Os governadores do Nordeste aprovaram nota em que conclamam a sociedade e as instituições à defesa da legalidade e da paz. Documento foi elaborado durante Assembleia ordinária do Consórcio Nordeste, realizada na manhã desta quarta-feira (25), no Centro de Convenções de Natal com a participação de representantes de 7 Estados da região.
Ao analisar o cenário político e econômico do país, os governadores concordaram que “somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza que crescem nos lares das famílias da nossa nação”.
Em nota oficial, os governadores declaram: “reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição. Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil.”
Os governadores também discutiram a opção de compra por parte das companhias estaduais de gás das ações da Gaspetro, que está em processo de venda pela Petrobras e pelo Governo Federal, a compra de energias renováveis para consumo dos órgãos dos estados e a implantação de rede de fibra ótica integrando todos os municípios dos nove estados. “Esta Assembleia é muito importante também como voz de autonomia e soberania na defesa da democracia e combate às desigualdades”, afirmou a governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra.
O presidente do Consórcio Nordeste, governador do Piauí, Wellington Dias destacou a importância de os estados manterem as companhias de gás como fator de impulso ao desenvolvimento, assim como de consumirem energia limpa e estarem dotados de uma rede de fibra ótica com capacidade acima 10 gigabytes para todos os Estados.
Governador do Maranhão, Flávio Dino defendeu a necessidade de posições claras diante das medidas que estão prejudicando a economia brasileira e das ameaças à democracia. “Até para não sermos coniventes com essa barbárie. Nossa carta é em defesa da legalidade e da paz. O silêncio seria a pior opção neste momento. Estamos defendendo a democracia e assegurando os direitos das pessoas.”
“Temos uma reunião administrativa do Consórcio Nordeste, mas não podemos fugir de discutir e tomar posição diante da propagação maciça de fake news nas redes sociais sem qualquer relevância para o país. Estamos vivendo o maior ataque à democracia nos últimos quarenta anos. Devemos reafirmar posição em defesa da soberania nacional, combater fake news, inclusive sobre os preços dos combustíveis. A Petrobras teve lucro de R$ 92 bilhões no primeiro trimestre. O que aumenta os preços dos combustíveis não é imposto, que não aumenta há dez anos. O atrelamento ao dólar é o que aumenta os preços dos combustíveis. Temos que empunhar a bandeira da verdade. E temos ameaça de um levante em 7 de setembro. A democracia brasileira está sofrendo um ataque, por isso este fórum deve se posicionar”, defendeu Renan Filho, governador de Alagoas.
Além dos já citados, também participaram da Assembleia do Consórcio Nordeste, os governadores João Azevedo (Paraíba) e Renan Filho (Alagoas); as vice-governadoras Luciana Santos (Pernambuco) e Eliane Aquino (Sergipe).