Por meio de negociações intermediadas pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), o Governo Federal conseguiu antecipar a entrega de 4 milhões de doses de vacina Oxford/AstraZeneca, adquiridas pelo mecanismo internacional Covax Facility. O anúncio foi feito pelo ministro Marcelo Queiroga no início da noite desta quinta-feira (20).
Acompanhado do governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado – com quem se reuniu para tratar da possibilidade da ampliação do parque industrial da produção de vacinas Covid-19 – o ministro afirmou que o Brasil vai bater recorde de distribuição neste mês de maio com mais de 30 milhões de doses.
“Esse é mais um dos esforços que temos realizado diuturnamente para dar as respostas que a sociedade brasileira nos pede”, destacou Queiroga.
O adiantamento é resultado de um diálogo constante e negociação permanente com a OPAS, entidade que representa a Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas. “Estamos conseguindo recuperar essas doses, que deveriam ter chegado no início do ano, mas entendemos que essa é uma dificuldade global”, pontuou.