Policiais civis da 46ª Delegacia de Polícia de Caicó, deram cumprimento, nesta sexta-feira (05), a um mandado de busca e apreensão em desfavor de Juliano Pereira de Lima, de 24 anos, na localidade Vila Carlindo Dantas, no Bairro Itans.
Ao longo das diligências, foram encontrados apetrechos utilizados para pesagem e comercialização de drogas, além de R$ 721,00 (setecentos e vinte e um reais), maconha e cocaína, motivo pelo qual Juliano Pereira, foi preso em flagrante delito pela suspeita da prática do crime de tráfico de drogas.
Ele foi conduzido até a Delegacia e encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo Whatsapp da DP Caicó 84 3421-6029.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, a partir desta sexta-feira (5) propostas para a contratação, por meio de licitação, de obra de restauro e reforma do prédio do antigo Grupo Escolar Augusto Severo, destinado ao Centro de Extensão, Cidadania e Cultura da UFRN. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União, o edital e demais anexos podem ser acessados no Portal de Compras do Governo Federal. A abertura das propostas está agendada para o dia 26 de agosto.
A licitação acontecerá na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), aberta à participação de interessados cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto a ser contratado, e que estejam com credenciamento regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). Mais informações podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail licitacaoufrn@gmail.com, ou ainda pelos telefones (84) 99193-6375 e (84) 99193-6071.
Localizado no bairro da Ribeira, o prédio do Grupo Escolar Augusto Severo é, desde 2010, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. A UFRN desenvolveu projetos para o restauro e os recursos recebidos foram destinados à elaboração de outra parte dos projetos, os quais já foram concluídos e aprovados pelo Iphan. Os recursos para execução da obra foram liberados em maio deste ano pelo Ministério da Educação (MEC), na ordem de R$ 5 milhões.
O Centro de Extensão, Cidadania e Cultura da UFRN contribuirá para a formação técnica e cidadã da população e para a sua inserção no mundo do trabalho; para promover conhecimento sobre a história da educação, do direito e do valor patrimonial do edifício; para ampliar o acesso da população às artes e à cultura, além de contribuir para a revitalização do Centro Histórico de Natal.
Um homem foi preso por fazer ameaças com uma arma de fogo em uma academia de musculação, no final da tarde de ontem (4), na cidade de São Miguel, na Região Oeste potiguar. O motivo do crime ou a identidade do homem não foram revelados. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
Segundo a Polícia Militar, uma denúncia de “movimentação estranha” nas imediações de uma academia da cidade foi comunicada. As informações davam conta de que havia um homem portando uma arma de fogo e ele estava ameaçando frequentadores do estabelecimento. As informações são do Portal da 96FM.
Foi posicionada uma viatura nas imediações da academia em questão e, no momento oportuno, quando o suspeito saiu em um veículo – de cor Branca – houve a abordagem, com a apreensão de uma pistola, carregador e munições intactas. Além disso, o homem recebeu voz de prisão.
A literatura potiguar vai estar presente nas escolas das redes estadual e particular de ensino no Rio Grande do Norte. O Governo do Estado sancionou, nesta sexta-feira (5), lei que obriga as escolas a utilizarem as obras dos autores do estado em suas atividades interdisciplinares.
A lei, de autoria do deputado estadual Francisco do PT, visa preservar a identidade cultural e a literária regional dentro da sala de aula, apoiando o patrimônio estadual. Na opinião do justificativa da proposta, o deputado defendeu que a produção em sala de aula, voltada ao estudo e desenvolvimento de obras literárias potiguares, torna-se imprescindível para a construção de conhecimento e expansão dos projetos socioculturais literários.
Segundo Francisco do PT, o estado já vem implementando ações que apoiam a literatura potiguar e incentiva os escritores do Rio Grande do Norte. Dentre essas iniciativas está o RN Literário, projeto que fomenta a cultura do livro na rede estadual de ensino, assegurando e fortalecendo a democratização da acessibilidade aos livros e à literatura.
Um novo tremor na costa do Litoral Norte potiguar aconteceu nesta sexta-feira (5). A atividade foi registrada pelo Laboratório de Sismologia da UFRN (LABSis/UFRN). De acordo com a instituição, o temor foi de 1.6 na Escala Richter (mR) e aconteceu no mar da altura do município de Touros. É a terceira vez desde o início da semana que ocorre vibrações no meio do mar.
Segundo o professor e geofísico do Laboratório de Sismologia da UFRN (LABSis/UFRN), Eduardo Menezes, foi o primeiro registro da Nova Estação de Monitoramento, parceria entre o Laboratório com a prefeitura e defesa civil de Touros. Ainda segundo o cientista, a frequência de sismos na mesma área é “considerado normal” e não tem como “afirmar nada ainda sobre o assunto”, declarou.
Segundo informações do LabSis, o Nordeste brasileiro é formado por diversos fragmentos de rochas muito antigas, com maior probabilidade de produzirem atividade sísmica local. Além disso, as camadas de solo são bastante rasas, com camadas finas de terra variando entre 4 e 25 metros acima da rocha. Em algumas localidades, a camada é tão fina que a rocha chega a ficar exposta.
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (4/8) uma proposta de lei geral para concursos públicos para vagas em órgãos federais. Entre outros pontos, a regra passa a permitir a aplicação de provas de concursos públicos a distância e on-line. O texto segue agora para análise do Senado.
O projeto estabelece regras para todas as etapas da seleção – autorização, planejamento, execução e avaliação – de concursos. Estados e municípios poderão definir normas próprias. “O que se propõe é uma lei com normas mínimas para, preservando as experiências de sucesso já em andamento, contribuir para a efetiva realização e para a modernização dos concursos públicos no país”, explicou Eduardo Cury (PSDB), relator do parecer.
O projeto determina que os concursos públicos deverão realizar avaliação por provas, ou provas e análise de títulos. Também será possível a etapa de curso de formação. As avaliações ainda poderão ser feitas a distância, on-line ou por plataforma eletrônica com acesso individual seguro. Regras específicas, entretanto, deverão ser definidas após consulta pública e observação de padrões de segurança da informação.
Metrópoles
Os registros de dengue aumentaram 740% este ano no Rio Grande do Norte, ao se comparar com o mesmo período do ano passado. Até o último dia 16 de julho, foram confirmados 6,4 mil casos prováveis da doença, o que representa uma incidência de 952,03 por 100 mil habitantes, de acordo com o mais novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
Ainda em 2022, seis potiguares morreram em decorrência de complicações da infecção pelo vírus da dengue — que é transmitido aos humanos pelo mosquito Aedes aegypti. Há, também, outras 17 mortes em investigação laboratorial. Ao todo, foram confirmados 6.440 casos de dengue em 2022, contra 766 de 2021.
Os dados foram publicados no boletim da semana epidemiológica 28 e trazem informações acerca de três arboviroses (as doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos): dengue, zika e chikungunya.
O vírus da dengue possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). No Rio Grande do Norte, segundo a SESAP, o sorotipo DENV-2 é o mais prevalente.
Hoje é o último dia para a realização de convenções partidárias visando as eleições de 2022. No Rio Grande do Norte, o Podemos deixou para o início da noite desta sexta-feira a realização do encontro no qual anunciará se o senador Styvenson Valentim será candidato a governador. A avaliação é que a possível candidatura faça com que a disputa no Estado tenha mais chances de ir a um segundo turno.
Entre os 34 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Podemos é a 29ª legenda a oficializar, em convenção no último dia do prazo legal, a participação nas eleições de 2022 no Rio Grande do Norte. Até a noite de ontem, persistia a indefinição em torno do anúncio de uma chapa majoritária, tendo à frente o senador Styvenson Valentim como presumível candidato a governador do Estado.
Ao conceder entrevista à rádio 96 FM, ontem à noite, o senador afirmou que fará o anúncio sobre a decisão se será candidato ou não, na convenção do Podemos, nesta sexta-feira, às 18 horas. Durante a entrevista, os apresentadores insistiram para ele confirmar se será candidato, mas ele evitou uma declaração definitiva.
“O senador ainda não nos procurou e nem anunciou nada, estamos na mesma ainda”, disse o secretário geral da Comissão Estadual Provisória do Podemos, o médico Geraldo Pinho Alves.
Policiais militares do Rio Grande do Norte cumprem um mandado judicial de despejo de cerca de 340 família de um acampamento do Movimento Sem Terra em Rio do Fogo, no Litoral Norte, potiguar, nesta quinta-feira (4).
Moradores da Comuna Paraíso dos Carajás afirmam que foram pegos de surpresa e alegam que a ação é ilegal. Eles filmaram a chegada da polícia ao local, ainda durante a manhã.
A Polícia Militar afirma que apenas presta apoio ao oficial de Justiça. Segundo a corporação, a decisão é da Comarca de Touros.
Em nota, o MST do Rio Grande do Norte lembrou que, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), todos os despejos em território nacional estão suspensos até outubro.
A Polícia Federal apreendeu na manhã desta quinta-feira (4), em Natal, R$ 2.710 em notas falsas de real. Um homem de 25 anos também foi preso em flagrante. Ele mantinha em casa mudas de maconha em uma estufa improvisada.
A prisão ocorreu em uma casa localizada no bairro do Alecrim, Zona Leste da capital potiguar. Os policiais cumpriam mandado de busca e apreensão durante ação que investigava possível transação de dinheiro falsificado remetido pelos Correios. No endereço indicado, encontraram 110 cédulas de real falsificadas, nos valores de R$ 20, R$ 50 e R$ 100, e se depararam com cinco mudas de maconha que estavam sendo cultivadas em um dos cômodos da residência.
A PF também apreendeu no local dois celulares e 245 frascos da substância entorpecente conhecida como “loló”.
Detido em flagrante, o suspeito foi submetido a exame de corpo de delito no Itep e se encontra custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça.
A mulher acusada de mandar o matar o próprio marido, o funcionário público e empresário Marcos Antônio Braga Ponte, em 2018, foi condenada a 18 anos e 8 meses de prisão nesta quinta-feira (4). O júri popular aconteceu em Macaíba, na Grande Natal.
Além da mulher, o amante dela e outro homem foram condenados a 21 anos e quatro meses de prisão por terem executado o crime. Um quarto acusado foi absolvido pelo júri, que começou na última terça-feira (2).
Brena Katuana foi condenada a 18 anos e 8 meses de prisão como mentora do crime de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe (questão financeira) e impossibilidade de defesa da vítima.
Os outros condenados são Ivan Vicente e José Everton dos Santos, foram condenados a 21 anos e quatro meses por participarem diretamente da execução.
Uma aposta feita em Mossoró (RN) acertou as seis dezenas do Concurso 2.507 da Mega-Sena nesta quinta-feira (4) e vai receber R$ 5,5 milhões. O sorteio ocorreu na noite de hoje no Espaço Loterias CAIXA, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. As dezenas sorteadas foram: 04 – 06 – 12 – 34 – 35 – 53.
A aposta ganhadora, uma aposta simples da Teimosinha (quando o jogador escolhe os números e repete o jogo por pelo menos três sorteios , foi feita na Lotérica A Zebra.
A quina teve 47 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 38.165,32 e a quadra teve 3.385 apostas ganhadoras, com prêmios de R$ 757,02.
No próximo concurso, com sorteio no sábado (6), o prêmio estimado é de R$ 3 milhões.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com um veto, a lei que fixa pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O ato foi publicado nesta sexta-feira (5) no “Diário Oficial da União” (DOU).
O texto do projeto, aprovado pela Câmara e pelo Senado, fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado, valor que serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).
Enfermeiros: R$ 4.750
Técnicos de enfermagem: R$ 3.325
Auxiliares de enfermagem: R$ 2.375
Parteiras: R$ 2.375
O texto aprovado pelo Congresso determinava que os pisos seriam atualizados anualmente com base na inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). No entanto, esse trecho foi vetado por Bolsonaro.
O ator, escritor e diretor Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (5), aos 84 anos. Considerado um dos maiores humoristas do Brasil, o apresentador do “Programa do Jô”, exibido pela TV Globo, estava internado desde 25 de julho no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, para tratar de uma pneumonia.
A causa da morte ainda não foi divulgada. O enterro e velório do corpo de Jô serão reservados à família e amigos, em data e local ainda não informados.
José Eugênio Soares nasceu no Rio de Janeiro em 16 de janeiro de 1938. Era o único filho do empresário Orlando Heitor Soares e de Mercedes Leal Soares. Em entrevista ao Fantástico em 2012, Jô comentou que “pelo fato de sempre ter sido gordo, preferia ser mais conhecido pelo espírito do que pelo físico”.
g1
Na semana de 22 de agosto, o Jornal Nacional dá início a uma série de entrevistas com candidatos à Presidência da República. William Bonner e Renata Vasconcellos vão conduzir as entrevistas, ao vivo, direto dos estúdios da TV Globo, no Rio.
A conversa com cada candidato será transmitida por TV Globo, Globoplay e g1. As íntegras de todas as entrevistas ficarão disponíveis no Globoplay e no g1.
Foram convidados os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Datafolha em 28 de julho: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).
Um sorteio realizado em 1º de agosto com representantes dos partidos definiu as datas e a ordem das entrevistas. Neste encontro, as cinco candidaturas foram informadas de que o prazo final para confirmação da presença terminava em 4 de agosto.