A Secretária de Saúde de Caicó, Evaneide Nóbrega, enviou esta semana um ofício à Coordenação Estadual de Imunização, da Secretaria Estadual de Saúde Pública – SESAP/RN, solicitando a revisão do número de doses de vacinas contra Covid-19, que estão sendo enviadas ao município.
Segundo a solicitação, foi identificado que outras cidades do estado, e da região do Seridó, estão recebendo, proporcionalmente à população, um número maior de vacinas do que o município de Caicó, “o que tem causado impactos da progressão da vacinação municipal”, argumenta Evaneide Nóbrega, no documento.
O texto aponta ainda que, através de uma regra de três simples, no site RN + Vacina, do governo do RN, Caicó tem recebido bem menos vacinas do que outras cidades do Seridó, e é por isso que nesses municípios, a vacinação em faixas etárias sem comorbidades estão mais adiantadas. Outro argumento usado é que, para Caicó, convergem muitos trabalhadores da educação, forças de segurança e afins, que por trabalharem na cidade, ficam habilitados a tomar as vacinas.
Por fim, a secretária de saúde de Caicó, pediu a reposição de doses proporcionais aos números de doses utilizadas pelos profissionais de saúde, de segurança e pelas instituições de ensino superior da área da saúde (UERN/UFRN) para que a equidade seja estabelecida e que o município de Caicó consiga prosseguir com a vacinação contra a COVID-19.