitê de especialistas tem como objetivo servir de base para as tomadas de decisões do Governo do Estado no âmbito do controle da doença. Ele é resultado de uma discussão em web-conferência no dia 15 de março, na qual foi feita uma reavaliação dos riscos epidemiológicos e do sistema de assistência à saúde.
A análise leva em conta a tendência da epidemia da Covid-19 no estado medida pelo indicador composto e a análise dos dados assistenciais do Regula RN, que mede a taxa de ocupação de leitos críticos e clínicos em tempo real.
Policiais militares do 6º BPM, prenderam em flagrante na tarde desta quarta-feira (17), dois homens tentando roubar uma loja de celular localizada na Avenida Rio Branco, Centro de Caicó.
Um dos detidos foi identificado como, DIEGO ORTEGA SANTOS. O outro é menor de idade. Eles portavam um revólver de calibre 38.
De acordo com o tenente-coronel Walmary Costa, um dos indivíduos estava dentro da loja e o outro na rua em uma moto Yamaha de cor vermelha e placa MXO-5F47. “Os policiais que estavam em patrulhamento nas imediações foram acionados pelo Copom e rapidamente se deslocaram para o local detendo a dupla. O que estava dentro do estabelecimento comercial, portava a arma de fogo”, disse.
Os dois ladrões foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência.
Em reunião com autoridades locais e membros do Estado e do Município, o Ministério Público do Estado, Ministério Público do Trabalho e a Ministério Público Federal fizeram nesta quarta-feira(17) uma proposta de que o governo do Estado e a Prefeitura do Natal façam um decreto para estabelecer o lockdown no Estado. No entendimento dos órgãos, a medida seria a forma de achatar a curva de casos da Covid 19 no Estado do Rio Grande do Norte.
Segundo a proposta dos MPs, com exceção dos serviços considerados essenciais, as demais atividades deveriam ser fechadas diante do cenário atual da pandemia no estado. Ainda segundo os órgãos, a quarentena, dessa forma, enquadraria em uma estratégia visando o “achatamento” da curva de casos visando dar tempo de melhor estruturação da rede assistencial do Estado.
Policiais da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR, prenderam na noite desta terça-feira (16), ADILIO MENEZES COSTA, de 39 anos, conhecido como “Negão”, foragido da Justiça do Estado do Acre, natural de Sena Madureira/AC.
Contra Adílio Menezes, existia um mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça acreana. Ele foi indiciado em investigação da Polícia Federal, por organização criminosa e tráfico internacional de drogas. De acordo com a PF, o homem é integrante da facção criminosa Comando Vermelho, e estava residindo em Natal, há 04 meses, no Bairro de Ponta Negra.
As investigações começaram após denúncia anônima informando sobre um foragido que estava traficando drogas aqui em Natal. Na noite desta terça, após “Negão” sair de um bar, foi abordado quando chegava em um residencial, na Vila de Ponta Negra. Aos policiais, ele apresentou documento falso, em nome de FRANCISCO CASSIANO DE OLIVEIRA, natural de ASSU/RN.
No apartamento onde Adílio estava morando, foram encontradas anotações referentes ao tráfico de drogas. Conduzido a base da DEICOR, ele foi autuado em flagrante.
Um homem morreu após confronto com a Polícia Civil de Sergipe, na região da Serra de Santa Luzia, no interior da Paraíba, na noite dessa terça-feira (16). A Polícia Civil da Paraíba instaurou um inquérito para apurar as ações que resultaram na morte do homem, um comerciante natural de Cajazeiras, que morava em João Pessoa.
O delegado da região, Sylvio Rabelo, explicou ao ClickPB que a Polícia Civil de Sergipe vinha seguindo um grupo criminoso responsável por roubos a bancos e roubos de cargas e avisou a polícia paraibana que estaria realizando a operação. Segundo ele, os agentes locais tentaram se integrar à operação, mas ao chegarem ao local a situação já havia saído de controle.
A Polícia de Sergipe estava parando veículos na entrada da Serra de Santa Luzia e, na abordagem a um dos carros, perceberam que o homem dentro do veículo carregava uma arma entre as pernas. O homem teria esboçado reação e um delegado da Polícia Civil de Sergipe atirou.
O homem foi levado ao hospital de Santa Luzia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O delegado de Sergipe se apresentou na delegacia da região, onde contou a história e apresentou a arma que disse que estava com o comerciante.
Em assembleia virtual realizada na noite desta terça-feira, 16, os Policiais Civis do Rio Grande do Norte deliberaram pela participação na mobilização nacional que será realizada para cobrar a vacinação dos trabalhadores da segurança e para demonstrar a insatisfação da categoria com a retirada de direitos imposta pela PEC 186.
Na região Nordeste, as polícias civis se articularam para um Lockdown da Segurança Pública na próxima quinta-feira, dia 18 de março, no horário das 8h às 12h. Com isso, durante esse horário, a categoria estará de braços cruzados em todo o Rio Grande do Norte, seguindo o movimento que também ocorrerá nos demais estados da região.