Os policiais civis do Rio Grande do Norte tiveram mais uma rodada de negociação com o Governo do Estado, no fim da tarde desta sexta-feira, 25, em relação ao ADTS da categoria. As partes iniciaram a construção de uma nova proposta para chegar a um entendimento sobre o impasse.
A reunião desta sexta aconteceu no Centro de Convenções. Inicialmente, o Governo recusou a proposta que foi feita pelas entidades na terça-feira, 22. Com isso, iniciou-se novas discussões e a construção de uma proposta em mesa.
As partes iniciaram a criação de uma minuta de projeto de lei. No entanto, ficou definido que o SINPOL-RN, a Adepol-RN e a Assesp-RN vão finalizar esse texto, com as assessorias jurídicas, e protocolar oficialmente para o Governo na segunda-feira, 28. Depois disso, o Executivo terá até 72 horas para apresentar uma resposta.
“Nós tínhamos apresentado uma proposta na terça-feira e, durante a negociação desta sexta, iniciamos uma nova construção. Abrimos mão de vários pontos que a categoria considerava justo, mas estamos criando um projeto que leva em conta a preservação da carreira, evitando redução de salário e impedindo retrocesso nos direitos já conquistados. Agora, esperamos que finalmente possamos chegar a uma resolução na próxima semana e acabar de vez com esse impasse”, afirma Edilza Faustino, presidente do SINPOL-RN.
O governo federal publicou nesta sexta-feira (25) decreto que altera a tabela do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). De acordo com o decreto, a alíquota pode ser reduzida até 25%.
O tributo incide sobre a atividade industrial e é uma tentativa do governo federal de estimular a economia. O corte não é válido para a indústria de tabaco.
A redução do IPI em 25% deve beneficiar mais de 300 mil empresas, sobretudo a indústria de transformação. O impacto da medida é de R$ 20 bilhões. Do valor total, metade deve ficar a cargo do governo federal e, a outra metade, de gestões estaduais.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, explicou que a redução linear de 25% do IPI é o início de um processo gradual de diminuição do tributo.
Policiais militares do estado da Paraíba, prenderam na manhã desta sexta-feira (25), na cidade de Brejo dos Santos, Wesley Vitório e Francisco James, ambos com 18 anos de idade. Eles foram detidos em flagrante no momento em que roubavam uma loja de roupas.
A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no estabelecimento comercial, encontraram os dois homens e foi iniciada uma negociação até que eles se entregaram. Em poder da dupla, os policiais encontraram dois revólveres, uma quantia em dinheiro e quatro aparelhos celulares. Uma moto que eles roubaram no início da manhã na zona rural, também, foi recuperada.
Após a prisão, os ladrões foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Catolé do Rocha, onde foram autuados.
Outros crimes
O técnico da seleção brasileira masculina, Tite, participou na manhã desta sexta-feira do “Redação sportv”, com Marcelo Barreto, Tim Vickery e Charles Gavin. Em ano de Copa do Mundo, entre novembro e dezembro no Catar, o treinador deu a primeira entrevista presencial desde o início da pandemia e destacou, em primeiro lugar, o incentivo ao drible em orientação aos seus jogadores.
Existe um passe, uma finta que você olha para o lado e mostra desprezo ao adversário. Nós sabemos disso. Por isso, a orientação é: faça, sim! Mas vá para o gol – disse.
O treinador revelou que deixa a seleção brasileira depois da Copa do Mundo do Catar.
Vou até o fim do Mundial. Não tenho por que mentir aqui – contou.
Uma ação conjunta das polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros da Paraíba resultou na prisão de quatro pessoas e apreensão de um adolescente nas cidades de Brejo do Cruz e Belém do Brejo do Cruz, no Sertão do Estado.
A operação cumpriu dez mandados de busca e apreensão nos locais indicados pela Polícia Civil, após investigações coordenadas pela 18ª Delegacia Seccional, com sede em Catolé do Rocha. Durante as diligências, os policiais apreenderam duas espingardas, dois revólveres, munições, porções de maconha, cocaína e dinheiro.
A ação policial teve o objetivo de combater o tráfico de drogas na região e eventuais homicídios que possam acontecer em decorrência dessa atividade criminosa. O trabalho contou com o apoio de equipes policiais de Catolé do Rocha, Patos, Sousa, Cajazeiras e Itaporanga.
As pessoas presas serão submetidas a audiência de custódia.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde desta quinta-feira (24) no Km 294 da BR 304, em Macaíba/RN, 22kg de skunk – droga conhecida por “super maconha”, e prendeu um homem 26 anos.
Durante abordagem a um Ônix, de cor branca, por volta das 12h20, uma equipe PRF desconfiou do nervosismo do condutor, que também apresentou inconsistências nas informações prestadas, e realizou uma vistoria minuciosa no veículo. No interior das portas do veículo foram encontrados 20 tabletes de skunk, pesando aproximadamente 22kg. A carga avaliada em 600 mil reais foi levada para a sede da Polícia Federal, em Natal/RN.
Indagado sobre a origem e destino da droga, o condutor respondeu que receberia a quantia de R$ 1.500 reais para levar a droga de Teresina/PI para São José de Mipibu/RN.
A Polícia Federal prendeu em flagrante na manhã desta quinta-feira, 24/2, em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, um homem de 55 anos, suspeito de tráfico de drogas. Com ele foram encontrados 5,67 kg de cocaína.
A ação aconteceu após a PF tomar conhecimento de que uma “encomenda suspeita” havia sido postada em Rondônia e que estaria à espera de ser retirada numa agência dos Correios de Parnamirim.
Os policiais então ficaram acompanhando a movimentação e viram quando um homem se apresentou no balcão para recebê-la. Ao sair, ele foi abordado e pedido que abrisse a encomenda, onde estavam 5 tabletes prensados com características de cocaína.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para autuação na sede da PF, no bairro de Lagoa Nova.
Como esperado nas últimas horas, a Uefa determinou nesta sexta-feira a mudança da sede da final da Liga dos Campeões desta temporada. A decisão do torneio não será mais no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, por causa da invasão da Rússia à Ucrânia. Agora o último jogo da Champions League está previsto para Paris, no Stade de France, no dia 28 de maio.
— A Uefa gostaria de expressar seu agradecimento ao presidente da França, Emmanuel Macron, pelo apoio pessoal e comprometimento para que o jogo de clubes mais prestigiado da Europa fosse movido para a França, neste tempo de crise sem paralelos. Junto com o governo francês, a Uefa vai dar suporte a vários envolvidos para garantir o resgate de jogadores de futebol e suas famílias na Ucrânia, que enfrentam terríveis sofrimentos humanos, destruição e deslocamento — declarou a Uefa.
Também ficou decidido na reunião desta sexta-feira do Comitê Executivo da entidade que clubes da Rússia e da Ucrânia, assim como seleções em competições continentais, terão de mandar seus jogos em estádios neutros, “até segunda ordem”.
Esse é o segundo adiamento da final da Liga dos Campeões em São Petersburgo. A cidade russa tinha sido escolhida como sede para a edição de 2020/21, mas por causa da pandemia, teve de que tirar Istambul dos planos para 2019/20 e levar a fase decisiva do torneio para Lisboa.
Dando continuidade na implementação das melhorias no trânsito de Caicó (RN), a Coordenadoria Municipal de Trânsito (CEMUTRAN), instalou a sinalização com placas de Pare e Lombada na Rua Francisco David de Medeiros no Bairro do Serrote Branco, zona norte, onde será construída lombada.
As melhorias com sinalização vertical e horizontal, devem chegar em mais bairros da cidade, a garantia foi dada pela coordenadora da Cemutran, Luzinete Dantas.
“O nosso objetivo é chegar com as melhorias no trânsito em várias setores de Caicó. Já foram instaladas placas de sinalização em lugares onde antes não tinha, além de lombadas”, disse.
No início da tarde desta quinta-feira (24), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) distribuiu 289.140 doses para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19. Até o momento, o Rio Grande do Norte vacinou com a primeira dose 2.883.897 mil pessoas, o que representa 91% da população. Com a segunda dose são 2.504.463 pessoas, ou seja, 79% da população. E 35% estão com a dose de reforço.
Serão distribuídas 61.385 doses da Astrazeneca para esquema vacinal de dose de reforço (D3) da população geral acima de 18 anos; 115.190 doses da Janssen, para esquema vacinal de dose de reforço (D3) da população geral acima de 18 anos; 1.890 doses da Pfizer, para esquema vacinal de D1, D2 e D3, solicitadas através do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES) no período de 16 a 23 de fevereiro, 2.675 doses da Astrazeneca para esquema vacinal de D3, também solicitadas pelo SIES, além de 5.100 doses da Coronavac para esquema vacinal de D1 e D2.
Também serão distribuídas 102.900 de doses da vacina Coronavac Pediátrica, para complementação de esquema primário (D2) das crianças de 6 a 11 anos. O RN é um dos Estados que mais vacinou crianças com idade entre 5 e 11 anos. Foram 151.206 mil crianças, representando 45% deste público que é de 335.093 crianças.
A logística para a operação das vacinas é feita pela Sesap, através da Rede de Frio (Unicat) em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), desde o início da campanha, há cerca de um ano, com a distribuição das doses em menos de 24h após a chegada do carregamento ao estado.
Policiais militares do Grupo Tático Operacional – GTO do 6º BPM de Caicó (RN) recuperaram na tarde desta quinta-feira (24), a moto que foi roubada de um entregador de gás de cozinha na zona norte.
O Major Albervan Cirne disse em contato com o Blog que os policiais recuperaram a moto e a conduziram para a Delegacia de Polícia Civil.
A Associação de Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (AdepolRN) decidiu vir a público nesta quinta-feira (24) para reafirmar que a proposta para substituição do adicional de tempo de serviço (ADTS) dos policiais civis não causa impacto financeiro aos cofres do Rio Grande do Norte.
Essa reafirmação dos delegados tem o objetivo de expor para a população a inexplicável atitude do Executivo estadual em ainda não ter aceitado a proposta, que visa resolver um impasse que se estende há meses, mas que foi agravado nas últimas semanas.
“Confesso que não estamos conseguindo compreender o porquê dessa negociação está demorando tanto. Apresentamos ao Governo nesta semana uma proposta que não tem impacto financeiro, mas é capaz de evitar que tenhamos prejuízos com a retirada do ADTS por decisão judicial, mas mesmo assim não conseguimos chegar a um acordo”, desabafou a presidente da Adepol, delegada Taís Aires.
Deste terça-feira, no dia seguinte à reunião com o Governo do RN, a Adepol, o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e a Associação dos Escrivães (Assesp) protocolaram formalmente no Gabinete Civil essa proposta e aguardavam uma resposta que ainda não veio.
O concurso 2.457 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (24) à noite no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram 10 – 19 – 46 – 47 – 49 – 50.
O próximo concurso (2.458), no sábado (26), deve pagar o prêmio de R$ 50 milhões.
A quina teve 51 ganhadores e cada um vai receber R$ 62.932,87. Os 4.414 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 1.038,76.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.
A juíza Janaína Lobo da Silva Maia, foi promovida e está assumindo a titularidade da 2ª Vara da comarca de Caicó (RN), que antes foi ocupada pelo saudoso juiz, Luís Antônio Tomaz do Nascimento.
A promoção da magistrada foi oficializada na quarta-feira (23) durante sessão administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça do RN. Junto com ela, foram aprovados outros 14 processos de remoção e de promoção de juízes da Justiça potiguar.
Ainda aconteceu a formação da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais – que será composta pelos juízes de entrância final Fábio Filgueira, José Conrado Filho e Reynaldo Odilo Soares – e definidas a titularidade de 11 unidades judiciárias na capital e no interior. Os novos titulares deverão assumir após o período do Carnaval.
Confira abaixo as movimentações aprovadas pelo Pleno:
A juíza Janaína Lobo da Silva Maia, foi promovida e está assumindo a titularidade da 2ª Vara da comarca de Caicó (RN), que antes foi ocupada pelo saudoso juiz, Luís Antônio Tomaz do Nascimento.
A promoção da magistrada foi oficializada na quarta-feira (23) durante sessão administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça do RN. Junto com ela, foram aprovados outros 14 processos de remoção e de promoção de juízes da Justiça potiguar.
Ainda aconteceu a formação da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais – que será composta pelos juízes de entrância final Fábio Filgueira, José Conrado Filho e Reynaldo Odilo Soares – e definidas a titularidade de 11 unidades judiciárias na capital e no interior. Os novos titulares deverão assumir após o período do Carnaval.
Confira abaixo as movimentações aprovadas pelo Pleno:
A Polícia Federal prendeu na última quarta-feira (23) no aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, um auxiliar de rampa, de 23 anos, acusado de tráfico de drogas. Com ele foi encontrado um quilo de cocaína escondida sob as vestes.
A ação aconteceu quando o funcionário que é prestador de serviços de uma empresa terceirizada naquele aeroporto e que tem a função de carregar e descarregar bagagens no porão das aeronaves, chegava para trabalhar. Ao passar pelo pórtico que dá acesso à área restrita, o alerta disparou, sendo encontrado pelos Agentes de Proteção da Aviação Civil (APACs), na sua cintura, por baixo da roupa, um pacote lacrado, afirmando ele ser apenas “pasta”. Os policiais federais de plantão naquele terminal de passageiros foram então acionados e após testes preliminares constataram que se tratava de cocaína prensada.
De imediato, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para autuação na sede da PF, no bairro de Lagoa Nova. Ao prestar depoimento, ele declarou ter sido contratado por um desconhecido no bairro Golandim que lhe prometeu cerca de R$ 2 mil para que levasse pacote até o seu local de trabalho, onde posteriormente seria procurado, mas negou saber por quem e muito menos para onde seria destinada aquela “encomenda”.
Indiciado nos artigos da Lei Antidrogas, o envolvido passou por exame de corpo de delito no ITEP e se encontra custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça.
O Pleno do Tribunal de Justiça do RN negou provimento a dois Agravos Regimentais interpostos pelo prefeito do Município de Porto do Mangue, Hipoliton Sael Holanda Melo, e manteve as medidas cautelares estabelecidas contra o gestor, deferindo o pleito do Ministério Público para a prorrogação dessas medidas por mais 90 dias, a partir da publicação da decisão.
Com isso, o prefeito segue afastado do cargo, assim como o gerente contábil do Município, Elizeu Dantas de Melo Neto. Eles estão proibidos de entrar ou permanecer, ainda que para visitação, nas dependências da sede do Poder Executivo Municipal de Porto do Mangue, bem como quaisquer órgãos ou secretarias municipais situadas em prédios diversos.
Hipoliton Sael Holanda Melo foi afastado do cargo em 18 de junho de 2021, após o Ministério Público Estadual deflagrar a operação “Terceiro Mandamento” que apura fraudes em contratos da Prefeitura. Segundo o MP, uma empresa do ramo de comércio de materiais de construção estaria sendo utilizada pelo prefeito, pelo gerente contábil e por outras pessoas para o cometimento de fraudes. Desde 2018, tal empresa foi contratada ao menos oito vezes pela Prefeitura, recebendo a quantia de R$ 2.342.005,67 a título de remuneração decorrente dos contratos públicos firmados.
Os Agravos apresentados pelo gestor são contra decisão proferida pelo desembargador Cornélio Alves, em 18 de outubro de 2021, nos autos da Cautelar Inominada Criminal nº 0806662-80.2021.8.20.0000, que manteve as medidas cautelares; e contra decisão proferida pelo desembargador Saraiva Sobrinho, nos autos da Ação Penal nº 0811863-53.2021.8.20.0000, no dia 28 de outubro de 2021, que decretou novo afastamento pelo prazo de 120 dias.
O Pleno do Tribunal de Justiça do RN negou provimento a dois Agravos Regimentais interpostos pelo prefeito do Município de Porto do Mangue, Hipoliton Sael Holanda Melo, e manteve as medidas cautelares estabelecidas contra o gestor, deferindo o pleito do Ministério Público para a prorrogação dessas medidas por mais 90 dias, a partir da publicação da decisão.
Com isso, o prefeito segue afastado do cargo, assim como o gerente contábil do Município, Elizeu Dantas de Melo Neto. Eles estão proibidos de entrar ou permanecer, ainda que para visitação, nas dependências da sede do Poder Executivo Municipal de Porto do Mangue, bem como quaisquer órgãos ou secretarias municipais situadas em prédios diversos.
Hipoliton Sael Holanda Melo foi afastado do cargo em 18 de junho de 2021, após o Ministério Público Estadual deflagrar a operação “Terceiro Mandamento” que apura fraudes em contratos da Prefeitura. Segundo o MP, uma empresa do ramo de comércio de materiais de construção estaria sendo utilizada pelo prefeito, pelo gerente contábil e por outras pessoas para o cometimento de fraudes. Desde 2018, tal empresa foi contratada ao menos oito vezes pela Prefeitura, recebendo a quantia de R$ 2.342.005,67 a título de remuneração decorrente dos contratos públicos firmados.
Os Agravos apresentados pelo gestor são contra decisão proferida pelo desembargador Cornélio Alves, em 18 de outubro de 2021, nos autos da Cautelar Inominada Criminal nº 0806662-80.2021.8.20.0000, que manteve as medidas cautelares; e contra decisão proferida pelo desembargador Saraiva Sobrinho, nos autos da Ação Penal nº 0811863-53.2021.8.20.0000, no dia 28 de outubro de 2021, que decretou novo afastamento pelo prazo de 120 dias.
O deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) apresentou projeto de lei que muda o nome da ponte Newton Navarro para ponte Wilma de Faria como forma de reconhecer e homenagear a ex-governadora do RN.
“Ela, que não mediu esforços para a construção e inauguração desta obra que deu impulso no turismo e desenvolvimento da zona Norte”, destacou.
Coronel Azevedo destacou a trajetória de Wilma de Faria, lembrando que ela “foi a primeira mulher prefeita de Natal, primeira mulher reeleita governadora no Brasil”, entre outros feitos.
Ainda durante pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (24), o parlamentar comentou a decisão do Comando da Polícia Militar que unificou a formatura dos novos sargentos da PM. “O comando decidiu por uma formação unificada em Natal, provocando transtornos e uma série de questões que demonstram inviabilidade dessa determinação para as famílias e formandos”, disse.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Arena das Dunas está encerrada. Na tarde desta quinta-feira (24), os membros da comissão, por maioria, decidiram acatar parecer da Procuradoria-Geral da Assembleia que entendeu que a CPI já havia expirado seu limite de tempo para finalização dos trabalhos. A relatora da CPI, deputada Isolda Dantas (PT), disse que vai encaminhar o material coletado aos órgãos de controle.
Prevista para ocorrer na terça-feira (22), a leitura do relatório da deputada não ocorreu após ser levantado um questionamento por parte do deputado Getúlio Rêgo, suplente da comissão, que tratava exatamente sobre o prazo de funcionamento da CPI. O parlamentar fez o questionamento à procuradoria e, após o parecer, os parlamentares adiaram a sessão para que as dúvidas sobre o documento fossem sanadas.
Nesta quinta-feira, os parlamentares votaram por acatar o entendimento da Procuradoria e deram por encerrados os trabalhos da comissão desde o dia 7 de outubro, que seria o prazo de 60 dias para o funcionamento da CPI. No entendimento de Isolda Dantas, que era contrário ao parecer e foi vencido pela maioria dos parlamentares, a comissão teria 120 dias de prazo para a finalização dos trabalhos, período que só se encerraria nesta quinta-feira.
Apesar da decisão, Isolda Dantas garantiu que vai publicar a síntese do relatório e possíveis implicações apontadas na investigação, assim como vai solicitar que os órgãos de controle analisem os fatos apurados e tomem as providências devidas contra os responsáveis, caso se comprovem irregularidades. Além disso, a deputada também disse que enviará sugestões, que estão no relatório, para o aperfeiçoamento do contrato entre o Governo do Estado e a Arena das Dunas, assim como procedimentos para o firmamento de futuros contratos entre o Estado e a iniciativa privada.
A Polícia Civil do RN publicou nos últimos dias uma série de portarias com remoções de policiais civis de delegacias municipais e especializadas, com o objetivo de preencher os quadros das plantões. O problema é que, segundo a Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol), essas mudanças têm causado várias interrupções em processos investigativos que estavam em curso, além de resultar no corte ainda maior no efetivo já defasado das unidades investigativas.
Segundo levantamento que a Adepol teve acesso, só em Mossoró, já foram removidos um delegado e dois agentes da Delegacia de Furtos e Roubos (Defur); um agente da Delegacia de Narcóticos (Denarc); um delegado, um agente e um escrivão da Delegacia de Homicídios (DHM/DHPP).
Essas mudanças estão causando uma série de problemas nas investigações. Somente este ano já foram cometidos 28 homicídios em Mossoró e, com essas remoções, a DHPP ficou com pouquíssimos agentes para investigar esses casos. Afinal, quem saiu, não foi substituído.
“É a investigação que leva criminosos à prisão e punição. Sem este trabalho, impera a impunidade, o que fomenta ainda mais os crimes”, afirmou a presidente da Adepol, delegada Taís Aires.
A Polícia Federal prendeu em flagrante na tarde desta quinta-feira (24) em Parnamirim, na Grande Natal, um mototaxista, potiguar, 29 anos, acusado de tráfico de drogas. Com ele foram encontrados 5,73 kg de cocaína.
A ação aconteceu quando os policiais se dirigiram até a agência dos Correios daquela cidade para averiguar a informação de que um homem iria receber uma encomenda retida como “suspeita”, após vistoriada através de raios X e que havia sido postada em Porto Velho/RO.
Minutos depois da equipe se posicionar nas imediações daquela agência, o acusado chegou e cerca de 15 minutos depois, quando deixava o local com uma caixa nas mãos, acabou abordado. Nesse instante, ele tentou correr, mas foi dominado. Ao ser aberta, a caixa continha 5 tabletes de cocaína, oportunidade em que o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para autuação na sede da PF.
Durante o seu interrogatório, ele disse que foi até os Correios tão somente para receber a encomenda de uma cliente que havia lhe contratado pela quantia de R$ 200, mas negou saber que se tratava de “coisa ilícita”.
vdgkjhdfçlgkjasdfçlkasçdfçlaksjdfçlaskdjflaksdjfçlkasdflkjasdfkjasdflkjçasçlkjasdlfkjasdlfkjasdlkfjasdlfçkjasdflkasjdflçkjasdlfkjasdflkjasdfa
asdlkfçlkajsdfçlkjasdflkjasdlçfkjasdlfkasdçlkfjaslçdkfjas
asdçlfkçlkasdfçlkjasdlkfjasldkjfasdf
çlkasdflçkjçlkasdflkjlasdflkjlçasdlfkjlçasdflkjfsdlkjlçfasd