Dia: 3/02/2022

VIGGO BANNER

Colocar um agasalho quando se está com frio, diferenciar texturas e sabores sem necessariamente precisar olhar para eles, distinguir um som suave de um alto ou estridente: essas e outras ações parecem banais para o dia a dia de grande parte da população. A capacidade de interpretar estímulos sensoriais internos e externos, no entanto, não é um processo simples, e milhares de pessoas enfrentam dificuldades na interpretação dessas sensações, essenciais para a qualidade de vida e uso do corpo no ambiente de maneira funcional.

Na década de 1970, a Terapeuta Ocupacional e pesquisadora estadunidense Jean Ayres constatou que a “disfunção sensorial”, como é chamada essa dificuldade neurológica de interpretar estímulos, poderia estar associada a uma série de problemas no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Para tentar tratar a disfunção, Ayres desenvolveu uma abordagem que chamou de Integração Sensorial, cujo objetivo é “organizar” as sensações e prover as informações necessárias para que as pessoas afetadas pela condição pudessem reagir aos estímulos adequadamente.

Atendido na Clínica de Prematuridade do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), uma das unidades do Instituto Santos Dumont (ISD) em Macaíba (RN), João Pedro Silva, de 5 anos, é uma das crianças e adolescentes que passaram por sessões de terapia ocupacional com a abordagem da Integração Sensorial. “Ele tinha muita dificuldade com texturas. Coisas com textura de massa, grama, areia, por exemplo, provocavam reações muito fortes nele”, explica a mãe de João Pedro, Telma Silva, de 47 anos.

Desde os 10 meses de idade, João Pedro é atendido pela equipe multiprofissional do Anita. Em 2022, com a inauguração da sala de Integração Sensorial do Centro Especializado em Reabilitação que funciona na unidade (CER IV ISD), passou a ser atendido também dentro dessa abordagem.

Leia mais

Banner GOV Dezembro

A ocupação de leitos de terapia intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) para adultos com covid-19 superou 80% em nove unidades da federação e 13 capitais, alertou hoje (3) uma nota técnica do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os pesquisadores consideram que a ocupação de mais de 80% dos leitos de Unidade de Terapia Intensivo (UTI) configura zona de alerta crítico e apontam que essa situação era registrada, no dia 31 de janeiro deste ano, no Piauí (87%), Rio Grande do Norte (86%), Pernambuco (88%), Espírito Santo (83%), Mato Grosso do Sul (103%), Goiás (91%), Distrito Federal (97%), Amazonas (80%) e Mato Grosso (91%).

Entre as capitais, as 13 que estão na zona de alerta crítico são: Manaus (80%), Macapá (82%), Teresina (83%), Fortaleza (80%), Natal (estimado de 89%), Maceió (81%), Belo Horizonte (86%), Vitória (80%), Rio de Janeiro (95%), Campo Grande (109%), Cuiabá (92%), Goiânia (91%) e Brasília (97%).

A nota técnica destaca, ainda, que os aumentos no percentual de ocupação em alguns estados ocorrem ao mesmo tempo que a abertura de leitos. Pernambuco, por exemplo, ampliou a oferta de vagas de UTI de 991 para 1106, entre 24 e 31 de janeiro, e a taxa de ocupação aumentou de 81% para 88%.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

Foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3) as datas em que os locais de aplicação das provas do concurso da Polícia Civil da Paraíba serão divulgadas. Os inscritos vão poder consultar os locais de provas no site da organizadora do certame, a partir dos dias 8 e 15 de fevereiro, a depender do cargo.

Os locais de prova serão publicados exclusivamente no site da organizadora. A partir do dia 8 de fevereiro, os inscritos para cargos cujas provas serão aplicadas no dia 13 poderão consultar os locais.

Já os candidatos inscritos em cargos cujas provas vão acontecer no dia 20 deste mês poderão consultar seus locais no dia 15.

O documento também reforça a implementação de medidas de prevenção contra a Covid-19 nos locais de aplicação das provas. O uso de máscara será obrigatório e haverá distanciamento entre as carteiras.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu um documento com recomendações para frear a disseminação da Covid-19. Entre as medidas estão o cancelamento dos feriados de carnaval, proibição de festas particulares e shows de qualquer natureza que possam gerar aglomerações.

O Consórcio Nordeste, criado em 2019, reúne os nove estados da região para integrar políticas públicas de desenvolvimento econômico e social. O Comitê Científico integra esse colegiado, que, desde 18 de janeiro, é presidido pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Em Pernambuco, o Ministério Público (MPPE), o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos (Simepe) já tinham recomendado ao governo que evitasse festas e aglomerações.

No entanto, no estado, ainda não foram tomadas medidas para evitar essas aglomerações. Até o dia 15 de fevereiro, está em vigor um protocolo que permite a realização de eventos com até 3 mil pessoas.

Leia mais

Banner GOV Dezembro

A operação Sinal Fechado, que investigou esquema criminoso por meio de inspeção veicular no Rio Grande do Norte, teve sentença nesta quinta-feira (3). Foram condenadas sete pessoas, entre elas o empresário Gilmar da Montana e Lauro Maia, filho da ex-governadora Wilma de Faria. Todos poderão recorrer em liberdade.

Pela decisão do juiz Bruno Montenegro, Gilmar da Montana e Lauro Maia são os únicos que deverão cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado. Enquanto o empresário foi condenado a 19 anos e 10 meses de prisão em regime fechado pela prática de associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro, Lauro Maia foi condenado a 10 anos e seis meses de prisão por tráfico de influência e peculato.

Além das prisões, o juiz também determinou o pagamento de multa de 988 salários mínimos a Gilmar da Montana e 740 a Lauro Maia.

Também foram condenados Luiz Antônio Tavolaro, Edson Cézar Cavalcante da Silva e Maria Selma Pinheiro. Os réus George Anderson Olímpio da Silveira e Marcus Vinícius Furtado da Cunha. Todos poderão recorrer em liberdade.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

Criminosos destelharam uma casa, invadiram o imóvel pelo teto e amarraram um homem que estava no local para realizar um arrastão. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (2), por volta das 22h30, na comunidade do Arenã, em São José de Mipibu, na Grande Natal.

De acordo com um amigo da vítima, pelo menos dois bandidos participaram da ação. Após destelharem uma parte do teto e entrarem na casa, eles amarraram as mãos e pés do morador com uma corda e passaram a revirar o imóvel à procura de objetos de valor.

Em seguida, eles fugiram do local levando um carro e vários objetos de valor como equipamentos de som usados em missões religiosas. De acordo com a testemunha, a casa é usada por um grupo evangélico.

Após os bandidos fugirem, a vítima conseguiu se desamarrar e pedir ajuda. A Polícia Militar foi acionada, fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi preso.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebe, nesta quinta-feira (03), às 10h50, mais 117.950 doses de vacina da Janssen contra a Covid-19, dando continuidade à Campanha Estadual de Vacinação.

As doses serão distribuídas aos municípios e destinadas prioritariamente à aplicação da dose de reforço (D3). Juntamente com o imunizante da AstraZeneca (Oxford), a vacina da Janssen será usada para a terceira dose. “Essa orientação partiu do Ministério da Saúde e é importante destacar que os estudos comprovam a eficácia da utilização desses imunizantes para a dose de reforço, de modo a garantir a ampla proteção das pessoas. Ainda temos no RN um número expressivo de pessoas que poderiam ter ido tomar essa dose de reforço e não procuraram as unidades de saúde. É importante que as pessoas façam a adesão para ficarem totalmente protegidas contra a covid-19”, explicou Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

O Ministério informou a falta de vacina da Pfizer e que, assim que receberem doses do imunizante, prontamente irá encaminhá-las aos estados. O Estado do Rio Grande do Norte continuará a aplicar a vacina da Pfizer, Janssen e AstraZeneca como dose de reforço, com o objetivo de garantir um maior número de pessoas totalmente protegidas no estado.

Imunização

Leia mais

Banner Arleide Ótica

Confira os registros de chuvas da noite de quarta-feira (02), na região polarizada por Caicó. As informações foram repassadas por ouvintes ao radialista Djalma Mota, no programa Violeiros do Seridó, na 102,7 FM.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

O acidente registrado às 19h30min, desta quarta-feira (02), na RN-288, ao lado da Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó (RN), onde morreu o maqueiro do Hospital do Seridó, Josimar José de Almeida, de 42 anos, foi um atropelamento (de animal) seguido de tombamento. A informação foi confirmada pela Polícia de Trânsito.

A moto, uma Biz 125cc KS, de cor cinza, ano 2008 e placa MYY-7263/Caicó, ficou com avarias na parte da frente. Também ocupava o veículo, Josenilda Fernandes de Andrade Almeida, de 42 anos, esposa de Josimar. Eles trafegava no sentido Bairro Nova Caicó, onde residiam.

Militares do grupamento do Corpo de Bombeiros, atenderam a ocorrência e, ainda no local, tentaram reanimar a vítima, mas, não conseguiram. Já, a mulher, ela foi socorrida para o Hospital Regional do Seridó, onde ficou internada.

O animal atropelado não foi localizado nas proximidades do acidente.

Leia mais

Pesquisar