Categorias
Pesquisar
Banner GOV Dezembro

Fortaleza é uma das sete capitais brasileiras com capacidade de operar tecnologia 5G de internet, conforme a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade do país. Boa Vista, Brasília, Curitiba, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho são as outras capitais aptas à operação.

Os principais pontos que colocam a capital cearense neste grupo são: governança digital e a legislação do município. Fortaleza está apta para instalação de infraestrutura e antenas receptoras da nova geração de rede móvel.

O maior leilão de tecnologia do Brasil, que iniciou nesta quinta-feira (4), autoriza a exploração da frequência da internet 5G no país. A empresa cearense Brisanet, provedora de internet, arrematou dois lotes no leilão e conquistou o direito de operar no Nordeste e no Centro-Oeste. Os lotes nacionais foram arrematados pelas operadoras Claro, Vivo e Tim.

Legislação de Fortaleza

Um dos pontos que contribuem para o funcionamento do 5G em Fortaleza é a Lei Complementar nº 230, de 2017, que revogou legislação ultrapassada, de 2004, e já foi construída com alta aderência à Lei Geral de Antenas, legislação federal de 2015.

Outro fator é a governança digital que a capital cearense possui, oferecendo um sistema de Licenciamento Digital que pode ser feito de forma 100% virtualizada.

G1/CE

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp