No dia em que Baía Formosa celebrava os 144 anos de resistência de seu povo à tentativa de invasão da então vila de pescadores pelo fazendeiro João de Cunhaú, a governadora Fátima Bezerra visitou o município e anunciou a construção de um monumento em homenagem ao surfista Ítalo Ferreira, medalhista de ouro na Olimpíada de Tóquio.
A escultura, de cinco metros de altura, idealizada pelo escultor Guaracy Gabriel, será erguida na Praia do Pontal, local onde Ítalo surfou as primeiras ondas numa prancha de madeira.
“Em nome do povo potiguar, estamos aqui para anunciar a homenagem ao menino de origem pobre, nascido neste chão, pela história de vida, de trajetória de superação. Esta escultura vai eternizar o feito extraordinário, do primeiro ouro olímpico no surfe”, disse a governadora, que estava acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, e dos secretários Ana Maria Costa (Turismo) e Coronel Francisco Araújo (Segurança) e da prefeita de Baía Formosa, Camila Veras de Melo.
“Esta escultura é uma devolução da emoção que Ítalo nos proporcionou. Ela representa um pouquinho da luta, da vitória de um campeão. O feito de Ítalo foi enorme”, disse o artista plástico Guaracy, ao mostrar uma réplica em miniatura no local onde a escultura será erguida.