Neste domingo (09), o relatório da situação de entes federativos, do Ministério da Economia, mostra Caicó como uma das 33 cidades do Rio Grande do Norte que não tem nenhuma pendência com o governo federal no CAUC – Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.
“Foi o resultado de muito trabalho nosso, da secretaria de tributação e finanças, conduzida por Salmo Batista, e muito empenho da equipe e dos servidores do município, de um modo geral”, pontua o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu.
Todos os salários e décimo terceiro de funcionários efetivos, contratados e comissionados também foram pagos: “o que é melhor: dentro do mês de dezembro de 2021. Algo que Caicó não via acontecer há muitos anos”, afirma o prefeito.
A jornalista Glaucia Lima, segue internada no Hospital Regional do Seridó, em Caicó (RN), recebendo tratamento contra a picada de uma cobra jararaca, fato ocorrido na noite de sexta-feira (07).
Familiares disseram que “ela segue se recuperando. Aguardando resultado de exames. Sobre uma possível ida a Natal, tudo vai depender dos resultados dos exames. Até ontem, o sangue não estava coagulando devido o efeito do veneno na corrente sanguínea. Mas torcemos que tudo se resolva por aqui. Já foi muito bem assistida pelas equipes de saúde. A serpente inoculou muito veneno“.
No Hospital Regional do Seridó, Glaucia Lima, já recebeu 14 ampolas de soro antiofídico e está sendo monitorada pelo Centro de Assistência Toxicológica do RN, equipe médica, e está sem sinais de agravamento.
O Rio Grande do Norte não registrou óbitos de adolescentes, entre 12 e 17 anos, após o início da imunização deste público contra o coronavírus. A informação está no relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), divulgado no último sábado (8). Outra informação importante é que antes do início da vacinação, desta faixa etária, o estado registrou 32 mortes de adolescentes acometidos pela covid-19. “Os dados reforçam, ainda mais, a importância da vacinação de toda a população, inclusive de crianças a partir dos cinco anos de idade”, reforça o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim.
Além do diretor executivo do LAIS, o documento foi redigido pelos pesquisadores Carlos Alberto Pereira de Oliveira, Fernando Lucas, Higor Morais, Isabela Sales Moioli, Juciano Lacerda, Leonardo Galvão de Lima, Nícolas Veras, Pablo Holanda, Rodrigo Silva e Talita Brito.
Entre outras informações, o documento traz recomendações quanto a promoção de eventos no RN. Para os pesquisadores, é fundamental ampliar as medidas de segurança para qualquer evento que possa promover o encontro de grandes públicos. Para isso, além de exigir o passaporte de imunização contra a covid-19, demonstrando que o indivíduo está totalmente vacinado deve-se exigir também o teste PCR com 72 horas ou teste de antígeno com 48 horas, isso somente para aqueles que não tomaram a dose de reforço (D3).
Lais-UFRN
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o laboratório Pfizer antecipou a entrega de 600 mil doses de vacinas infantis contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.
Nesta segunda-feira (10/1), o ministro informou, ao conversar com jornalistas na sede da pasta, em Brasília, que o total de doses para o público entre 5 e 11 anos será de 4,3 milhões em janeiro.
A previsão do Ministério da Saúde é de que a campanha de imunização para essa faixa etária comece na segunda quinzena do mês.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em 16 de dezembro, a aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Contudo, somente em 5 de janeiro o governo apresentou um calendário para a campanha.
Policiais militares do 6º BPM de Caicó (RN), prenderam por volta das 21h40min da noite deste domingo (09), o Rinaldo Araújo da Silva, de 30 anos, também conhecido como “He-Man”. Ele foi detido na Avenida Seridó, no centro da cidade, após ter arrombado um quiosque na Praça de Alimentação.
A vítima que acionou a Polícia Militar, disse que o seu estabelecimento foi arrobado na madrugada de domingo e na noite do mesmo dia, ele voltou, certamente para fazer outro furto. Ao deixar o local, ele seguiu em direção a região do Açougue Público, onde foi detido.
Na delegacia, o dono do quiosque alvo da ação criminosa relatou que foram furtados cerca de 08 quilos de carne e frango.
Nos últimos 20 dias, o He-Man foi detido dezenas de vezes, sempre por ter arrombado os quiosques e furtado bebidas e alimentos. De acordo com informações checadas pelo Blog Sidney Silva, ele têm ficado no máximo 3 dias preso sendo posto em liberdade, quando volta a praticar crimes.
As aulas em modalidade presencial nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte devem voltar no mês de fevereiro. A informação foi confirmada através de declaração do secretario estadual de educação, Getúlio Marques, em entrevista ao Bom Dia RN/InterTV Cabugi, nesta segunda-feira 07. De acordo com o gestor, toda a rede de educação está preparada para esta volta.
“Todos vão ter aula presencial a partir do dia 7 de fevereiro”, disse ao ser questionado sobre a volta às aulas. Na avaliação de Getúlio, não há escolas que não possam fazer isso. “Toda à rede está preparada para isso. As matrículas estão agora, nós convidamos aos pais dos alunos que possam ocupar as nossas mais de 290 mil vagas que estão oferecidas e as matrículas já iniciaram”, complementa.
Mesmo com a volta, o secretário aponta que vai seguir a ciência e as recomendações do comitê científico. “Nesse momento com o aprendizado e com os leitos ainda em uma situação privilegiada, eu acho que vai ser possível, mas vamos seguir a ciência e o nosso comitê científico”, disse.
Exigência de vacinação
O diretor do Departamento Estadual de Estrada e Rodagens – DER, Manoel Marques, disse em entrevista ao programa Cidade Alerta, da 102,7 FM (Rural FM) de Caicó, que o vai solicitar um prazo a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, para regularização os problemas que foram encontrados no Aeroporto de Ruy Mariz.
Na semana passada, os técnicos da Agência estiveram em Caicó e realizaram inspeção no equipamento e ao final determinaram a sua interdição por diversos problemas encontrados, entre eles, o mato tomando conta da pista de pouso e decolagem, fissuras no pavimento da pista e animais soltos no interior do aeródromo.
O diretor Manoel Marques, disse que todos os problemas encontrados serão resolvidos. Ele disse ainda na entrevista que vândalos têm danificado o equipamento, principalmente quando o único funcionário do local, que é dos quadros do DER, cumpre o horário de trabalho, por volta das 13h. Outro problema apresentado foi um cemitério de animais existente próximo da pista de pouso e decolagem.
Acompanhe a entrevista:
Já está funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, o “Liga Durval” – serviço telefônico que vai auxiliar médicos e enfermeiros que estejam com dúvidas no possível diagnóstico do câncer infanto-juvenil.
A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio à criança com câncer (Gacc/RN) e LIGA norte-rio-grandense contra o Câncer.
Os profissionais de saúde podem ligar para o número (84) 99982-0115 e serão atendidos por oncologistas pediátricos da LIGA que estarão de plantão para atender a dúvidas e esclarecimentos para que os diagnósticos possam ser mais rápidos, reduzindo o tempo de chegada dos pacientes aos serviços especializados, além de auxiliar no desenho de uma linha de cuidado para criança e adolescentes com câncer no RN.
Em dezembro do ano passado, a Sesap se reuniu com representantes das instituições que atuam na prevenção e tratamento do câncer no RN e discutiu formas mais acessíveis do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. “Nossa proposta é traçar um plano de trabalho pioneiro no país para que possamos chegar mais rápido ao diagnóstico em toda a rede”, afirmou Lyane Ramalho, secretária adjunta da Sesap.
A rede estadual de educação está com as matrículas 2022 abertas. Em todas as regiões do RN, as escolas estaduais estão realizando o processo de renovação dos alunos veteranos. Por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer está disponibilizando 292.388 vagas para o próximo ano letivo, que será iniciado no dia 7 de fevereiro.
Na etapa atual do calendário de matrículas, as próprias unidades de ensino estão realizando a rematrícula dos estudantes. Esse processamento segue até o dia 14 de janeiro de 2022. Os pais ou responsáveis que desejem fazer a transferência do seu filho para uma escola da rede municipal, devem realizar a solicitação no portal do SIGEduc até o dia 21 de janeiro.
Os alunos que desejarem ingressar na rede estadual terão as vagas disponibilizadas em 31 de janeiro. A matrícula pode ser realizada em casa, por meio do portal do SIGEduc. O estudante, pai ou responsável deverá acessar a plataforma e seguir os passos que serão exibidos ao navegar pelo sistema.
“O período de matrícula representa a chegada de um novo ano letivo. A rede estadual está preparada para realizar todas as etapas deste processo com a tranquilidade já conhecida por pais e escolas. 2022 será um ano importante para a educação potiguar e ele começa agora, com as matrículas”, frisa o professor Getúlio Marques, secretário de Educação do RN. As escolas e as sedes diretorias regionais de Educação estarão auxiliando nas matrículas de forma presencial.
A vacinação contra a Covid-19 entre os adolescentes de 12 a 17 anos no Rio Grande do Norte alcançou metade do grupo com as duas doses do imunizante.
São pouco mais de 159 mil jovens potiguares que completaram seu esquema de proteção, de acordo com a plataforma RN+ Vacina. No total, mais de 419 mil doses já foram aplicadas, chegando a 81% do público-alvo, que é de aproximadamente 318 mil pessoas nos 167 municípios.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta, no entanto, para o quantitativo de doses em atraso, que passa dos 47 mil adolescentes. “Cada vez mais a campanha de imunização avança e é importante ir alcançando esses patamares de imunização. Porém, não podemos perder de vista a necessidade de tomar a segunda dose. A vacinação é uma estratégia de proteção coletiva, precisa que todos façam sua parte”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.
O quantitativo de 50% dos jovens com duas doses foi alcançado após cinco meses de campanha. A vacinação iniciou-se, com intercorrências e poucas doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, pelas adolescentes grávidas, passando aos jovens com comorbidades ou deficiência permanente, para depois ser liberada para todos entre 12 e 17 anos.
Um dia depois de a Barragem Oititica ter atingindo a capacidade máxima de 15 milhões de metros cúbicos, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) reativou o sistema principal para restabelecer o abastecimento pleno de Jucurutu, município do Vale do Açu de 18 mil habitantes, dos quais 10,9 mil residentes na área urbana.
Nas primeiras horas da manhã deste sábado (08), o sistema emergencial de sifões montado no ano passado foi substituído pelo principal, projetado para captar 140 mil litros/hora, que é a capacidade de operação da Estação de Tratamento.
“Isso não só ajusta a situação de Jucurutu, como dá uma folga grande à Serra de Santana. E Laginhas (distrito de Caicó) volta a ter água com mais frequência”, disse o presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares.
Antes, a água da adutora Serra de Santana era compartilhada pelas três localidades. De acordo com técnicos da Caern, no máximo em 72 horas a água deve chegar a todos os bairros de Jucurutu. A cidade tem 5.267 ligações de água encanada. “É uma notícia maravilhosa, uma bênção de Deus!”, comemorou Linhares.
Uma jovem de 26 anos foi morta pelo próprio companheiro na noite do sábado (8), em Cajazeiras, no Sertão paraibano. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito do crime tentou se matar em seguida, mas foi socorrido e preso em flagrante após receber alta.
Segundo a PM, os policiais foram acionados por vizinhos que ouviram uma mulher pedindo socorro na casa onde morava. A chegar no local, a casa estava em silêncio e, com ajuda de familiares, os policiais conseguiram arrombar uma janela e encontraram a vítima caída.
A jovem, que foi atingida por golpes de faca e morreu ainda no local. O suspeito estava com uma perfuração no pescoço. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado sob custódia para o Hospital Regional de Cajazeiras, sendo atendido e preso após ser liberado.
De acordo com o delegado da Polícia Civil Francisco Filho, o suspeito não quis se pronunciar e disse que só iria falar em juízo. Ele vai ser indiciado por feminicídio.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vai suspender novamente o atendimento presencial ao público externo, excetuadas situações comprovadamente excepcionais. O motivo da suspensão é o aumento dos casos confirmados e da taxa de transmissibilidade da Covid-19 no Estado e o crescimento do número de acometidos com síndromes gripais, com sintomas semelhantes ao da Covid, e a sobrecarga nos atendimentos de urgência nas unidades de saúde. A medida passa a valer já a partir desta segunda-feira (10).
Para tomar essa decisão, o MPRN levou em consideração a crescente confirmação de casos de Covid-19 de integrantes da instituição e a necessidade de evitar a transmissão da doença, resguardando a saúde dos integrantes e demais colaboradores do MPRN, bem como da população.
O retorno das atividades presenciais, enquanto não estiver controlada a disseminação da Covid-19 em todo o território do Rio Grande do Norte, ocorrerá de forma gradual, por meio de rodízio, no percentual de até 50% do total de integrantes nas respectivas unidades, respeitando o distanciamento social entre as estações de trabalho, de modo a conciliar a preservação da saúde e a produtividade institucional, cabendo às respectivas chefias imediatas a definição de escalas de trabalho.
O horário de funcionamento do MPRN será, de forma presencial e remota, de segunda a quinta-feira, das 8h às 15h, e sexta-feira, das 8h às 14h, bem como, apenas remotamente, de segunda a quinta-feira, das 15h às 17h. Com isso, fica suspensa a contabilização de créditos e eventuais compensações do banco de horas dos servidores.