O governo está finalizando um programa voluntário para incentivar a redução do consumo de energia por indústrias, anunciou há pouco o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, ele pediu que a população reduza o consumo de água e de eletricidade para enfrentar a crise hídrica que ameaça os reservatórios brasileiros, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste.
“Em parceria com a indústria, estamos finalizando o desenho de um programa voluntário que incentiva as empresas a deslocarem o consumo dos horários de maior demanda de energia para os horários de menor demanda, sem afetar a sua produção e o crescimento econômico do país”, disse o ministro.
Apesar da indústria, Bento Albuquerque anunciou que as redes sociais do Ministério de Minas e Energia compartilhará orientações sobre a melhor maneira de poupar água e energia elétrica. Segundo ele, será necessário o engajamento de todos os setores da sociedade para evitar a escassez de energia e diminuir o custo da energia gerada.
“Essas medidas são essenciais, mas para aumentar nossa segurança energética, é fundamental que, além dos setores do comércio, de serviços e da indústria, a sociedade brasileira, todo cidadão-consumidor, participe desse esforço, evitando desperdícios no consumo de energia elétrica”, ressaltou.
A morte do fugitivo Lázaro Barbosa, na manhã de hoje (28), não põe fim ao trabalho da Polícia Civil de Goiás, que, a partir de agora, centrará esforços para esclarecer se o acusado de ter cometido múltiplos assassinatos recebeu ajuda para escapar ao cerco dos agentes de segurança por 20 dias.
“As investigações não acabam aqui. Ainda temos algumas pessoas para investigar e prender”, disse a jornalistas o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda. Segundo ele, a Polícia Civil já está investigando a suspeita de que Lázaro agia como matador de aluguel e contou com o auxílio de pessoas que não queriam que ele fosse preso.
O principal alvo da apuração da suposta ligação de Lázaro com matadores é, de acordo com Miranda, o dono de uma chácara onde o fugitivo chegou a se esconder e obter alimentos, Elmi Caetano Evangelista, preso na última quinta-feira (24).
A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Caicó é parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR no projeto de Assistência Técnica para as Agroindústrias Artesanais. O objetivo é oferecer assistência técnica e gerencial gratuita pelo período de 2 anos.
De acordo com o secretário Lucas Dutra, em Caicó, o foco são os donos de queijeiras que estejam interessados em legalizar seus negócios. O prazo para inscrição acaba na quarta-feira (30).
Podem ser beneficiadas com o projeto, pessoas que já tenham estrutura física funcionando e produzindo queijo; aqueles que trabalham com a produção de até 2 mil litros de leite e os que tenham a produção de queijo completamente artesanal.
“O produtor só terá custo com a regularização de seu negócio. As pessoas que se interessarem, irão fazer um cadastro, uma pré-inscrição e todos receberão uma visita dos técnicos do Senar para que seja analisada a possibilidade de ingresso no projeto, dando certo, no mês seguinte já recebe as visitas técnicas”, disse Lucas Dutra.
Em entrevista nesta segunda-feira (28), ao radialista Marcos Dantas, no programa Panorama 95, da 95 FM de Caicó, o Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Governo do Estado, João Maria Cavalcanti, mais uma vez, desmentiu os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) a cerca das declarações de ambos sobre o suposto desvio de recursos do convênio da obra da Barragem de Oiticica, da ordem de 20 milhões de reais, para pagar salários em atraso dos servidores.
“É um equivoco muito grande e proposital. O ministro Rogério Marinho está cometendo esse equivoco toda vez que vem ao Rio Grande do Norte e agora, tá mandando o colega dele, o ministro Fábio Faria fazer o mesmo“, disse.
O secretário disse que “os recursos foram bloqueados em decisão judicial, segundo ele, por causa da ineficiência do pai do ministro Fábio Faria, Robinson Faria, enquanto governador do estado, na gestão passada“. Ele continuou afirmando que “já disse isso dezenas de vezes e o ministro sabe, só que comete o equivoco proposital. A governadora do estado não retirou recursos de convênio algum, até porque, não pode fazê-lo. Ele faz isso para enganar, certamente, a população“, afirma.
Diante da decisão judicial, a Procuradoria Geral do Estado recorreu ao Supremo Tribunal Federal que deu ganho causa ao Governo do Estado, mesmo já sendo tarde. Mesmo assim, segundo João Maria Cavalcanti, o Governo do Estado, já tem um plano para devolução dos recursos.
Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR, em conjunto com as equipes do Centro de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil de Sergipe – COPE e do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Civil de Alagoas – DEIC, após meses de investigação, conseguiram prender, na última sexta-feira (24), um dos maiores narcotraficantes do PCC no Nordeste.
SAMUEL JÁCOME DE OLIVEIRA, de 40 anos de idade, foi preso no momento em que saia de um restaurante de alto padrão, na orla de Aracajú, em Sergipe, acompanhado de alguns amigos. Contra SAMUEL, existe um mandado de prisão em aberto, por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
A DEICOR já vinha investigando SAMUEL e seus irmãos (Francisco Deus Amor Jácome de Oliveira, Leidjan Jácome de Oliveira e José Romeu Jácome de Oliveira), por tráfico de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa. Eles são integrantes do PCC e figuram entre os maiores fornecedores de drogas e armas do Nordeste.
O nome dos quatro irmãos estão na lista dos procurados pela Interpol.
Os três homens mortos em um confronto, no domingo (27), com policiais da Paraíba faziam parte de uma quadrilha especializada em roubo a bancos e carro-forte. Somente em 2013, de acordo com o delegado Vitor Melo, da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), foram três agências bancárias alvo dos criminosos em João Pessoa. A Polícia Civil trabalha na investigação da participação de mais integrantes da quadrilha.
Em uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (28), o delegado informou que a investigação começou no início deste ano e contou com o apoio das polícias Militar, Rodoviária Federal, Civil e Sistema Prisional. A quadrilha tinha como alvo as agências bancárias, carros-fortes e casas lotéricas. O delegado informou que da atuação dos criminosos é em João Pessoa, Campina Grande e no SErtão paraibano.
“Foi identificada uma casa que eles alugaram no bairro do Valentina. Essa casa era usada para guardar os veículos que seriam usados na ação criminosa. Então, por volta das 8h da manhã, uma equipe estava de campana nesta rua quando visualizou os criminosos que chegaram nesse veículo Gol de cor branca para buscar um veículo sandero de cor vermelha que estava na garagem. De lá partiram para a região de Campina Grande”, comentou, como o ClickPB apurou.
Com isso, a polícia acompanhou o trajeto dos criminosos até Campina Grande. No entanto, não contavam com uma blitz no município de Boa Vista. Nesse momento, os assaltantes colocaram o carro para cima dos policiais da blitz e fugiram. Os criminosos fugiram para um matagal, 11h às 16h, e fez um agricultor de refém. Montou-se uma força-tarefa e quando os criminosos chegavam em Campina Grande houve perseguição, troca de tiros e os três saíram baleados.
Até a noite desta segunda-feira (28), continua um mistério o suposto assassinato do caicoense, Ítalo da Costa Medeiros, de 22 anos, conhecido como “Tapioca”. O crime teria ocorrido em Natal, na manhã do sábado (26).
Os informes que chegaram ao Blog Sidney Silva dão conta que ele estava em uma pousada com a namorada desde quinta-feira (24) e na manhã do sábado disse a ela tinha que ir a zona norte e que voltaria até o meio dia, quando se encerraria o período de permanência no local. O seu retorno não aconteceu. A namorada esperou até às 17hs e deixou o lugar. Segundo a fonte que nos passou as informações, a pousada foi paga em tempo.
Entre a tarde e a noite do sábado, circularam nas redes sociais, principalmente, nos grupos de WhatsApp, uma foto dele morto. A fonte confirma ao Blog Sidney Silva que realmente era ele.
Os familiares registraram ocorrência na Polícia Civil e já fizeram buscas no ITEP, mas, não conseguiram localizar o corpo de Ítalo da Costa Medeiros.
Após 20 dias de buscas, Lázaro Barbosa de Sousa, suspeito de matar uma família no Distrito Federal e de outros crimes também em Goiás, foi preso na manhã de hoje. A informação foi dada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da prisão de Lázaro.
“Acabo de receber a informação de todas as forças de segurança que estão ali na região de Cocalzinho que o Lázaro foi preso. Cumprimentar a todos aqueles que estão ali há vários dias trocando informações e chegando a esse resultado final, a prisão do Lázaro”, disse Caiado em um vídeo ao noticiar a prisão.
Na manhã de hoje, a ex-companheira do fugitivo foi levada à polícia após denúncias de moradores de que ele havia sido visto na mata, próximo à casa dela na noite de ontem.
As buscas por Lázaro começaram no dia 9 de junho, após o crime em Ceilândia (DF). Ele fugiu se escondendo na mata e passou por várias fazendas na cidade de Cocalzinho de Goiás (GO). Durante as buscas, o fugitivo trocou tiros com policiais e fez outra família refém na cidade.
Graças a gols de Léo Matos e Cano, o Vasco derrotou o Brusque por 2 a 1, na noite deste domingo (27) no estádio de São Januário, e assumiu a 6ª posição da Série B do Campeonato Brasileiro com os mesmos 10 pontos. Após o revés, o Quadricolor ficou na 7ª posição com a mesma pontuação.
Após um primeiro tempo sem gols, o Cruzmaltino abriu o placar aos 17 minutos, quando Morato cruzou rasteiro para Germán Cano, que bateu de primeira para abrir o placar.
Os visitantes partiram então em busca do empate, e o alcançam aos 34 minutos, quando o artilheiro Edu aproveitou cruzamento de Toty com um toque de coxa esquerda.
Porém, a noite era mesmo do Vasco, que conseguiu garantir a vitória aos 42 minutos, quando o lateral Léo Matos superou o goleiro Jefferson Paulino após receber passe de Leandro Castan. Na próxima rodada, o Cruzmaltino mede forças com o Goiás na quarta-feira (30), já o Brusque recebe o Brasil de Pelotas no mesmo dia.
Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 8 recebem hoje (28) a terceira parcela do auxílio emergencial 2021. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.
Na quarta-feira (30), a Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da terceira parcela para os participantes do Bolsa Família. O recebimento dos recursos segue o calendário regular do programa social, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A terceira parcela começou a ser depositada no último dia 17, conforme o dígito final do NIS.