A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) emitiu nota informativa sugerindo a suspensão da vacinação com doses da AstraZeneca/Oxford de mulheres grávidas. A decisão foi informada na manhã desta terça-feira (11), seguindo recomendação emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na justificativa para a suspensão, a Sesap levou em consideração que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19, mas que o Ministério da Saúde investiga morte de gestante após ser vacinada com dose da AstraZeneca e, por isso, a Anvisa solicitou a suspensão do uso e está reavaliando imunização de gestantes.
A Sesap também levou em consideração que bula da AstraZeneca não não consta o uso em gestantes e que o uso ‘off label’ de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.
Tribuna do Norte