A obra da Barragem de Oiticica, localizada na zona rural de Jucurutu (RN), que ainda não foi inaugurada, está entrando em fase de conclusão. O Secretário Estadual de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, disse em entrevista no programa Cidade Alerta, da 102,7 FM, na sexta-feira (07), que as obras sociais, ou seja, as casas da nova Barra de Santana e as Agrovilas, estão com 95% concluídas. Já a obra física, o barramento da água, está 93% concluída.
Neste final de semana, a água transbordou na barragem. O trecho foi erguido recentemente, aumentando o acúmulo de água no local de 5 milhões para 15 milhões de metros cúbicos. Em breve, a abertura por onde a água está passando agora, será fechada por completo. Um paredão de mais de 20 metros será erguido.
“A população do entorno da barragem, pode ficar tranquila. É claro que alguns transtornos ocorrem em alguns trechos, mas, por exemplo, a comunidade Carnaúba Torta, que fica no coração da barragem, não será prejudicada. Nós tomamos a decisão de aumentar a cota, diante de um mapeamento de mancha d’água, ou seja, nós sabemos exatamente onde a água vai. Nós estamos monitorando rigorosamente essa situação. A gente só pode fechar a barragem até a altura máxima, quando todas as obras sociais forem concluídas, retirando toda a população que esteja na bacia da Oiticica”, disse o secretário.
Sobre as casas da nova Barra de Santana, o secretário disse que falta, praticamente, a ligação de energia elétrica e já foi solicitado à Cosern.
“Existe a previsão de começar a fazer a entrega das casas a partir do mês de fevereiro”, anunciou.
A agrovila de Jucurutu, que vai abrigar as pessoas que moram na comunidade Carnaúba Torta, já está com mais de 50% concluída. Estão sendo concluídas, 14 casas. Também no mês de fevereiro, as casas estarão prontas. Na referida agrovila, serão erguidas 34 residências.