A Organização Mundial da Saúde (OMS) selecionou hoje (21) o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como centro para desenvolvimento e produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro na América Latina.
As vacinas de RNA mensageiro são um novo tipo de imunizante em estudo para proteger pessoas de doenças infecciosas. Segundo informou a Fiocruz, a escolha de Bio-Manguinhos ocorreu em função dos “promissores avanços no desenvolvimento tecnológico de uma vacina de mRNA contra a covid-19, atualmente em estágio pré-clínico”. A iniciativa contou com recursos do Ministério da Saúde e de emendas parlamentares.
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, avaliou que essa tecnologia vem se somar à plataforma de adenovírus, utilizada na vacina Fiocruz/AstraZeneca para a covid-19. Para ela, o desenvolvimento de uma vacina da Fiocruz de mRNA é um passo fundamental para que o Brasil detenha o domínio tecnológico de duas plataformas essenciais para o avanço no desenvolvimento de imunobiológicos.
Agência Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que está em Nova York em comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), testou positivo para Covid-19 e vai ficar em quarentena por 14 dias, em isolamento, e por enquanto não volta para o Brasil.
O ministro participou da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas nesta terça-feira (21) e informou que fez uso da máscara durante o evento. Além disso, Marcelo Queiroga afirmou que está bem.
Após a confirmação do caso, existe uma decisão da diplomacia brasileira de suspender a presença de todos os diplomatas brasileiros de todas as reuniões da ONU até sexta-feira (24).
Com informações da CNN Brasil
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, confirmou na tarde desta terça-feira (21), que, pela primeira vez, desde o início da pandemia em 2020, o estado não registra óbitos pela Covid-19, em um espaço de 72 horas.
As medidas de enfrentamento ao coronavírus adotadas pelo Governo do RN, e pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), atreladas à ampla campanha estadual de vacinação, mostram que o RN está no rumo certo no combate à pandemia.
*Os dados são extraídos dos boletins epidemiológicos emitidos pela Sesap.
Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR, em ação integrada com a DENARC, PRF E Ministério Público Estadual, cumpriram 03 mandados de prisão e 07 de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (21), nas cidades de Natal, Macaíba e Tibau do Sul (praia de Pipa).
Os alvos da operação, foram: ELIXELI MARTINS DE MELO, vulgo “Elixeli”, CLÁUDIO PEREIRA DE SOUZA, vulgo “Kall de Pipa”, e THIAGO FELIPE RODRIGUES PEREIRA, vulgo “Thiago Cabeção”. Outras duas pessoas foram autuadas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.
O grupo, já estava sendo investigado pela DEICOR e DENARC. De acordo com os delegados, eles praticam assaltos e ultimamente, estavam traficando drogas.
O ELIXELI, já foi preso pela DEICOR, por roubos a bancos, enquanto que “Thiago Cabeção” foi condenado por um crime que chocou o RN em 2009, a morte da estudante Maria Luíza, adolescente de 15 anos.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui nesta terça-feira (21) um novo lote de vacinas contra a Covid-19. Com o apoio logístico das forças de segurança, a gestão estadual está entregando aos municípios 194.990 doses de imunizantes.
Neste lote segue mais uma parte para o reforço na imunização de idosos e, pela primeira vez, dos imunossuprimidos. São pouco mais de 24 mil doses da Pfizer, sendo 15.846 para os idosos acima dos 70 anos e 8.196 voltadas aos imunossuprimidos. Outras 89.688 doses do mesmo laboratório estão sendo destinadas para completar o esquema vacinal da população em geral.
O restante do lote conta com 41.150 Coronavac/Butantan e 40.110 AstraZeneca/Fiocruz, todas para segunda dose, incluindo, no caso da AstraZeneca, grupos como os trabalhadores do setor industrial, do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e dos Correios, assim como o restante da população que tomou este imunizante.
A plataforma RN+ Vacina registrava, até o início desta tarde, 3.579.211 doses aplicadas no estado. São pouco mais de 2,27 milhões de pessoas que receberam pelo menos a primeira dose e 1,3 milhão que completaram o esquema de imunização ou tomaram a dose única, apontando, respectivamente, para coberturas de 85% e 48% do público estimado.
Apesar de, através de decreto, o dia do radialista ter sido mudado para 07 de novembro, os profissionais do meio continuam comemorando seu dia hoje, 21 de setembro, bem próximo ao dia do rádio, 25 de setembro.
Como se diz: “todo dia é dia do rádio”, o companheiro de todas as horas, 24 horas do dia, os 7 dias da semana, 365 dias do ano.
E quem é o radialista? Radialista não são apenas locutores, talvez estes por colocarem na “vitrine” do rádio a sua voz são os mais conhecidos. Radialistas são muitos: os técnicos que com todo o cuidado e “ouvido afinado” editam, tratam e operam o som; jornalistas e repórteres na apuração das notícias; redatores e comentaristas que dão o tom ao radiojornalismo; vendedores, roteiristas de intervalo comercial que cuidam e valorizam muito os anunciantes; programadores que sempre estão atualizados no mundo da música; também radialistas que atuam em departamentos considerados burocráticos como o faturamento, os recursos humanos, a cobrança, a direção, a manutenção e limpeza, a recepção, o atendimento ao telefone, ao público e ao ouvinte.
Durante muito tempo o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão, e o Dia do Radialista foram comemorados juntamente, em 21 de setembro. Nos anos 80, quando da realização do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado o dia da radiodifusão.
Vinte governadores divulgaram nota na qual afirmam que o aumento do preço da gasolina é um “problema nacional” e não das unidades da federação.
A carta é uma resposta às acusações do presidente Jair Bolsonaro, que culpa os estados pelo aumento do preço do combustível.
Na carta, os governadores afirmam que, embora o preço do combustível tenha registrado aumento superior a 40% nos últimos 12 meses, nenhum estado aumentou nesse período o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um dos tributos que incidem sobre a gasolina.
“Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, escreveram os governadores, entre os quais aliados de Bolsonaro como Claudio Castro (Rio de Janeiro), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás).
Na madrugada desta terça-feira (21), um homem identificado como Maycon David Fernandes da Costa, morreu em confronto com a Polícia Militar da cidade de Assu (RN).
As informações indicam que uma denúncia anônima da prática de crime de tráfico de drogas, levou os policiais ao Bairro Feliz Assu, precisamente no Bar de Jéssica. Ao chegar, os policiais foram recebidos à tiros. Houve o revide, momento em que o Maycon foi baleado. Ele ainda foi socorrido para uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, mas, não resistiu aos ferimentos e morreu.
Na ação, os policiais conseguiram apreender, drogas e um revólver de calibre 38, com três munições intactas e três deflagradas.
Fonte: Blog do Focoelho
Palmeiras e Atlético-MG começam a decidir, nesta terça-feira (21), quem estará na decisão da Libertadores da América. O primeiro duelo dos brasileiros pela vaga será no Allianz Parque, em São Paulo, a partir das 21h30 (horário de Brasília).
Atual campeão da Libertadores, o Verdão, que é comandado pelo técnico Abel Ferreira, vem de vitória por 2 a 0 sobre a Chapecoense no Campeonato Brasileiro, onde ocupa a vice-liderança da competição com 38 pontos: “Para mim o Palmeiras significa um clube único, para mim o Palmeiras significa pressão para ganhar, para mim o Palmeiras significa que não joga só por você, mas por uma legião. E significa que todos os dias temos que provar que merecemos representar esta instituição”.
Líder do Brasileirão, com 45 pontos, o Atlético-MG aposta na força do artilheiro Hulk, que já marcou sete gols nesta edição da Libertadores, mas que não esconde a ansiedade com a proximidade de uma partida tão decisiva: “Por mais que tenha experiência, de ter jogado grandes jogos, Copa do Mundo, Liga dos Campeões da Europa, Liga dos Campeões da Ásia, e agora Libertadores, quando chega um jogo como este sempre tem aquele friozinho na barriga, uma ansiedade de o árbitro dar o apito inicial e começar”.
Para chegar a esta semifinal, o Palmeiras foi líder do Grupo A com 15 pontos e eliminou Universidad Católica (Chile), nas oitavas de final, e São Paulo, nas quartas. Já o Galo terminou como líder do Grupo H com 16 pontos e eliminou Boca Juniors (Argentina), nas oitavas, e River Plate (Argentina), nas quartas.
A pandemia de covid-19 pode ter feito com que mais de 1 milhão de cirurgias eletivas e emergenciais tenham deixado de ser feitas no Brasil em 2020. A estimativa consta de um artigo do Programa de Cirurgia Global e Mudança Social da Harvard Medical School, publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas.
O levantamento usou dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, sobre o número de cirurgias feitas no país no período de 2016 a 2020. Por meio de um modelo estatístico, a pesquisa estimou o volume cirúrgico esperado para o período de pandemia, entre março e dezembro do ano passado.
Ao comparar o número esperado com os dados reais fornecidos pelos estados, verificou-se um acúmulo de mais de 1,1 milhão de cirurgias, a maioria delas (928.758) eletivas, aquelas que não são consideradas de urgência.
Segundo o professor Rodrigo Vaz Ferreira, da Universidade do Estado do Amazonas, um dos coautores do estudo, o resultado é similar ao de outros países com grande volume de intervenções cirúrgicas. “Por um lado, essa redução se explica pela priorização de procedimentos mais urgentes, realocação de recursos e manejo dos profissionais de saúde durante a pandemia”, destaca Ferreira, que faz pós-graduação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisas Datafolha registrou o impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental das pessoas. De cada 10 indivíduos, pelo menos quatro relataram problemas psicológicos como ansiedade ou depressão desde o início da crise do coronavírus.
Aqueles que tiveram o diagnóstico confirmado representam 28%. E ainda 46% relataram que um parente ou amigo foram atingidos por algum sintoma no período.
Os dados também mostram que as mulheres são mais atingidas que os homens, representando 53%. Já quando o corte é por faixa etária, os jovens entre 16 e 21 anos são os que mais sofrem, sendo 56%.
A pesquisa foi realizada em agosto, com mais de duas mil pessoas em cinco macrorregiões brasileiras. O estudo foi encomendado por uma empresa farmacêutica em parceria com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata).
Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em janeiro recebem, hoje (21), a sexta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal.
O calendário é organizado em ciclos de crédito em conta e de saque em espécie, de acordo com o mês de nascimento. Quem recebe nesta terça-feira poderá retirar o dinheiro a partir de 4 de outubro nas agências da Caixa, lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.
Por enquanto, os recursos podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas lotéricas, fazer compras pela internet e pelas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, com o cartão de débito virtual e QR Code.