O primeiro quadrimestre apresentou uma redução significativa em um dos principais aspectos para a garantia da segurança pública potiguar: diminuição na quantidade de roubos a estabelecimentos comerciais. Ao se comparar os meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2022 com o mesmo período de 2021, os índices criminais de roubos desta natureza tiveram queda de 35,4%.
Com base nos dados fornecidos pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), no primeiro quadrimestre de 2021, foram registrados 638 roubos ou assaltos a estabelecimentos comerciais no território potiguar, contra 412 casos registrados no mesmo período deste ano. Como já foi dito, isso significa uma queda de 35,4% crimes desta natureza em todo o Rio Grande do Norte.
No recorte de comparação mês a mês, no mês de janeiro do ano passado foram registradas 141 ocorrências, contra 128 registros em neste ano (-9,2%). Em fevereiro de 2021 foram 186 crimes de roubos comerciais no RN, contra 63 em fevereiro de 2022 (-66,1%). No mês de março de 2021, aconteceram 170 roubos a estabelecimentos no estado, enquanto neste ano foram 115 casos (-32,4%). Já no comparativo entre os meses de abril, foram 141 registros em 2021, contra 106 casos em 2022 (-24,8%).
Redução mês a mês
Na tarde desta quinta feira, 05 de maio, militares do GTO encontram local possivelmente usado como abrigo a malfeitores. Não se descarta a possibilidade dos menores que ontem cometeram roubo na Ilha de Santana terem usado o local para esconderijo.
Quando patrulhas foram avançando, viu-se alguns cidadãos correndo mata adentro a uma distância que não foi possível aborda-los.
A Polícia Militar segue vigilante e à disposição da população caicoense.
Um criminoso rendeu na tarde desta quinta-feira (5) funcionários de uma lotérica na cidade de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, e roubou o dinheiro que estava em caixa, além de pertences.
O crime foi registrado pelas câmeras de segurança do local (veja o vídeo). O bandido aparece agindo sozinho nas imagens.
De acordo com a Polícia Militar, o assalto aconteceu por volta das 13h na lotérica do Alto de São Manoel.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4), por 449 favoráveis e 12 contrários, o projeto de lei que institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Oriundo do Senado, a matéria segue para sanção presidencial.
Pelo texto, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente tanto em hospitais públicos e quanto em privados. Nos demais casos, o piso será proporcional: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do valor para os auxiliares de enfermagem e para as parteiras.
Com a galeria do plenário lotada de profissionais que defendem a proposta, essa foi a primeira votação após as restrições impostas pela pandemia de covid-19 em que foi permitida a presença do público externo.
O texto estabelece que o piso da categoria será reajustado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e garante ainda a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assume nesta sexta-feira (6) de forma interina a Presidência da República. É a primeira vez que o senador mineiro fica à frente do Palácio do Planalto.
Terceiro na linha sucessória, Pacheco ficará à frente do Executivo porque o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), estão em viagens ao exterior.
Bolsonaro tem agenda nesta sexta-feira em Georgetown, na Guiana, com previsão de retornar a Brasília no final do dia.
Mourão está desde quinta-feira (5) em Montevidéu, no Uruguai, onde terá encontro com a vice-presidente daquele país, Beatriz Argimón, nessa sexta. Mourão retorna no sábado (7) a Brasília.