A Polícia Civil trabalha para elucidar uma série de crimes de morte registrados ao longo dos últimos três meses de 2021, em Caicó. Em janeiro, não houve homicídio. Em fevereiro, 1. Em março, 7, e, em abril, até o dia 22, foram 5, chegando ao total de 13 assassinados.
As informações são da Rede e Instituto de Pesquisa Observatório da Violência – OBVIO, e apontam que os crimes são tratados como execuções sumárias.
O último dos crimes de morte registrado, foi na manhã desta quinta-feira (22), quando foi assassinado, o mototaxista, MARCELO MARQUES DE MEDEIROS, de 35 anos. Dois homens de moto, se aproximaram da vítima que estava em um posto de combustíveis, no Bairro Barra Nova, por volta das 05h30, e efetuaram disparos contra ele, que ainda correu tentando escapar, mas foi perseguido e morto. Um popular que estava calibrando os pneus da moto no mesmo posto, foi alvejado com um tiro na região lombar. Ele não era alvo dos criminosos. Socorrido, o homem se recupera no Hospital Regional.
O Blog Sidney Silva pesquisou todos os casos, confira a ordem cronológica:
- No dia 05 de fevereiro, morreu, JÚLIO DOS SANTOS CORREIA (Gato Voador), de 20 anos, foragido da Justiça. Sua morte se deu em confronto com a Polícia, com emprego de arma de fogo.
- WILDSON PAULINO DE MEDEIRO, de 34 anos, ex-detento, desocupado. Ele foi assassinado no dia 04 de março, crime praticado com o emprego de arma de fogo. A característica do crime apontam para o envolvimento da vítima com o tráfico de drogas.
- ADEILSON BEZERRA DE MOURA, de 38 anos, sem profissão declarada. Foi assassinado com o emprego de arma, no dia 05 de março. A característica é a execução sumária.
- GABRIEL MORAIS, de 26 anos, ex-detento, trabalhador braçal, assassinado com o emprego de arma de fogo, no dia 09 de março. A característica, execução sumária.
- FERNANDO FABRICIO DOS SANTOS OLIVEIRA, de 23 anos, desempregado, assassinado no dia 17 de março com o emprego de arma de fogo. A característica do crime, execução sumária.
- RICARDO LEANDRO LIMA DA COSTA, de 15 anos, estudante, foi assassinado no dia 19 de março. O meio utilizado para o crime, não foi ainda identificado. Neste caso, também foi apontada a execução sumária.
- O comerciante, JOSÉ LUIZ DA SILVA, de 57 anos, foi assassinado no dia 20 de março, com o emprego de arma de fogo. A característica, execução sumária.
- ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS, de 52 anos, autônomo, foi assassinado no dia 24 de março, com o emprego de arma de fogo. A característica do crime, execução sumária.
- BRUNO HENRIQUE DA CRUZ, de 36 anos, autônomo, foi assassinado no dia 08 de abril, dentro de uma oficina em Caicó. O crime foi praticado com emprego de arma de fogo e, também, teve característica de execução sumária.
- JOSUELDSON FERNANDES DA SILVA, de 31 anos, sem profissão definida, foi assassinado com o emprego de arma de fogo no dia 11 de abril. O crime é tratado como execução sumária.
- MÁRCIO WENDELL DE CASTRO, de 20 anos, sem profissão determinada, foi assassinado no dia 11 de abril com o emprego de arma de fogo. O crime teve característica de execução sumária.
- ESPEDITO SANTOS FILHO, de 49 anos, flanelinha, foi assassinado no dia 19 de abril. O crime foi praticado com arma de fogo e a característica é de execução sumária.
13. O mototaxista, MARCELO MARQUES DE MEDEIROS, de 35 anos, foi assassinado no dia 22 de abril com o emprego de arma de fogo. Também foi executado.