A vacina da Pfizer aplicada em três doses é capaz de neutralizar a variante Ômicron do novo coronavírus. Estudo mostra que uma terceira dose do imunizante aumenta os títulos de anticorpos em 25 vezes em comparação com apenas duas doses.
Em relação ao esquema de duas doses, há uma redução nos títulos de anticorpos contra a variante Ômicron – mas a vacina ainda é capaz de proteger contra o desenvolvimento de doença grave. Segundo a Pfizer, a manutenção da proteção acontece por que a proteína Spike (utilizada pelo vírus para invadir as células humanas) ainda pode ser reconhecida pelas células de defesa, mesmo na presença de mutações da variante Ômicron.
Os anticorpos após a dose de reforço são comparáveis aos níveis de anticorpos após duas doses da vacina diante do vírus original, que estão associados a altos níveis de proteção.
CNN Brasil
O Secretário municipal de Educação em Caicó (RN), Sérgio André de Araújo, concedeu entrevista na terça-feira (07), no programa Cidade Alerta, da 102,7 FM, onde falou sobre o início das matriculas na rede de ensino para crianças com necessidades educacionais especiais. O período vai de 07 a 27 de dezembro.
Os pais devem procurar as escolas para matricular os filhos, de modo a garantir, a vaga nas turmas para o ano de 2022.
Assista a entrevista:
Um caminhão carregado de eletrodomésticos pegou fogo na RN-118, no município de Caicó, na manhã desta terça-feira (7). Segundo informações do Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), uma pane elétrica teria provocado o acidente. Ninguém ficou ferido.
O acidente aconteceu por volta das 10h30. O caminhão tipo baú, carregado de mercadorias, era alugado a uma empresa de eletrodomésticos e seguia para a cidade de Caicó, quando a pane aconteceu.
De acordo com o DPRE, o motorista e o ajudante perceberam o problema e conseguiram sair do caminhão e acionar o Corpo de Bombeiros.
Eles ainda conseguiram retirar alguns itens que estavam no caminhão, mas o fogo queimou parte da mercadoria. Não há informação sobre o valor estimado do prejuízo.
Adolescentes infratores realizaram um motim na tarde desta terça-feira (7), no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pitimbu, localizado em Parnamirim, na Grande Natal. Com barras de ferro, os internos promoveram um quebra-quebra na unidade, mas nenhum deles conseguiu fugir.
De acordo com os agentes educadores, os adolescentes estavam em duas salas de aula – cinco internos em cada. Eles pegaram as barras de ferro dos combongós e das cadeiras, além de pedaços de madeira, e conseguiram arrombar as grades das salas e o portão principal da unidade.
Os agentes educadores pediram a ajuda aos policiais penais da Penitenciária Estadual de Parnamirim, e conseguiram conter o motim, que durou uma hora e meia, sendo controlado às 17h30.
Além das salas de aula, a biblioteca e a sala dos instrumentos também foram depredadas – livros jogados ao chão e armários derrubados.
Com a abertura de 201,7 mil novos postos de trabalho, as micro e pequenas empresas foram as responsáveis por 79,7% das 253 mil vagas criadas no mês de outubro. O levantamento é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos meses anteriores, segundo o Sebrae, esse percentual girava em torno de 70%.
Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, mesmo com a nova metodologia adotada pelo Caged, as micro e pequenas empresas (MPE) mantiveram o bom desempenho apresentado desde a retomada da geração de empregos no país. “Mesmo com um quantitativo menor do que o observado nos últimos meses, devido à mudança de metodologia, os pequenos negócios são os que mais têm ajudado no aumento da criação dos novos postos de trabalho no país. São eles os grandes responsáveis pelo sustento de milhões de famílias brasileiras”, ressaltou Melles, em nota.
No acumulado do ano, 72,7% das vagas criadas entre os meses de janeiro e outubro são dos pequenos negócios. No total, foram gerados, no Brasil, 2,6 milhões de empregos, sendo que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 1,9 milhão. “No mês de outubro, o acumulado de vagas criadas pelas MPE cresceu de cerca 1,8 milhão para 1,9 milhão, enquanto nas médias e grandes, o incremento foi de apenas 3 mil vagas, passando de 587,7 mil para 590,7 mil”, observou o presidente do Sebrae.
Agência Brasil
O TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), no Distrito Federal, anulou nesta terça-feira (7) o processo que condenou o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (MDB-RJ) à sua maior pena criminal, e enviou os autos à Justiça Eleitoral.
Além de Cunha, também havia sido condenado no mesmo processo o ex-ministro e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (MDB-RN).
Cunha havia sido condenado em 2018 a 24 anos e dez meses de prisão pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara em Brasília, que o havia considerado culpado pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional.
A acusação era de que houve desvios na Caixa Econômica Federal. A denúncia do Ministério Público Federal, baseada na Operação Sépsis, apontava um suposto esquema de pagamento de propinas milionárias ao grupo de Cunha, por parte de grupos empresariais, em troca da liberação de aportes do Fundo de Investimentos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), gerido pela Caixa.
O jovem Alex Marcel, estudante do curso de medicina em Santa Cruz de la Sierra na Bolívia, iniciou nesta terça-feira, dia 7, o que ele denominou de Expedição Seridó. Serão aproximadamente 4.200 km de distância com um tempo estimando entre 8 a 10 dias de viagem até a cidade de Jardim do Seridó no Rio Grande do Norte.
A bordo de uma moto Honda 160 cilindrada, o estudante realizará um sonho de cruzar o Brasil em duas rodas. Desde pequeno Alex Marcel gosta de aventura e nesta data, iniciou na manhã de hoje na Bolívia, a concretização deste sonho. Serão dias de aprendizado, emoção e muita adrenalina. Toda viagem será devidamente registrada e compartilhada na Internet.
Pelas redes sociais já é possível ver a saída do estudante de medicina do seu lar na Bolívia e uma parada para o almoço em Roboré, cidade que está localizada a 406,7 km do ponto de partida. A sua expectativa é celebrar esse feito no II Jardim Moto Fest que acontecerá entre os dias 17 e 18 de dezembro. Alex é filho do médico Dr. Anchieta. Um profissional com grandes serviços prestados na região Seridó.
Blog A Fonte
O diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – Lais/UFRN – é um dos cientistas convidado para a sessão de debates temáticos do Senado Federal. A sessão ocorrerá amanhã, dia 9, a partir das 10h. O convite foi emitido pelo presidente do senado, senador Rodrigo Pacheco para alguns dos mais importantes cientistas brasileiros e terá como tema “Carnaval 2022: O Brasil está preparado?”.
O convite ao professor Ricardo Valentim deveu-se ao trabalho realizado pelo LAIS desde o início da pandemia, com a construção de um ecossistema tecnológico, composto por mais de 15 ferramentas de monitoramento de dados, regulação de leitos (RegulaRN) e informações sobre todo o processo de imunização dos potiguares (RN Mais Vacinas).
Durante sua fala, o diretor do LAIS apresentará dados sobre o comportamento da pandemia, a imunização no Brasil e seus efeitos positivos no enfrentamento à essa grave crise de saúde pública. “Durante toda a pandemia, o LAIS tem sido solicitado pela União e por diversos estados e municípios a colaborar com análises e incorporação de tecnologias que se destacaram, como o RN Mais Vacina, o RegulaRN, o Vacina e Confia e mais recentemente a Plataforma Nacional Ada”, ressaltou o professor Ricardo Valentim.
Com a distribuição de 8,6 milhões de vacinas Covid-19 em quatro dias, o Ministério da Saúde envia doses para fortalecer a maior campanha de vacinação da história do Brasil. Nesta remessa, os estados e o Distrito Federal receberão mais de 1 milhão de doses do imunizante da Janssen, produzidas pela farmacêutica Johnson & Johnson, que estão destinados para a dose de reforço.
As entregas começaram na sexta-feira (3) quando foram enviadas 513 mil doses da vacina da Astrazeneca/Fiocruz e outras 5,4 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Na segunda distribuição, iniciada nesta terça-feira (7), serão entregues mais 1,5 milhões de doses do imunizante da Pfizer/BioNTech, além das vacinas da Janssen.
Para assegurar a saúde das populações que vivem nas fronteiras, os estados que fazem divisa com outros países devem ter prioridade no recebimento de novas doses da vacina Janssen. O informe técnico destina 433,8 mil vacinas para esse grupo. A população de rua maior de 18 anos que já recebeu a vacina da farmacêutica também é público-alvo da dose de reforço. A eles, serão destinadas 619,2 mil doses.