Diversos cidadãos da região do Seridó têm sido vitimas de golpes e extorsão, onde bandidos coletam fotos das vítimas pelas redes sociais e proferem todo tipo de ameaça em diálogos mantidos pelo Whatsapp, exigindo dinheiro mediante depósitos bancários e PIX.
Um dos números que os criminosos tem utilizado é o (84) 9184-6655. Outros números, inclusive com DDD 81, também foram usados.
O delegado municipal, Leonardo Germano, esclarece que essa ação trata-se de um golpe, o qual está sendo devidamente investigado. “O cotejamento dos dados denota que os criminosos conseguem informações das vítimas na internet, redes sociais, geralmente comerciantes ou pessoas que já tiveram algum tipo de comércio”, disse.
Orienta-se a população para não manter diálogo com esses criminosos, muito menos que se realize qualquer tipo de depósito, recomendando-se procurar a Delegacia de Polícia mais próxima imediatamente, para registro do Boletim de Ocorrência.
O Diário Oficial do Estado, edição deste sábado (04), também trouxe mudanças no Comando de Policia Rodoviária Estadual – CPRE. Entre as modificações, está a transformação do 3º DPRE de Caicó em 3ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (3ª CIPRv). A cidade ainda terá dois pelotões de trânsito, o 1º e o 3º. Em Currais Novos, será instalado o 2º PEL PRv.
A área de atuação dos policiais da CIPRv com sede em Caicó, terá os seguintes municípios: Caicó, Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Rafael, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.
Com a incorporação das cidades de São João do Sabugi e Ipueira, à área de atuação do 6º BPM de Caicó, a 5ª CIPM, com sede em Jardim de Piranhas, terá os municípios de Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e São Fernando, sob sua responsabilidade.
Geograficamente falando, realmente, São João e Ipueira, ficavam mais próximas de Caicó do que de Jardim, o que acabava dificultando o trabalho.
O Diário Oficial do Estado, deste sábado (04), trouxe uma reestruturação na Polícia Militar do RN. Na área do 6º BPM, com sede em Caicó, mais duas cidades foram incorporadas, são elas, São João do Sabugi e Ipueira, que antes pertenciam a 5ª CIPM de Jardim de Piranhas.
Com isso, a área do 6º BPM, agora, é composta por Caicó, Cruzeta, Ipueira, Jardim do Seridó, Jucurutu, Ouro Branco, São João do Sabugi e São José do Seridó.
Na sede em Caicó, funciona a 1ª Companhia de Polícia Militar – CPM; Em Jardim do Seridó, a 2ª CPM e em Jucurutu, a 3ª CPM.
Fonte: Portal Grande Ponto
O Rio Grande do Norte foi destaque em um dos principais jornais do mundo nesta sexta-feira (3). O motivo, no entanto, gera mais preocupação do que alegria. A capa do The New York Times trouxe a foto de uma olaria em Parelhas, no Seridó potiguar, como exemplificação do que foi classificado como transformação em câmara lenta de um “Nordeste fértil” em deserto. A notícia ganhou repercussão na Tribuna do Norte.
Município vizinho, Carnaúba dos Dantas também foi citado. Na reportagem, um correspondente pôde presenciar, nas duas cidades, um processo de desertificação que se agrava em todo o planeta. “É um desastre natural”, afirmou. As mudanças climáticas e necessidades econômicas da região, centro nacional para produção de telhas através das cerâmicas, contribuiriam com agravamento da processo de desertificação.
A reportagem mergulhou na história da produção do insumo na região e explica que o processo de fabricação, utilizando água, madeira e argila, todas matérias-primas escassas, contribui para o processo. Em agosto, o último grande relatório das Nações Unidas sobre a mudança climática disse que o Nordeste do Brasil enfrenta o aumento das temperaturas, um declínio acentuado nas águas subterrâneas e secas mais frequentes e intensas. Imagens de satélite e testes de campo mostram que 13% das terras já perderam sua fertilidade, enquanto quase o resto da região está em risco.
O Forró do Manhoso será a pedida deste sábado (04), em Caicó. Na sua 19ª edição, o evento acontece no sítio manhoso, zona rural de Caicó, na BR 427, sentido Jardim do Seridó.
Considerado a maior Festa Rural do Planeta, o evento seguirá todos os critérios de higiene sanitária, exigindo inclusive o passaporte de vacinação na entrada do evento.
Para entrar no evento você pode doar alimentos não perecíveis ou ração animal (cachorro/gato).
Dentro do evento estará montado o Lounge Caranguejo, com shows e banheiros e bar exclusivos. Toda a área estará ornamentada e ainda contará com setor de alimentação, além de uma visão privilegiada para palco. As senhas do Lounge Caranguejo estão sendo vendidas no www.outgo.com.br/forrodomanhoso, apenas 500 ingressos.
O Rio Grande do Norte tem avançado na produção de cachaças artesanais e essa produção tem ganhado destaque nacional e internacional, com diversas premiações para os alambiques potiguares.
Por muitos anos, a cachaça foi considerada um líquido marginal, porém, nas últimas duas décadas, beber a mais brasileira das bebidas ganha ares de charme e sofisticação.
No vizinho estado da Paraíba é possível ver vários municípios promovendo eventos temáticos e visitações e hospedagens nos alambiques, o que fortalece não só a comercialização do produto artesanal, mas movimenta o turismo cultural nas localidades.
O caicoense José da Paz Dantas (Paizito), durante seus estudos no mestrado em Turismo (PPGTUR – UFRN), dedicou-se ao tema, que resultou na dissertação “Um brinde a cachaça: O patrimônio histórico cultural e seus usos turísticos nos alambiques do Rio Grande do Norte”. E a partir da agência Acauã Turismo desenvolveu a Rota da Cachaça Potiguar, que já conta com a comercialização de pacotes de viagens.