Alvo da Operação Anjos da Guarda, o grupo que pretendia resgatar a cúpula do Primeiro Comando da Capital de presídios do Distrito Federal e Rondônia – entre eles o chefe da facção, Marcola – tinha três planos de fuga, que foram comunicados aos detentos por meio de mensagens codificadas transportadas por advogados. De acordo com a Polícia Federal, o primeiro plano tinha o nome STF e tratava de invasão à penitenciária federal.
O segundo, batizado STJ, envolvia o sequestro de autoridades do sistema penitenciário. Havia ainda o plano ‘suicida’ que envolvia uma ‘provável’ rebelião, iniciada pelo próprio Marcola, com a tomada de um servidor público como refém.
As informações constam de decisão proferida pelo juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara Federal de Brasília, responsável por expedir os 11 mandados de prisão preventiva cumpridos pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (10).
Como mostrou o Estadão, os investigados pretendiam soltar não só Marcola, mas também outros líderes da facção – Edmar dos Santos, conhecido como Quirino, Cláudio Barbará da Silva, o ‘Barbará, Reinaldo Teixeira dos Santos, Valdeci Alves dos Santos, o ‘Colorido’, este natural de Jardim de Piranhas (RN) e Esdras Augusto do Nascimento Júnior.
Policiais civis da 53ª Delegacia de Polícia de Pau dos Ferros, prenderam em flagrante, nesta terça-feira (09), Barnabijones Medeiros da Silva, mais conhecido como “Bibi”, de 38 anos. Ele foi detido em uma chácara no Sítio Torrões, zona rural de Pau dos Ferros; no local foi apreendido um vasto material explosivo utilizado para estouro de caixas eletrônicos em agências bancárias. Além disso, também foram apreendidos: um veículo Gol de cor prata, ano 2009 e placas MZK-0865 com inscrição em Mossoró com queixa de roubo, dois rifles calibre. 44 (com várias munições), dois coletes balísticos, munições de espingarda calibre 12 e oito baldes de grampos que seriam espalhados nas vias para dificultar a chegada das viaturas policiais nos locais de crime.
Barnabijones Medeiros foi autuado pela suspeita dos crimes de: posse, detenção, fabricação ou emprego de artefato explosivo ou incendiário, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, porte ilegal de arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, receptação e associação criminosa. Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
O Prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, preocupado em posicionar melhor os pequenos empreendedores que ainda estão na informalidade, está juntamente com o Sebrae, viabilizando a implantação da Sala do Empreendedor.
Sobre o assunto, na manhã de terça-feira (09), José da Paz Dantas (Paizito), subsecretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, participou de reunião com Pedro Medeiros, gerente do escritório do Sebrae em Caicó, e com o Agente Territorial/Consultor, Hélmani de Souza Rocha.
A Sala do Empreendedor, vai servir para atender os micro e pequenos empresários que estejam querendo sair da informalidade, para a regularização de MEI, indicação para a conseguir o alvará de funcionamento e prestação de outros serviços relacionados.
“Esse foi o primeiro passo para a criação da Sala. Já tinha falado com o prefeito. Então, nos reunimos. Pegamos toda a documentação necessária e vai ter uma outra reunião, desta vez com a presença do Dr. Tadeu, para a assinatura dos termos da parceria que vai garantir a viabilização do projeto”, disse Paizito.
Servidores municipais lotaram o plenário da câmara de vereadores de Caicó na noite desta quarta-feira (10). Eles foram acompanhar a votação do projeto de lei sobre o pagamento do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, aprovado com unanimidade por todos os vereadores.
O trabalho destes profissionais é importe, pois eles atuam diariamente na promoção à saúde da família, serviços de vigilância epidemiológica e ambiental e de combate a endemias, orientando a população.
O agente comunitário de saúde possui várias atribuições voltadas ao trabalho de prevenção de doenças na atuação direta com a comunidade. O agente de combate às endemias atua em conjunto, vistoriando imóveis e terrenos baldios no combate à dengue, escorpiões e outras doenças.
“A aplicação do piso salarial, é um direito conquistado e justo para esses trabalhadores”, disse Ivanildo do Hospital – presidente da Casa Legislativa.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso o motorista ultrapasse o sinal vermelho, exceto em uma situação: se o motorista for virar à direita (desde que a conversão seja permitida).
Isso passou a valer com a atualização da lei de trânsito, em vigor desde 12 de abril de 2021. Antes da mudança na regra, a parada era obrigatória sempre.
Apesar disso, o motorista deve se aproximar da sinalização com prudência e dar passagem a veículos e pedestres que tenham prioridade. E é necessário que existam placas de sinalização indicando a permissão para efetuar a manobra.
“O condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência”, afirma o artigo 44.
Quase metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda. A necessidade pela realização de bicos foi relatada por 45% dos entrevistados em uma pesquisa amostral conduzida pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), empresa fundada por executivos que respondiam pelo extinto Ibope Inteligência (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).
O levantamento, divulgado hoje (10), foi encomendado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), uma organização não governamental que desenvolve iniciativas com foco no combate às desigualdades, na promoção dos direitos humanos, na participação social e na defesa do meio ambiente.
A pesquisa foi planejada com o objetivo de revelar dados da percepção da população sobre questões sociais, raciais, de gênero e de orientação sexual. Entre 1º e 5 de abril, foram entrevistadas 2 mil pessoas em 128 municípios espalhados por todas as regiões do território nacional.
Agência Brasil
Policiais militares do Grupo Tático Operacional – GTO, apreendem na tarde desta quarta-feira (10), um adolescente que tinha se vadido do CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO – CASE, de Caicó (RN).
O adolescente foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil e depois de volta para o internamento.
A informação que chegou ao comando do 6⁰ BPM, foi que o menor tinha pulado o muro da instituição em fuga.
No começo da tarde desta quarta-feira (10), foram apreendidos pela equipe de operações especiais da PRF, no município de Marizópolis/PB, cerca de 18kg de drogas.
Por volta das 12h20min, a equipe da Polícia Rodoviária Federal, realizava ronda na BR-230, km 482, próximo a Marizópolis/PB quando avistou um veículo VW GOL, cor vermelha. Os ocupantes, ao perceberem a viatura, adentraram bruscamente em um posto de combustível às margens da rodovia.
Diante da situação, a equipe realizou a abordagem e ao solicitar que o condutor abaixasse os vidros do veículo, teve acesso a diversos tabletes embalados no assoalho traseiro. Após verificação do conteúdo das embalagens ficou confirmado tratar-se de drogas, totalizando aproximadamente 15 kg de substância análoga a cocaína e 3 kg de substância análoga ao crack. O material ilícito, segundo os ocupantes do veículo, tinha como destino a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
O condutor, um homem de 38 anos foi detido e um adolescente de 16 anos foi apreendido. Eles poderão responder por tráfico de drogas e ato infracional análogo ao tráfico de drogas, respectivamente.
Os Correios realizam, no próximo dia 22 de agosto, em Natal, a venda de bens móveis considerados inservíveis ou obsoletos para as atividades da estatal. Ao todo, são disponibilizados 1.084 itens divididos em 9 lotes, incluindo empilhadeiras, equipamentos de refrigeração, smartphones, eletroeletrônicos, cadeiras, bicicletas e sucata.
O período de visitação aos bens segue até o dia 19, das 9h às 16h, mediante agendamento. Os lotes 1 a 6 estão disponíveis na unidade dos Correios situada na Rua Chile, 178, Ribeira. Já os lotes 7 a 9 encontram-se no endereço da Rua Lauro Medeiros, 1854, em Lagoa Nova.
As propostas serão acolhidas até as 11h do dia 22 e podem ser entregues fisicamente ou por meio eletrônico, em formulário próprio disponibilizado pelos Correios.
A venda será realizada mediante dispensa de licitação e será considerado vencedor o proponente que apresentar o maior valor para compra do lote, respeitados os valores mínimos fixados pelos Correios. Agendamentos e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3673-6070 ou e-mail sbem-cpas-rn@correios.com.br.
O cantor Alcymar Monteiro virou notícia após gritar com a banda dele em um show. Irritado ele repetia, aos gritos: “Quem tem que aparecer sou eu”. Após o episódio, alguns músicos decidiram se demitir.
Em uma apresentação de Santa Terezinha, de Pernambuco, o artista, que é um dos nomes tradicionais da música nordestina, parou o show para dar uma bronca com os músicos da banda que o acompanhava.
Ele afirmou que ele é quem tinha que aparecer ali e não a banda. “Quem tem que aparecer sou eu. Trinta e seis anos de luta. Dou essas broncas, se não vira bagunça. Quem tem que aparecer sou eu. Eu não sou o artista ou não sou?”
Depois do ocorrido, alguns músicos da Banda Forroteria, que faz os shows com o cantor, anunciaram, nas redes soociais, que pediram demissão.
Uma adolescente de 17 anos, natural do Rio Grande do Norte, foi resgata de uma suposta situação de exploração do trabalho infantil no bairro Jangurussu, em Fortaleza (CE), na última quinta-feira (4). O caso foi revelado quando ela pediu ajuda a um grupo de pessoas que estava em um estabelecimento comercial na região. De acordo com relatos de pessoas que estavam no local, ela estava vendendo bombons e aparentava estar com medo. A adoelscente foi encaminhada à Casa da Criança e do Adolescente, no bairro São João do Tauape, pelo Conselho Tutelar.
A jovem chegou em Fortaleza há cerca de dois anos à procura da mãe, mas passou a morar com outros familiares, que são os principais suspeitos de colocá-la em situação de escravidão e não suprir suas necessidades básicas como acesso à alimentação, educação e saúde. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) investiga o crime de exploração do trabalho infantil.
O acolhimento pela Casa da Criança e do Adolescente é confirmado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Em comunicado complementar, a Secretaria de Direitos Humanos informou que ela recebeu atendimento da rede socioassistencial e foi encaminhada para o serviço de acolhimento municipal.
Um Boletim de Ocorrência (B.O) também foi registrado na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca), que ouviu testemunhas e está apurando os fatos. A pasta de segurança informou que outras informações não serão repassadas para não interferir no encaminhamento das investigações.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Anjos da Guarda, com o objetivo de desfazer o plano de resgate de líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), que atualmente estão presos nas Penitenciárias Federais de Brasília e Porto Velho (RO). Entre eles, está o narcotraficante Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, que foi condenado a mais de 300 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, roubo, tráfico de drogas e homicídio.
Em março deste ano, Marcola foi transferido de Brasília para Porto Velho, em Rondônia. De acordo com a Polícia Federal, o plano para soltar o líder contava com uma rede de comunicação estabelecida entre advogados, que extrapolavam as suas atividades legais, ao transmitir tanto as cobranças dos custodiados quanto os retornos das mensagens dos criminosos envolvidos no resgate.
A PF informou, ainda, que além do provável resgate dos presos, a organização criminosa pretendia sequestrar autoridades para conseguir a soltura de criminosos. Para organizar as atividades ilícitas, os investigados aproveitavam os atendimentos e as visitas em parlatório (local de visita com o preso), usando como códigos para a comunicação situações jurídicas que não existiam.
A Operação Anjos da Guarda recebe o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Estão na equipe da ação cerca de 80 policiais federais para cumprir 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em três unidades da Federação: Distrito Federal (Brasília); Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Três Lagoas) e São Paulo (São Paulo, Santos e Presidente Prudente).
Uma advogada foi condenada pela Justiça a 4 anos e seis meses de reclusão por integrar uma facção criminosa no Rio Grande do Norte, segundo denúncia do Ministério Público.
A ré foi presa em 10 de junho de 2019, como um dos alvos da operação Emissários. Além dela, outros advogados foram presos na mesma ação.
Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN, eles eram responsáveis por repassar ordens dos chefes de uma facção criminosa que estavam detidos em unidades prisionais potiguares a integrantes do grupo que ainda estavam nas ruas.
Na denúncia, o MPRN apontou que a advogada atuava transmitindo recados, com teor criminoso, de presidiários custodiados no presídio estadual Rogério Coutinho Madruga para os demais integrantes da facção em liberdade, bem como o inverso, utilizando-se da sua atividade profissional.
Uma mulher foi presa na manhã desta quarta-feira (10) na Zona Sul do Rio por um golpe milionário contra a própria mãe. Enganada e depois ameaçada, a idosa sofreu um prejuízo de pelo menos R$ 700 milhões, entre pagamentos sob extorsão e bens roubados, como obras de arte de artistas renomados — entre eles, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral — e joias.
Além da filha, duas pessoas haviam sido presas até a última atualização desta reportagem.
A filha é um dos alvos da Operação Sol Poente, da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade. Agentes saíram para cumprir, no total, seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão.
Como foi o golpe
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a analisar hoje (9) a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nos registros de candidaturas às eleições de outubro. Os ministros avaliam a restrição de dados dos candidatos no sistema DivulgaCand, que contém a lista de bens declarados, como imóveis e aplicações financeiras.
O julgamento é motivado pelo processo no qual um politico que concorreu às eleições de 2020 pediu a exclusão de seus dados da plataforma após receber ameaças durante o processo eleitoral.
Ao analisar o caso, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, defendeu a manutenção do registro dos dados, mas somente para informações que comprometam a vida privada dos candidatos. Para o ministro, as regras não podem dificultar a fiscalização das candidaturas.
Em seguida, um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes suspendeu o julgamento. A data para retomada ainda não foi definida.
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) começou a fornecer ao Sistema Único de Saúde (SUS) o medicamento biológico adalimumabe biossimilar a partir desta segunda-feira (9). O biofármaco é indicado para o tratamento de oito doenças no SUS, e o instituto estima que 60 mil pacientes o utilizam em seus tratamentos.
Segundo Bio-Manguinhos, o adalimumabe é o produto com o maior número de indicações e de pacientes vivendo com doenças reumatológicas e doença de Crohn simultaneamente. Ele é indicado para artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, psoríase, doença de Crohn, hidradenite supurativa e uveíte, além de artrite idiopática juvenil.
Até então, o medicamento era importado, mas Bio-Manguinhos vai incorporar totalmente a produção devido a uma parceria com o laboratório alemão Fresenius Kabi, que detém a tecnologia, e com o laboratório privado nacional Bionovis. Mais de 500 mil seringas do medicamento serão disponibilizadas ao SUS já no primeiro ano do fornecimento.
O adalimumabe é o quinto produto da cesta de tratamentos para reumatologia no portfólio de Bio-Manguinhos, que já produz o infliximabe, o etanercepte, o golimumabe e o rituximabe. Além disso, ele é o segundo para doenças inflamatórias intestinais, após o infliximabe.
O Flamengo fez valer a vantagem de jogar em casa e derrotou o Corinthians por 1 a 0, na noite desta terça-feira (9) no estádio do Maracanã, e se garantiu na semifinal da Copa Libertadores, onde enfrentará o vencedor do confronto entre Talleres (Argentina) e Vélez Sarsfield (Argentina), que triunfou na ida por 3 a 2.
Após se despedir da competição continental, o Timão tem um difícil desafio contra o Palmeiras no próximo sábado (13) pelo Brasileiro. Um dia depois o Flamengo recebe o Athletico-PR no Maracanã.
Agência Brasil