Em 2022, o canal Caicó em Foco completa 05 anos levando notícia e entretenimento de Caicó e região para o mundo através da internet, para milhões de pessoas.
O dono e repórter do canal, Rosivan Amaral, disse que “para comemorar esta data, iremos realizar uma “Corrida de Rua” no dia 12 de junho, com participantes de várias cidades da região, com direito a troféus, medalhas, camisas e viseiras”.
A corrida será 5km, com largada às 6h45min da Ilha de Sant’Ana, seguindo para a Zona Norte pela ponte velha, dando a volta no trevo da Mototec Honda, voltando para a Ilha de Sant’Ana, pela ponte nova.
A inscrição custa 40 reais e as vagas são limitadas em 150 participantes e podem ser realizadas pelo site www.ingressos84.com.br ou pelo WhatsApp: (84) 99603-7055.
O julgamento popular de Hércules Medeiros da Rocha, que matou a pedradas no dia 19 de março de 2021, o adolescente, Ricardo Leandro Costa de Lima, de 15 anos, vai acontecer no próximo dia 21 de junho, a partir das 09h, no auditório do Fórum Municipal Amaro Cavalcante.
Como blog Sidney Silva apurou e divulgou na época do fato, o adolescente saiu de sua casa no dia 18/03/2021, por volta das 07h00, à procura de um animal, porém não retornou. Já no dia seguinte, por volta das 10h, seu corpo foi encontrado na zona rural. O assassino confesso auxiliou nas buscas e no encontro do corpo.
No dia 23 de abril, Hércules Medeiros foi preso e mudou a versão dos fatos dada por ele mesmo em depoimento anterior, confessando ser o autor do crime. Segundo o suspeito, a vítima foi surpreendida com uma pedrada. Ele acrescentou que a motivação estaria relacionada a desavenças e ameaças.
Atualmente, Hércules da Rocha está preso na Penitenciária Estadual do Seridó.
Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta terça-feira (03), deram continuidade às diligências visando efetuar as prisões dos suspeitos de atuarem na explosão que possibilitou o roubo a um cofre de um banco no município de Santo Antônio do Salto da Onça (RN).
Foram detidos dois homens. O primeiro, por volta das 21h, em abordagem que aconteceu na Avenida Senador Salgado Filho, zona sul de Natal. Ele foi identificado como Edvan Herculano Gama Júnior, mais conhecido como “Júnior BR’, de 27 anos. Em seu poder, foram encontradas: uma pistola .40, com 14 munições, uma espingarda calibre 12 com uma munição, além de uma munição de fuzil calibre 5.56, um coquetel molotov e 300 gramas de cocaína.
O segundo detido foi identificado como: Adailton Pereira Cardoso, mais conhecido como “Jurubeba” ou “Malvadão”, 27 anos. Ele foi preso já na madrugada desta quarta-feira (04), no Bairro de Felipe Camarão, zona oeste da capital. O homem apresentou um RG falso. Os policiais ainda encontraram na sua residência, munições de calibre 12.
Conduzidos para a sede da Deicor, a dupla foi autuados por organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, receptação e uso de documento falso.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu denúncia à Justiça estadual contra três pessoas pelo assassinato do bacharel em Direito Eliel Ferreira Cavalcante Júnior e pela tentativa de homicídio de Lucas Emanuel Pereira de Menezes Ferreira. Os crimes ocorreram no dia 9 de abril deste ano, na rua Francisco Bernardo, no bairro Boa Vista, em Mossoró.
De acordo com a denúncia, os crimes foram praticados por motivo torpe e mediante recurso que dificultou as chances de defesa das vítimas.
O MPRN também requereu a prisão preventiva de dois dos denunciados. Em manifestação sobre o pedido do MPRN, a Justiça afirmou haver evidências nos autos, através de relatos de testemunhas, que a prática delituosa ocorreu em razão de suspeitas infundadas de que as vítimas Eliel Ferreira e Lucas Emanoel poderiam ser “ladrões”, embora não se saiba ao certo até este momento o que levou os acusados a terem este entendimento. Agiram os denunciados como pretensos “justiceiros”, promovendo um “julgamento” sumário e sem proporcionar defesa, segundo suas próprias e medievais regras, escolhendo tirar a vida de inocentes, algo que não se justificaria ainda que fossem as vítimas de fato “ladrões”.
Para a Justiça, a forma como agiram, concorrendo para uma tentativa de homicídio de uma vítima e para morte de outra, dentro de um contexto de pretenso justiçamento que desrespeita todas as regras sociais e deixa nossa sociedade à mercê da barbárie, exige a decretação de suas custódias preventivas como forma de garantir a ordem pública tão abalada com a prática de tal ato.
Sessão do Tribunal do Júri realizada nesta terça-feira (3/5), na comarca de Pedro Velho considerou Leandro da Silva Santana, conhecido como “Gêmeo da Carnaúba”, culpado pela prática dos crimes de estupro, homicídio duplamente qualificado e tentativa de homicídio. A pena final foi fixada em 46 anos e cinco meses de reclusão em regime fechado.
Os jurados consideraram que o réu praticou os crimes de estupro e de homicídio duplamente qualificado contra uma idosa de 78 anos e de estupro e de tentativa de homicídio duplamente qualificado contra a filha desta, de 57, na zona rural de Pedro Velho, no dia 4 de julho de 2021. Foram reconhecidas as qualificadoras do homicídio e de tentativa de homicídio praticados com emprego de asfixia; e de uso de recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa das vítimas.
O caso
De acordo com os autos, no dia dos fatos, a Polícia Militar recebeu uma ligação dando conta que, no imóvel situado na zona rural de Pedro Velho, havia uma pessoa morta e outra estuprada, e que o acusado estaria dormindo dentro da casa onde ocorreram os crimes.
O Ministério Público Federal (MPF) se posicionou a favor de a Maternidade Escola Januário Cicco, localizada em Natal, ser obrigada a incluir fisioterapeutas na equipe de suas UTIs neonatais e materna, durante todo o horário de funcionamento. Atualmente, as unidades de terapia intensiva chegam a contar com esses profissionais por apenas seis horas ao dia e, nos finais de semana, duas das três UTIs ficam “descobertas”, prejudicando o tratamento de bebês recém-nascidos e de suas mães, aumentando custos e desrespeitando a legislação.
A ação na qual foi oferecido o parecer é de autoria do Conselho Regional de Fisioterapia e tem como réus a UFRN e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra os hospitais da universidade. “Sem a equipe mínima necessária atuando de forma ininterrupta, a administração da Ebserh está descumprindo regra técnica de profissão e colocando mães e recém-nascidos em perigo”, resume o procurador da República Camões Boaventura, autor da manifestação do MPF.
No Ministério Público Federal já tramita, inclusive, um inquérito civil sobre o mesmo tema e, nele, já surgiram indícios da irregularidade apontada pelo conselho. Após denúncias, conselheiros comprovaram, em vistoria, que a assistência fisioterapêutica na UTI Adulta (materna) ocorre apenas de segunda a sexta-feira e por somente seis horas diárias (das 7h às 13h). Já na UTI Neonatal (Utin) a assistência é diária, mas limitada a 12 horas (7h às 19h). Enquanto na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca) ocorre por 12 horas, porém não aos finais de semana.
O Conselho Penitenciário (Copen) do Rio Grande do Norte apoia a recomendação da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) relativa aos novos procedimentos de segurança destinados ao acesso dos advogados que vão prestar atendimento jurídico nas unidades prisionais do estado.
O presidente do Copen-RN, procurador da República Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, destaca que a nova regulamentação adotada pela Seap – que inclui a revista por bodyscan, aparelho de raio-x utilizado em aeroportos – respeita as prerrogativas constitucionais dos advogados e já está prevista, inclusive, em portaria do Ministério da Justiça, sendo observada em todo o Brasil.
Além disso, o atual regimento interno do sistema penitenciário estadual determina que todos os visitantes se submetam à revista. A medida da Seap, portanto, não representa qualquer novidade com relação aos advogados. Nos presídios federais, como o de Mossoró, todos passam por detectores de metais, incluindo não só os advogados, mas também os defensores públicos, procuradores e o próprio juiz corregedor.
A recomendação conta, também, com o apoio do Sindicato dos Policias Penais (Sindppen-RN), que consideram a iniciativa um passo relevante para melhorar a segurança de todos, incluindo a dos próprios apenados e de seus advogados.