Em duelo atrasado pela 5ª rodada da Copa do Nordeste, o ABC-RN empatou em 2 a 2 com 4 de Julho nesta quarta-feira (7) no estádio Frasqueirão. O empate deixa a equipe do Rio Grande do Norte na 5ª colocação do Grupo B da Copa do Nordeste com 10 pontos, e em situação difícil para se classificar à próxima fase. Já o time do Piauí, com 7 pontos, tem remotas chances de avançar na competição e segue na vice-lanterna do Grupo A.
Na última rodada do Nordestão, o ABC vai no próximo sábado (10) a Salvador para encarar o Bahia, em Pituaçu. No mesmo dia, o 4 de Julho recebe o Vitória, no estádio.
Agência Brasil
O ministro Gilmar Mendes votou, durante sessão no Supremo Tribunal Federal (STF), improcedente o pedido de reabertura de templos religiosos durante a pandemia de COVID-19. A sessão foi suspensa e será retomada nesta quinta-feira (08), às 14h.
Segundo Gilmar, a restrição aos locais não interfere na liberdade religiosa. No voto, fez reiteradas defesas às medidas de distanciamento social no combate à pandemia, com exemplos internacionais, e chamou postura contra de “negacionismo”.
Tribuna do Norte
O Instituto Butantan paralisa temporariamente a produção da vacina Coronavac que está sendo utilizada contra a Covid-19. A decisão de suspender foi devido a falta de matéria-prima.
Mas a entrega de vacinas vai permanecer na próxima semana, porque tem 2,5 milhões de doses já prontas aguardando o prazo do controle de qualidade.
O Butantan também informa que vai cumprir os prazos estabelecidos nos contratos com o Ministério da Saúde e ainda se comprometeu a entregar 46 milhões de doses até o fim de abril.
Em novo carregamento de matéria-prima (IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) estava previsto para chegar da China na próxima sexta-feira, dia 09 de abril, mas o prazo precisou ser adiado. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), adimitiu o atraso em coletiva de imprensa nesta quarta-feira 07.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou a chegada de 69 mil doses de vacinas contra a covid-19 ao Estado nesta quinta-feira (8). Segundo ela informou, serão enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) 32 mil doses da CoronaVac e 37 mil da AstraZeneca.
A governadora informou ainda que esse novo lote será direcionado para a 1ª dose em idosos e trabalhadores das forças de segurança, e a 2ª dose de trabalhadores de saúde e idosos de 74 a 70 anos, segundo a orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI/MS).
A vacinação contra a covid-19 no Rio Grande do Norte teve seu pontapé inicial em janeiro, com a chegada do primeiro lote da vacina Coronavac no estado. Desde então, mais de 435 mil doses do imunizante já foram aplicadas em todos os municípios do RN. Há, porém, um dado preocupante neste cenário. Mais de 8,6 mil potiguares estão com a segunda dose da vacina atrasada por não terem comparecido aos postos de vacinação dentro do prazo estimado. É o que aponta o sistema RN Mais Vacina, plataforma desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).
De acordo os números apresentados pela plataforma, pouco mais de 83 mil doses aplicadas até o momento no RN correspondem a segunda dose, todas da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A bula do imunizante aponta que o prazo para administrar a segunda dose é a partir de 14 dias após a primeira, sendo o prazo ideal entre 21 e 28 dias após a aplicação inicial.
O WhatsApp, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), lançou nesta terça-feira (6) um novo pacote de figurinhas chamado “vacinas para todos”. As ilustrações prestam homenagem aos funcionários da saúde e à vacinação contra a Covid-19 em curso, além de transmitir alegria e desejos para o pós-pandemia. O pacote está disponível para download diretamente no aplicativo de mensagens para celulares Android e iPhone (iOS).
O WhatsApp também revelou que, no último ano, os canais de apoio criados pelo app em parceria com instituições recebeu mais de 3 bilhões de mensagens. Eles são, em sua maioria, bots que fornecem informações sobre os serviços de saúde e esclarecem dúvidas sobre o coronavírus.
TechTudo
Uma nova patente criada pela Apple indica que os futuros iPhones poderão prever com antecedência quando o usuário ficará sem bateria. O dispositivo vai aprender mais sobre a rotina do usuário, os horários em que costuma carregar o celular, quando ele é mais utilizado, localização ao longo do dia e quando está em movimento. Dessa forma, ele será capaz de descobrir se a carga vai aguentar até o próximo horário previsto para carregamento e enviar um aviso em caso negativo.
Os iPhones atuais já utilizam tecnologia que notifica o usuário quando o nível de energia está baixo e é possível programar para que ele entre automaticamente no modo de pouca energia ao atingir um nível determinado. A nova patente busca melhorar essa tecnologia para que o usuário seja avisado e evite imprevistos.
O Governo do Rio Grande do Norte inicia nesta quinta-feira (8) a vacinação contra o coronavírus para os agentes da segurança pública que atuam no Estado. Nesta primeira remessa, serão aplicadas 1.040 doses do imunizante CoronaVac, da biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan.
Devem se vacinar servidores públicos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal e agentes públicos das guardas municipais.
Na capital potiguar e no interior do estado, a vacina será aplicada em cinco unidade da PM. São elas:
Em Natal (Comando Geral da PM), a vacinação acontece nesta quinta-feira (8), de 7h às 11h/13h30 às 16h, e na sexta (9), de 08h às 12h;
O tenente-coronel, Walmary Costa, comandante do 6º BPM, entrou em contato com o Blog Sidney Silva, para informar que a vacinação dos profissionais de segurança pública, acontecerá nos próximos dias.
Os militares, devem verificar no Di
O servente de pedreiro, Jeferson Gomes da Silva, de 20 anos, foi assassinado a tiros por volta dos 25 minutos da madrugada desta terça-feira (07), em Serra Negra do Norte/RN. Dois homens que estavam em um carro de cor prata, são os responsáveis pelo crime.
A vítima residia na Rua Joale Morais de Medeiros, nº 36, Bairro da Liberdade.
A Polícia Militar foi acionada e fez diligências na região e em Caicó, policiais da Rádio Patrulha, prenderam dois suspeitos portando armas de fogo em um veículo com as características do que foi usado no crime.
Em contato com o Blog Sidney Silva, o tenente-coronel Walmary Costa, comandante do 6º BPM, disse que um dos presos confessou a autoria do crime.
A Polícia Federal, em operação conjunta com apoio da Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Especiais (Bope), interceptou e apreendeu uma carga com cerca de 624 kg de droga em um caminhão, na tarde desta terça-feira (6), em Cachoeira dos Índios, no Sertão da Paraíba.
A ação policial contou com o uso de um cão farejador do Bope, que identificou a droga oculta em paredes falsas da estrutura do baú do veículo. Foram encontrados tabletes de maconha, skank e crack. Veja o vídeo abaixo:
O veículo foi interceptado na zona rural do município de Cachoeira dos Índios, próximo à divisa com o estado do Ceará.
O motorista do veículo têm 42 anos de idade e foi preso.
Policiais militares de Rádio Patrulha prenderam na madrugada desta quarta-feira (07), por volta de 01h, na entrada do Bairro Recreio, em Caicó, dois irmãos portando armas de fogo. Eles estava em um veículo Honda City, de cor prata e foram identificados como Victor da Costa Constantino, de 20 anos e Vinicius da Costa Constantino, de 23 anos. Conduzidos à Delegacia, confessaram a prática de homicídio em Serra Negra do Norte, horas antes.
As informações repassadas pelo Destacamento de Sera Negra para a Central de Operações do 6º BPM em Caicó, por volta das meia noite, deram conta que os assassinos estavam em um veículo de cor prata, provavelmente um Corola e que tinham fugido da cidade.
Em diligências no Bairro Paulo VI, em Caicó, os policiais visualizaram dois indivíduos em deslocamento num veículo Honda City, de cor prata (semelhante a um corolla) e fizeram o acompanhamento até a entrada do Bairro Recreio onde aconteceu a abordagem. No interior do carro estavam as armas.
Os dois homens foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil, onde confirmaram a autoria do crime de morte.
Em dia de recorde, o Brasil atingiu a marca de 4.195 mortes registradas nas últimas 24h, totalizando 336.947 vidas perdidas. O número é o maior desde o início da pandemia no país, que começou em março de 2020. Os dados foram pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Além de superar pela primeira vez os 4 mil óbitos diários, a marca bate a anterior, de quarta-feira passada, 31 de março, quando foram relatadas 3.869 mortes.
Com a atualização dessa terça-feira (06), são 86.979 novos casos de coronavírus registrados, no total 13.100.580 pessoas já foram infectadas. O número total de recuperados do Covid-19 é 11.558.784, com o registro de mais 122.595 pacientes curados. Outros 1.204.849 pacientes estão em acompanhamento.
O País tem assistido a um aumento vertiginoso de casos, internações e óbitos ao longo do último mês. Em março, 66.868 morreram pelo novo coronavírus, 20.799 nos últimos sete dias.
Segundo dados da plataforma Our World in Data, associada à Universidade de Oxford, apenas dois outros países já tiveram mais de 4.000 vítimas da doença em um só dia: os Estados Unidos, em janeiro deste ano, e o Peru, em agosto de 2020, após a revisão de números represados.