A rodovia estadual (RN0-118), no trecho que é distante 4 quilômetros da cidade de São Rafael/RN, está interditada por causa de buraco que se abriu em toda a extensão da estrada na noite deste sábado (08).
O comandante da Polícia Militar de São Rafael, o Sargento Galdino, disse ao Blog Sidney Silva, que era por volta das 20h40min quando recebeu a informação de que um carro teria caído no referido buraco. Uma guarnição foi enviada ao local e fez o isolamento e interdição juntamente com uma equipe da Prefeitura.
Quando os policiais chegaram, o carro com as pessoas em seu interior, já tinham sido retirados e ninguém se feriu.
O problema na estrada apareceu há cerca de 1 semana. Foi feito um serviço de recuperação do trecho que acabou não dando o resultado esperado. Com as chuvas registradas na região nas últimas horas, a estrada se rompeu.
Um acidente de moto com morte foi registrado na noite deste sábado (08), por volta das 18h20min na rodovia estadual (RN-118) entre São João do Sabugi e Ipueira.
O condutor da moto perdeu o controle e saiu da pista, vindo a cair. A mulher que estava com ele como passageira, a técnica em enfermagem, Talita Belo de Lima Fernandes, de 32 anos, morreu, não resistindo aos ferimentos. Eles eram namorados e seguiam para São Mamede/PB, de onde são naturais.
A Central de Operações do 6º BPM, em Caicó, recebeu a informação sobre o acidente e acionou os policiais do 3º DPRE que atenderam a ocorrência.
O local do acidente é conhecido como a “curva do serrote das Craibeiras”, na altura do Sítio Cachoeirinha.
A delação do piloto de helicóptero Felipe Ramos Morais foi o que permitiu aos federais descobrir quem era o Tio, o doleiro misterioso detectado pela primeira vez na Operação Shark. Feita pelo grupo de Atuação Especial e repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), ela encontrou planilhas que indicavam a movimentação de R$ 1,2 bilhão pelo PCC com o tráfico de drogas. Trata-se de um valor hoje considerado ultrapassado pelos investigadores, depois que o “Banco do Crime” foi desvendado pela PF.
“Com os dados da Operação Tempestade e da Operação Sharks, ficou claro que o PCC mantinha operações para movimentar dinheiro do tráfico entre a Holanda, o Paraguai e o Brasil. Juntas, somam cerca de R$ 3 bilhões com o tráfico doméstico e o internacional”, diz o promotor Lincoln Gakiya, do Gaeco. Para ele, esse é o caminho do dinheiro da organização criminosa. “Não se trata de dinheiro particular dos narcotraficantes que a integram”, afirma.
O Estado de S. Paulo
Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) obtiveram, no último dia 29, a concessão da patente de um processo na área de biotecnologia que promete transformar a matéria da casca de cocos verdes em etanol.
Concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a patente confere ao desenvolvedor de novos produtos e processos a garantia de que, por um determinado período, ninguém mais produzirá ou comercializará tal inovação sem a autorização de quem a patenteou.
A pesquisa com resíduos agroindustriais, dentre eles o coco verde, foi desenvolvida por uma aluna do curso de doutorado, Érica Albuquerque, e dois professores do programa de pós-graduação em Biotecnologia da universidade pública, Antônio Alberto Fernandes e Patrícia Fernandes.
Em nota, a UFES classificou o processo como “inovador” e “altamente sustentável”, destacando que esta é a sétima patente que o INPI confere à instituição federal de ensino. Ainda segundo a universidade, o método de produção de bioetanol celulósico a partir do uso de enzimas capazes de “acelerar” reações químicas e, assim, degradar a celulose presente nas células vegetais pode vir a ser utilizado industrialmente.
A Polícia Militar da cidade de Timbaúba dos Batistas/RN, foi acionada no início da tarde de sábado (08), por volta das 11h40min para atender uma ocorrência de homicídio na comunidade rural Saudade. Ao chegar no local, encontraram o homem identificado como Jordel Ferreira de Morais, de 33 anos, natural de Caicó, morto com disparos de arma de fogo.
Ainda não se sabe quem foi o autor dos tiros. Mas, o Sargento Cruz, que comanda o Destacamento de Timbaúba, disse que a vítima tem várias passagens pela polícia, inclusive, já tinha puxado “Pereirão”.
Um fato lembrado pelo Sargento Cruz, é que em janeiro deste ano, Jordel, fez ameaças contra uma mulher, porque, seu pai comprou um cabresto e não pagou. O homem faleceu há 5 anos. Nesse caso, a Polícia foi acionada e Jordel foi conduzido à Delegacia.
Ao chegar no local do crime, no sábado, a Polícia Militar fez o isolamento. Foram realizadas diligências para tentar identificar e prender o assassino, mas sem êxito.
Em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), um dos principais opositores de Jair Bolsonaro, faz duras críticas ao governo, mas diz ser favorável que se investiguem estados e municípios na CPI da Covid.
Entre os temas abordados por Dino estão a organização de governadores via WhatsApp no combate à pandemia, a corrida por vacinas como a Sputinik V, que teve licença negada pela Anvisa na semana passada, além do protagonismo do Maranhão ao recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o governo realize o Censo 2021.
“Bolsonaro é inconstitucional ele próprio. Ele todinho, do cabelo ao pé é incompatível com a Constituição Federal, em tudo. […] Ele é um presidente inconstitucional. Nós temos que fazer com que o campo da Constituição se una, no primeiro ou no segundo turno, em 2022”, disse o governador.
Congresso em Foco
Na próxima semana, a CPI da Pandemia fará audiências que voltam as atenções para o tema da chegada de vacinas ao Brasil. A comissão ouvirá a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela autorização para uso de imunizantes no país, e a Pfizer, empresa americana cujas vacinas foram rejeitadas pelo governo federal em 2020.
Na terça-feira (11), a comissão recebe Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa. A agência deu início às aprovações de vacinas em janeiro, com autorização emergencial para a chinesa CoronaVac, e até agora já liberou o uso de quatro imunizantes: além da CoronaVac, as vacinas da Janssen, da Oxford/Astrazeneca e da Pfizer. Apenas as duas últimas têm registro definitivo, enquanto as outras se baseiam em autorização emergencial.
Recentemente, a Anvisa foi criticada por impedir a distribuição da vacina russa Sputnik V, alegando falhas no processo de produção. A CPI requisitou que a agência apresentasse atas e registros em vídeo das suas reuniões em que se tratou da Sputnik V.
A Pfizer e sua parceira alemã BioNTech solicitaram aprovação completa do governo dos EUA para sua vacina contra covid-19 e têm como meta a produção de 4 bilhões de doses da vacina no próximo ano, principalmente para países de renda média e baixa.
A aprovação total da vacina, que foi autorizada em caráter emergencial, pode ajudar a aliviar a hesitação sobre a aplicação do imunizante nos Estados Unidos e em outros países ricos.
A Pfizer também apontou previsões de fabricação mais altas como evidência de sua capacidade e intenção de atender aos países mais pobres que receberam muito pouco de sua vacina até agora.
Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Rio Grande do Norte neste sábado (8). São 15,6 mil doses de Coronavac que serão destinadas, pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para atender o déficit de segunda dose no estado. O quantitativo atende apenas 17,9% dos mais de 87 mil potiguares com o esquema vacinal em atraso.
Com o objetivo de atenuar a situação, a Sesap e o Governo do Estado mantiveram contato com o Ministério da Saúde durante toda a semana, requisitando oficialmente as vacinas necessárias para atender todos com a segunda dose atrasada. O pedido, porém, não foi atendido. De acordo com sinalização do ministério, um novo lote de Coronavac deve ser entregue apenas no próximo fim de semana.
Um levantamento feito esta semana pela Sesap, via plataforma RN+ Vacina esta semana, apontou que 87.098 potiguares estão com doses em atraso, sendo 26.353 por conta de doses não enviadas pelo ministério e por frascos que vieram com menos do que as dez doses estipuladas.
A previsão é de que as doses recebidas neste sábado sejam encaminhadas durante o fim de semana. A Sesap aguarda ainda para o início da semana um novo carregamento de imunizantes, desta vez da Pfizer. Em ofício ao MS, a secretaria requisitou que as vacinas possam ser trocadas por Coronavac, para atender o público com a segunda dose atrasada.
A pandemia de covid-19 no Brasil está se espalhando cada vez mais pelas camadas jovens da população. A constatação faz parte do Boletim do Observatório Covid-19, editado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Os dados apresentados nesta edição confirmam o processo de rejuvenescimento da pandemia, com uma clara mudança demográfica: adultos jovens e de meia-idade representam uma parcela cada vez maior dos pacientes em enfermarias e unidades de terapia intensiva.
Referente às semanas epidemiológicas 16 e 17 de 2021, entre 18 de abril e 1º de maio, a análise destaca as oscilações dos indicadores nos estados, a alta proporção de testes com resultados positivos, bem como a manutenção da sobrecarga de todo o sistema de saúde. Esses indícios revelam que a pandemia se mantém em patamar crítico de transmissão, com valores altos de incidência e mortalidade.
“A ligeira redução de casos e óbitos por covid-19 não significa que o país tenha saído de uma situação crítica, pois as médias diárias de 59 mil casos e de 2,5 mil óbitos nestas duas semanas epidemiológicas se encontram em patamares muito elevados”, alertaram os pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo boletim.
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese) apresentou nesta sexta-feira (7) à governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, plano de trabalho para 2021 e 2022 a fim de retomar a parceria com o Governo do Estado.
Entres os objetivos está atender aos usuários de água; inclusive com estudo e mapeamento dos sistemas de reuso; publicar ações desenvolvidas pelo Governo do RN no território do Seridó; e dinamizar as potencialidades econômicas da Barragem Oiticica, além de apoiar o processo de organização social e produtivo dos moradores de Barra de Santana e entorno.
Em encontro virtual, na presença da secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, a governadora pediu que a Agência enviasse documento ao Governo para formalizar o pedido. Novo encontro será marcado para os próximos dias.
“Vamos retomar essa discussão feita no ano passado, pra que a gente veja quais são as possibilidades do governo diante da série de limitações que se impuseram, inclusive de natureza orçamentária”, anunciou Fátima Bezerra, ao reconhecer o importante papel desempenhado pela Adese, que foi constituída em 2001 e é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
O Ministério da Saúde está enviando para o Rio Grande do Norte mais 15,6 mil doses da vacina Covid-19 produzida no Brasil pelo Instituto Butantan com matéria-prima importada. O novo lote da Coronavac é destinado apenas para a segunda dose. Desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 1,1 milhão de doses de vacinas Covid-19 – mais de 812 mil foram aplicadas até o momento.
No total, a pasta está distribuindo quase 1 milhão de doses da vacina do Butantan, para completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas em todo o país. Estão sendo enviadas doses para ajuste no esquema e/ou continuidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO): nesse caso, estados e DF poderão utilizar o quantitativo para conclusão dos esquemas incompletos ou para seguir com a vacinação de grupos prioritários, usando as doses para o esquema completo (dose 1 e 2).
Além disso, a pauta também contempla idosos entre 60 e 64 anos, agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia, e trabalhadores da saúde de Santa Catarina.
O Governo do Estado completa nesta sexta-feira (07) a terceira semana de entregas de cestas básicas pelo Programa RN Chega Junto no Combate à Fome em parceria com a Associação dos Supermercados do RN (ASSURN). Já são 14.433 famílias contempladas com igual número de cestas de alimentos doadas a 137 entidades nos territórios da Cidadania Terras Potiguares, Agreste e Litoral Sul, Mato Grande, Sertão Central e Litoral Norte, Trairi e Potengi.
Por causa da pandemia, a pobreza aumentou em todo o país. No Rio Grande Norte, segundo números do Cadastro Único de janeiro de 2021, 359.206 famílias estavam em situação de extrema pobreza o que corresponde a 1.018.671 pessoas abaixo da linha de pobreza.
A secretária da Sethas, Iris Oliveira, explica que por causa da pandemia a pobreza aumentou mais ainda e é preciso garantir segurança alimentar à população que tem fome. Por isso o Governo do Estado, por meio da Sethas, criou a campanha RN Chega Junto no Combate à Fome.
Nesta terceira edição do RN Chega Junto, mais uma vez, a ASSURN é parceira do Governo do Estado para atender famílias em situação de vulnerabilidade ou trabalhadores que perderam a renda em função da pandemia.
O Dia das Mães está se aproximando e muitos começaram a ir às compras para presenteá-las. O comércio pode se animar, pois de acordo com o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa é de que 122,9 milhões de brasileiros injetem R$ 24,3 bilhões no segmento.
Comparado ao ano anterior, estima-se que, aproximadamente, 10% a mais de consumidores deve presentear não só a mãe, como também a sogra, esposa, avó, irmã e tia. Segundo o gerente executivo da CNDL, Daniel Sakamoto, a data é uma das que mais movimentam a economia e pode amenizar os impactos da pandemia aos lojistas. “O Dia das Mães é o segundo momento de maior volume de vendas do comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal. Então acreditamos que o empresário lojista tem motivos para comemorar”, disse Sakamoto.
Mesmo os números sendo animadores, os consumidores pretendem economizar na hora de adquirir os presentes. Entre os que vão gastar menos, 40% citaram o cenário econômico pior que no último ano, 37% disseram que estão com o orçamento apertado, 28% mencionaram as incertezas quanto à situação econômica e finanças pessoais e 24% querem economizar.