O policial penal Victor Valença, preso em Pernambuco na tarde de sábado (09), após confessar ter cometido dois assassinatos em Natal e o sequestro de um músico, também é suspeito de participar de um esquema criminoso envolvendo três advogados e uma facção criminosa com atuação no estado. A informação foi confirmada por uma fonte do PortalBO nesta segunda-feira (11).
De acordo com a fonte, o policial está sendo investigado pela Polícia Civil e de maneira administrativa pela SEAP por possível relação com os três advogados presos durante a “Operação Carteiras”, desencadeada na última sexta-feira (08), no Rio Grande do Norte. Valença estava inclusive, participando de um curso para que ficasse afastado das funções diante da suspeição.
A reportagem do PortalBO procurou a Secretaria de Administração Penitenciária através da assessoria de comunicação que não confirmou a informação
Portal BO
O índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti em Caicó (RN), caiu de 5,7% para 3,2%, de acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses.
O coordenador do CCZ, Luciélio Henrique, disse que “atribui a redução ao trabalho dos agentes de endemias realizado nas regiões onde os índices são considerados altos e a operação com o carro fumacê. Outro fato, é que a população têm se conscientizado da necessidade dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito que transmite não só a dengue, mas, também, a Zika e a chikungunya“, afirma.
Operação Festa de Sant’Ana contra a Dengue
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Luciélio Henrique, contou também que a partir desta segunda-feira (11), os agentes de endemias estarão focados no que chamou de Operação Festa de Sant’Ana.
A capital paulista conta agora com quatro hospitais veterinários públicos. A nova unidade, um convênio da prefeitura com a Universidade de São Paulo (USP), começou a funcionar na última sexta-feira (1º). O serviço é voltado à população de baixa renda, assistida por programas sociais, e há uma triagem social prévia. Nas outras três unidades, a comprovação é por autodeclaração.
“São Paulo, entre todos os municípios do estado, é um dos quatro que possuem hospital veterinário. E é o único do país que possui quatro unidades abertas no modelo que a gente possui, com atendimento clínico, cirúrgico, de internação”, aponta Daniel Leite da Silva, diretor da Divisão de Hospitais Veterinários Públicos da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).
O hospital tem salas de emergência, enfermagem, consultórios de atendimento para clínica médica e especialidades, além de centro cirúrgico e serviços de cardiologia, oncologia, oftalmologia e diagnóstico por imagem. O local tem capacidade para realizar cerca de 3,5 mil atendimentos por mês. “No ano de 2021, as três unidades chegaram a 120 mil atendimentos”, apontou Silva.
Vão atuar na unidade: nove médicos veterinários especialistas, 27 médicos veterinários residentes, 20 estagiários, 17 integrantes da equipe de apoio, entre auxiliares veterinários, recepcionistas, assistente social e técnicos em radiologia. A equipe vai atuar em conjunto com 100 docentes de diversas áreas de medicina veterinária da USP.
O Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. O total de casos foi contabilizado pela Agência Brasil, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.
O Ministério da Saúde informa que os outros casos foram registrados nos estados de Minas Gerais (14), Paraná (três), Rio Grande do Sul (três), Ceará (dois), Rio Grande do Norte (dois), Goiás (dois) e Distrito Federal (um).
Agência Brasil
O Vasco retomou a rota das vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (9), o Cruzmaltino foi a Criciúma (SC) e superou o time da casa por 1 a 0, no estádio Heriberto Hülse, pela 17ª rodada.
O Gigante da Colina, segundo colocado, foi a 34 pontos e diminuiu para quatro a diferença do líder Cruzeiro – mais cedo, a Raposa foi surpreendida pelo Guarani, por 1 a 0, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP). O Tigre, com a derrota, segue com 23 pontos e caiu para o sétimo lugar, ultrapassado por Sport e Tombense, que bateram Londrina e Chapecoense por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente, também neste sábado.
Agência Brasil