O Diário Oficial do Estado, edição deste sábado, dia 16 de outubro, trouxe a criação do 13º Batalhão da Polícia Militar, na cidade de Currais Novos (RN) e toda a sua estrutura. O batalhão substitui a 3ª CIPM, que fica extinta.
A solenidade de instalação da unidade militar vai acontecer na tarde de terça-feira (19), com a presença da governadora Fátima Bezerra, do Secretário da SESED, Coronel Francisco Araújo, o comandante-geral da PM no RN, Coronel Alarico Azevedo.
A área de atuação do 13º BPM compreende os municípios de Currais Novos, Acari, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Equador, Florânia, Lagoa Nova, Parelhas, Santana do Seridó, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz.
Compete ao 13º BPM:
- Atuar de maneira preventiva, como força de dissuasão, em locais de área específica onde se presuma ser possível a perturbação da ordem.
- Atuar de maneira repressiva em caso de perturbação da ordem.
- Cooperar com as atividades das demais unidades operacionais da Polícia Militar e com outros órgãos nas ações de prevenção e repressão da criminalidade.
Em sua estrutura, o Batalhão tem as seguintes unidades subordinadas:
- 1ª Companhia de Polícia Militar (CPM) com sede em Currais Novos/RN;
- 2ª Companhia de Polícia Militar (CPM) com sede em Parelhas/RN;
- 3ª Companhia de Polícia Militar (CPM) com sede em Lagoa Nova/RN;
Para fins de articulação, desdobramento e emprego operacional, o 13º BPM fica subordinado ao Comando de Policiamento Regional II, com sede em Caicó.