Nota oficial da ABI
Renuncie, presidente!
Descontrolado, perturbado, louco, exaltado, irritadiço, irascível, amalucado, alucinado, desvairado, enlouquecido, tresloucado. Qualquer uma destas expressões poderia ser usada para classificar o comportamento do presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, insultando jornalistas da TV Globo e da CNN.
Com seu destempero, Bolsonaro mostrou ter sentido profundamente o golpe representado pelas manifestações do último sábado. Elas desnudaram o crescente isolamento de seu governo.
Que o presidente nunca apreciou uma imprensa livre e crítica, é mais do que sabido. Mas, a cada dia, ele vai subindo o tom perigosamente. Pouco falta para que agrida fisicamente algum jornalista.
Seu comportamento chega a enfraquecer o movimento antimanicomial – movimento progressista e com conteúdo profundamente humanitário. Já há quem se pergunte como um cidadão com tamanho desequilíbrio pode andar por aí pelas ruas.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar a imprensa nesta segunda-feira, 21.jun.2021. Dessa vez, além de disparar ofensas contra a Globo e seus profissionais, o presidente mandou a repórter Laurene Santos, da TV Vanguarda, calar a boca e, contrariando as normas sanitárias, tirou a própria máscara para agredi-la verbalmente com palavrões.
No início da tarde, após a cerimônia de formatura da Escola de Especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, repórteres se aproximaram de Bolsonaro. Desde o fim de semana, quando o Brasil chegou a meio milhão de mortes na pandemia, o presidente não havia se manifestado sobre o assunto. Um jornalista da CNN cobrou um posicionamento e recebeu como resposta uma reclamação sobre a cobertura dos protestos contra o governo pelo canal no último sábado (19.jun.2021).
Em seguida, Bolsonaro se exaltou ao ser questionado por Laurene Santos sobre ter sido multado pelo governo paulista pelo não uso da máscara durante uma manifestação, dez dias atrás. A equipe da TV Vanguarda mencionou o fato porque o presidente havia retirado a proteção facial ao chegar ao evento e, após a solenidade, ao cumprimentar formandos e posar para fotos.
Nesse momento, Bolsonaro perdeu a compostura: “Olha, eu chego como quiser, onde eu quiser, eu cuido da minha vida”. Foi então que ele retirou repentinamente a própria máscara e declarou:
Mais cedo, o presidente deu um novo piti ao ser questionado sobre sua insistência em não usar máscara de proteção contra a Covid
Autoridades e figuras públicas condenaram o ataque de Jair Bolsonaro a uma repórter da Globo nesta segunda-feira (21). Mais cedo o presidente se irritou ao ser questionado sobre sua insistência em não usar máscara.
No Twitter, o governador de São Paulo, João Doria, considerou o piti de Bolsonaro uma demonstração de seu descontrole.
“Lamentável mais um surto verborrágico do presidente Bolsonaro contra a imprensa. O ato demonstra sua intolerância e descontrole. Minha solidariedade à jornalista agredida e aos profissionais atacados. A liberdade de imprensa é um direito que o atual governo insiste em confrontar.”
O Rio Grande do Norte, líder nacional em energia eólica em terra com mais de 5 gigawatts de potência instalada, acaba de atrair mais um importante investimento para o estado. Trata-se da AES Brasil, uma das maiores companhias privadas do segmento de geração de energia no Brasil, que apresentou, nesta segunda-feira (21), importante projeto voltado para os municípios de Lajes, Angicos, Pedro Avelino e Fernando Pedroza.
Com investimento inicial de R$ 6 bilhões e previsão de iniciar a construção já no segundo semestre, o Complexo Eólico Cajuína vai gerar 900 postos de trabalho durante a fase construção das obras e, após essa etapa, irá contratar equipes de manutenção e operação para atuarem no complexo. A empresa atua há 20 anos no Brasil com investimentos em energia hídrica, solar e consolida a atuação no Rio Grande do Norte com o investimento em energia eólica.
“É inegável a qualidade dos ventos do Rio Grande do Norte para a geração de energia eólica. Nosso estado continua líder nacional em geração de energia limpa. E o mais importante neste momento é manter o compromisso que assumimos desde o início, que é o de promover ambiente acolhedor, favorável para parcerias com empresas privadas”, destacou a governadora Fátima Bezerra, que esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto.
Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR, deflagraram nesta segunda-feira (21), operação na cidade de Parnamirim/RN, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua traficando drogas geralmente em estacionamento de supermercados.
A DEICOR já acompanhava os envolvidos há algum tempo e hoje, ao tomar conhecimento que iriam se reunir em um estacionamento de um supermercado, os policiais foram até o local para realizar a abordagem. Pelo menos 03 veículos estavam no estacionamento, contudo, dois carros saíram e foram interceptados em outro local.
Na hora da abordagem policial, um dos suspeitos efetuou disparos contra as equipes que revidaram. O atirador correu para dentro do supermercado, causando pânico entre os clientes.
Foram presos: JOÃO VICTOR GALDINO SILVA, vulgo “Boy Santa Cruz”, de 21 anos; MÁRCIO JOSÉ LOPES TEIXEIRA, vulgo “Paulista”, natural de São Caetano do Sul/SP, de 33 anos; MIKAEL DIEGO SILVA DA COSTA, vulgo “Boy Gudan”, de 35 anos; MAICON RAINERIO MEDEIROS FEITOSA, vulgo “Maicon Água”, de 24 anos e GEAN THIERRY DA SILVA GREGORIO, vulgo “Boy TH”, de 32 anos. De acordo com a Polícia, todos eles pertencente a uma facção criminosa.
O diretor do Instituto Técnico-Científico de Perícia – ITEP, Marcos Brandão, foi procurado pela reportagem do programa Cidade Alerta, nesta segunda-feira (21), para saber detalhes do caso em que supostamente, o corpo de André Fernandes, teria dado entrada no órgão. Eles disse que houve um erro que será apurado.
Os famliares de André, receberam a informação de que ele teria sido morto e seu corpo estava no ITEP. Segundo seu irmão, Alexandre Fernandes, no contato que tiveram com o órgão, no sábado, dia 19, repassaram um documento de identidade de André e receberam um sinal positivo de que era dele um corpo que estava sob sua custódia. Eles disseram que no domingo, dia 20, pegariam o corpo para ser sepultado, mas, ao chegar, novamente o documento foi checado e a informação é que aquele corpo não era de André.
“O cadaver que estava sendo liberado, não era o que estava sendo procurado pela família. Então, havendo esse erro, a gente vai fazer um procedimento interno de investigação, disse ele.
Acompanhe a entrevista concedida ao programa Cidade Alerta, na 106,7 FM:
A Rede Sustentabilidade ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) um Mandado de Segurança (MS 38005), com pedido de liminar, requerendo que o presidente da República, Jair Bolsonaro, exiba ao Tribunal, no prazo de 10 dias, provas da alegada fraude eleitoral nas eleições presidenciais de 2014 e 2018. O partido argumenta que, como servidor público, o presidente, se tem comprovação de fraudes, tem a obrigação legal (Lei 7.347/1985) de levá-la ao conhecimento do Ministério Público (MP) e de outras autoridades responsáveis pela aferição dos fatos. O relator do mandado de segurança é o ministro Gilmar Mendes.
Em transmissão ao vivo (live) divulgada em redes sociais no dia 17 de junho, Bolsonaro alegou que venceu a eleição de 2018 no primeiro turno e que o hoje deputado federal Aécio Neves (PSDB) ganhou a disputa presidencial de 2014 e que ele teria provas dessa alegação.
Segundo a Rede, não há nenhum indício de fraude nas eleições brasileiras desde que as urnas eletrônicas foram adotadas, e as afirmações públicas do presidente da República a respeito são “de extrema gravidade para a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro”. O partido argumenta que, como agente político da maior envergadura, o presidente não pode guardar para si informação tão relevante e tem “o dever inafastável de oferecer as provas que diz poder apresentar”.
O vereador Lobão Filho sugeriu que a Secretaria de Saúde de Caicó realize um plano de vacinação para os alunos das escolas do município com a chegada do imunizante da Pfizer. Lobão exemplificou o município Betim (MG) que vai vacinar estudantes de 12 a 14 anos de idade e pretende imunizar aproximadamente 19 mil estudantes.
O imunizante da Pfizer tem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado em pessoas a partir de 12 anos de idade. A ideia é evitar que as crianças percam o ano letivo por causa da covid-19. A vacinação dos professores já foi iniciada no município.
“Já perdemos o ano letivo de 2020, e temos que fazer um esforço para recuperar e não perdemos ainda este ano. Por isso, a vacina da Pfizer que chegar no município deve ser direcionada aos estudantes”, disse Lobão.
A criação de um polo gastronômico foi um dos assuntos debatidos no plenário Prefeito Inácio Bezerra da Câmara Municipal de Caicó, na noite desta segunda-feira (21).
A indicação foi do presidente da Casa Legislativa, Ivanildo do Hospital (PSDB) que debateu a importância de Caicó ter o espaço, pois é conhecido nacionalmente por sua culinária.
“A sugestão é solicitar a senadora potiguar Zenaide Maia uma emenda de R$ 400 mil para a criação do espaço que poderá ser instalado no espaço onde funciona hoje a Feira Livre, nas proximidades do Açougue Público. É importante destacar que as atividades devem seguir as normas de planejamento urbano, recreativo, de segurança e de trânsito estabelecidas para o local, ficando assegurado ao comércio da localidade a participação, mediante a análise dos órgãos competentes”, disse Ivanildo.
O Ministério Público do Ceará (MPCE) investiga 220 denúncias contra pessoas que furaram fila da vacinação contra a Covid-19 no Estado. Entre as irregularidades denunciadas ao órgão de janeiro até a última quarta-feira (16), estão pessoas que se passavam por profissionais da saúde ou da educação, pessoas que moravam em uma cidade e se cadastravam para receber a vacina em outro município e falsificação de atestado para vacinação na fase das comorbidades.
Prefeitos, empresários, advogados, cantor e até padre estão entre as pessoas investigadas pelo MPCE em 67 dos 184 municípios do Ceará.
Conforme o promotor de Justiça Eneás Romero, as fraudes ocorreram principalmente na fase dos grupos prioritários. A ação irregular é motivo de preocupação, por causar riscos as pessoas mais vulneráveis que deveriam ter recebido o imunizante primeiro.
*Leia a notícia completa do G1/CE, AQUI
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) concluiu mais um relatório sobre a vacinação contra a covid-19 aqui na Paraíba. Semelhante ao que aconteceu meses atrás, os auditores identificaram várias inconsistências na lista de pessoas imunizadas no Estado.
Entre os ‘achados’ estão 4 casos de CPFs de pessoas já falecidas, 26 menores de idade e 10.688 pessoas vacinadas fora das faixas etárias determinadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), que podem ter recebido as doses em tempo incorreto.
O material será encaminhado ao Ministério Público para que as inconsistências possam ser investigadas.
No primeiro relatório divulgado os auditores já tinham identificado 341 CPFs de pessoas já falecidas, 9 prefeitos e 21 vereadores vacinados. Além disso, foram encontradas na lista de vacinação 19 pessoas com idade inferior a 18 anos.
No dia em que completou cinco anos como técnico da Seleção Brasileira, Tite recebeu uma homenagem do elenco da Canarinho. Durante o jantar deste domingo (20), na Granja Comary, em Teresópolis, os atletas entregaram ao treinador uma camisa comemorativa pela marca especial.
A camisa, um uniforme oficial da Seleção Brasileira com o número 5 e o nome “Tite”, foi entregue ao técnico pelas mãos de Neymar e Thiago Silva, que falaram em nome de todo o elenco e o parabenizaram. Após um breve agradecimento, Tite foi efusivamente aplaudido por todos os presentes e pousou para uma foto com os jogadores.
Tite foi anunciado como técnico da Seleção Brasileira no dia 20 de junho de 2016. De lá para cá, foram 56 jogos, com 42 vitórias, 10 empates e apenas quatro derrotas, o que dá um aproveitamento de 81% dos pontos disputados.
Na Granja Comary, Tite segue seu trabalho com a Seleção Brasileira em busca do título da CONMEBOL Copa América 2021. Na próxima quarta-feira (23), o Brasil enfrenta a Colômbia, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje (21), em Brasília, que um avião com 1,5 milhão de doses da vacina contra covid-19, da farmacêutica Janssen, deve chegar ao Brasil às 6h45 de amanhã (22), no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
O anúncio foi feito após uma previsão inicial, de receber 3 milhões de doses até 15 de junho, não ter sido confirmada. De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen, que não teria explicado os motivos.
Queiroga afirmou que a vacina da Janssen “é muito útil” por ser de dose única, proporcionando uma vacinação “mais rápida” da população. Ele não detalhou se as doses da vacina da Janssen serão direcionadas a algum grupo específico.
As declarações foram dadas durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, no Senado. O ministro voltou a afirmar que o governo planeja a vacinação – com ao menos uma dose – de 70% dos adultos até setembro, e a imunização completa de todas as pessoas acima de 18 anos até dezembro.
A vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte ganhou mais um reforço neste domingo (20). O Governo do Estado, por meio da secretaria estadual da Saúde Pública (Sesap), recebeu, no fim da manhã, uma carga de 112 mil imunizantes da Astrazeneca/Fiocruz.
As doses serão destinadas a fechar esquema vacinal dos potiguares. São idosos e membros das forças de segurança pública que tomaram a primeira dose há cerca de três meses e agora terão o reforço garantido.
A distribuição das vacinas pela Sesap será articulada de acordo com a demanda, como ficou acertado entre as gestões estadual e municipal, garantindo a guarda das doses e a imunização completa dos potiguares dentro do tempo correto.
O RN está se aproximando da marca de 1 milhão de pessoas que receberam ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. Até o fim da manhã deste domingo, 991.369 potiguares foram alcançados pela vacinação, sendo 396.441 totalmente imunizados.
As inscrições estão abertas e o prazo vai até 19 de julho para os pesquisadores que quiserem submeter trabalhos para serem apresentados durante o 1º Fórum de Turismo Religioso do Seridó. Os trabalhos aprovados serão publicados em um Livro de Resumos, após o Fórum.
As submissões são feitas pelo site doity.com.br/forumturismoreligioso/artigos. Os trabalhos podem ser direcionados a quatro temáticas: Cultura, Sociedade e Religiosidade (GT1); Festas, Celebrações e Brincantes (GT2); Hospitalidade e Turismo (GT3); e Economia Criativa (GT4).
Será permitida a submissão de até três propostas por autor e cada trabalho pode contar com, no máximo, quatro autores (1 autor + 3 coautores). As apresentações dos trabalhos aprovados acontecerão no dia 27 de julho.
O 1º Fórum de Turismo Religioso do Seridó acontecerá durante a programação da Festa de Sant’Ana de Caicó 2021, de forma virtual, e é uma realização da ADESE, Diocese de Caicó e Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS-UFRN).
Ambrósio Silva Córdula é seridoense natural de Cruzeta, mas que reside desde a infância em Acari, onde está localizado seu ateliê de artes sacras. Sua habilidade artística é esculpir em madeira, precisamente na umburana. As obras do santeiro saem do Seridó e ganham todo o Brasil e países europeus. Até o Papa Francisco já foi presenteado com sua arte barroca, uma escultura em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
O santeiro está produzindo uma imagem de Sant’Ana Mestra feita em madeira, medindo 35 cm, que virá acompanhada de um oratório e será sorteada no dia 01 de agosto, encerramento da Festa de Sant’Ana de Caicó. O bilhete para concorrer ao sorteio custa R$ 10,00 e é comercializado por membros da Paróquia de Sant’Ana.