A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, informa que, nesta terça-feira (23) dará início à vacinação contra Covid-19 de mais três faixas etárias de idosos na cidade. Desta vez, serão os idosos de 77, 76 e 75 anos.
“As doses serão ministradas em cada Unidade Básica de Saúde dos bairros”, informa Jardênia Noronha, apoiadora técnica da SMS.
Jardênia disse, também, que o cronograma vai variar. “As equipes começam a aplicar a vacina amanhã (terça-feira) nessas faixas etárias e vão até sexta-feira. Vai depender do cronograma da UBS de cada bairro. E os idosos devem se informar com a equipe de saúde da família do seu bairro”, explicou.
O Governo do Estado conquistou na Justiça Estadual a ampliação do contrato de fornecimento de oxigênio para a rede estadual de hospitais, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O acréscimo de 25% na quantidade de oxigênio entregue pela White Martins será voltado para os municípios do Rio Grande do Norte que passam por dificuldade de abastecimento por conta do aumento da demanda de casos de Covid-19.
A decisão emitida pelo juiz Jorge Carlos Meira Silva é fruto de uma ação apresentada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) após uma articulação da Sesap junto aos municípios durante a semana passada. Diante dos relatos feitos pelas gestões municipais ao Governo por meio do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), a Sesap requisitou o aumento no contrato de fornecimento do gás.
Em reunião com Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Governo assegurou também que o estado receberá 160 cilindros nos próximos dias, além de 85 concentradores de oxigênio e requisição de usinas.
Após ser presa em uma pousada na cidade de Campina Grande/PB, Marilene da Silva Ramos, de 45 anos, confessou que matou a caicoense, Gilimara Santos da Costa, de 25 anos, com golpes de faca, na manhã de sábado, dia 19 de março, em João Pessoa.
Em sua defesa, ela alegou que fez para não morrer, pois, vinha, há dois anos sendo chantageada e ameaçada pela companheira (Gilimara), que dizia que ia entregá-la à polícia por causa de um mandado de prisão de homicídio cometido no Rio Grande do Norte. Ela também afirmou que era dopada pela companheira. A informação foi divulgada pelo G1/PB.
A prisão de Marilene da Silva foi efetuada por força do mandado em aberto no Rio Grande do Norte. Agora, ela será ouvida e autuada pela morte de Gilimara Santos e fica à disposição da Justiça.
Policiais militares prenderam no final da manhã desta segunda-feira (22) dois homens que roubaram cerca de 20 vacinas contra o coronavírus, da Unidade Básica de Saúde, localizada na Vila de Ponta Negra.
Os criminosos estavam próximo a área de hotéis em um veículo tipo Cerato com queixa de roubo. Um terceiro individuo conseguiu fugir, possivelmente com o material roubado.
Os presos foram identificados como José Clayton e Victor Andrade e assumiram que tinham cometido o crime, no entanto não informaram aos policiais onde estavam as vacinas. Após a prisão a dupla foi conduzida a central de flagrantes.
Portal BO
A mulher acusada de ter matado a facadas a companheira, Gilimara Santos e, dopado mãe e sobrinho da vítima, em um apartamento do Bairro do Valentina, em João Pessoa, Marilene da Silva Ramos, de 45 anos, foi presa na manhã desta segunda-feira (22), em uma pousada do município de Campina Grande/PB.
A mulher foi conduzida para João Pessoa. Por volta das 16h, acontecerá uma entrevista coletiva organizada pela Polícia Civil para dar detalhes do crime e prisão.
Contra ela, ainda há um mandado de prisão em aberto, desde 2014, por ter matado uma pessoa no Estado do Rio Grande do Norte.
Segundo relatos de familiares, Gilimara Santos, foi atingida por 96 facadas em várias partes do corpo.
A Polícia Civil de Caicó, está investigando a morte do adolescente, Ricardo Leandro Lima da Costa, de 15 anos. O corpo do garoto foi encontrado na manhã de sexta-feira (19), no mato, em uma área localizada a 5 quilômetros da zona urbana.
Segundo relato da mãe, Aline Murielle, o garoto foi estuprado e violentamente assassinado, inclusive, com uma pedra usada para esmagar sua cabeça. Quando estive no ITEP, o médico não deixou ver meu filho. Ele disse que não recomendava devido o seu estado. E, também disse que ele foi estuprado, que lutou para não ser violentado
Várias pessoas se mobilizaram para tentar encontrar Ricardo Leandro, que segundo informações, saiu de casa na quinta, dia 18, com o objetivo de procurar um cavalo que estava desaparecido. Sua mãe, Aline Murielle da Costa, disse que ficou preocupada
Jair Bolsonaro voltou a defender o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com Covid, e dessa vez através de nebulização.
Na última sexta-feira, o presidente entrou ao vivo em um programa da rádio Acústica, do interior do Rio Grande do Sul, para comentar o caso de uma médica que teria sido demitida após fazer uso de nebulização de hidroxicloroquina diluída em soro nos pacientes com Covid.
“Nós temos uma doença que é desconhecida, com novas cepas, e pessoas estão morrendo. Os médicos têm o direito, ou o dever, de que, no momento que falta um medicamento específico para aquilo com comprovação científica, ele pode usar o que se chama de off-label – fora da bula”, afirmou o presidente.
“Ela (a médica) falou muito humildemente que não é ideia dela a questão da nebulização. A primeira vez que ouvi falar disso foi lá no estado do Amazonas. Agora, aqui no Brasil, a pessoa é criminalizada quando tenta uma alternativa para salvar quem está em estado grave.”
Com gols marcados por Maycon Douglas e Wallyson, o ABC-RN venceu o Treze-PB por 2 a 0 neste domingo (21) e assumiu a liderança do Grupo B da Copa do Nordeste, com 8 pontos. No Estádio Governador Ernani Sátyro, o Amigão, em Campina Grande, o time do Rio Grande do Norte conquistou sua segunda vitória em quatro jogos e continua sem derrotas na competição.
O ABC tem o mesmo número de pontos do Fortaleza, mas fica na liderança nos critérios de desempate. O Treze continua com cinco pontos.
Na próxima rodada, na quarta-feira (24), o ABC recebe o 4 de Julho-PI no Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, em Natal. O Treze vai ao interior de Pernambuco enfrentar o Salgueiro.
Agência Brasil
A Prefeitura de João Pessoa anunciou neste domingo (21) a ampliação do público da vacinação contra a Covid-19. A partir desta segunda-feira (22), vão poder se vacinar idosos acima de 65 anos de idade.
O atendimento da vacinação para a primeira dose, acontece em 15 ginásios, das 8h às 12h. E também em dois pontos de drive thru, no Mangabeira Shopping e no estacionamento do Santuário Mãe Rainha, localizado no Aeroclube. Estes dois últimos locais funcionam das 9h às 15h.
A segunda dose da vacina para idosos e trabalhadores de saúde continua no Espaço Cultural, para pedestres e no modelo drive thru, também das 9h às 15h.
G1/PB
O Brasil recebeu neste domingo (21) mais de 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 fabricada pela AstraZeneca/Oxford. No total, 1.022.400 doses de imunizantes adquiridos por meio do Covax Facility chegaram ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta de 17h30, na primeira entrega feita pelo consórcio ao país.
O acordo do Brasil com o consórcio, que é uma iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), prevê mais de 42 milhões de doses neste ano.
O Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), responsável pela aquisição via Covax Facility das vacinas contra a Covid-19 para os países das Américas, enviou ao Brasil as doses da vacina AstraZeneca/Oxford, fabricada pelo SK Bioscience, da Coreia do Sul.
A vacina AstraZeneca fabricada pelo SK Bioscience é do mesmo tipo que a fabricada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que teve o registro definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste mês.