Uma mulher foi presa na manhã desta quarta-feira (10) na Zona Sul do Rio por um golpe milionário contra a própria mãe. Enganada e depois ameaçada, a idosa sofreu um prejuízo de pelo menos R$ 700 milhões, entre pagamentos sob extorsão e bens roubados, como obras de arte de artistas renomados — entre eles, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral — e joias.
Além da filha, duas pessoas haviam sido presas até a última atualização desta reportagem.
A filha é um dos alvos da Operação Sol Poente, da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade. Agentes saíram para cumprir, no total, seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão.
Como foi o golpe
A Polícia Civil do RJ afirma que a filha elaborou todo o plano. O primeiro passo foi contratar uma mulher para abordar a mãe no meio da rua e alertá-la sobre uma morte iminente na família — no caso, a da própria filha.
Essa mulher, que se disse vidente, levou a idosa a outras duas comparsas, apresentadas como uma cartomante e uma mãe de santo, que confirmaram a previsão e lhe sugeriram pagar por “um trabalho” para salvar a filha.
Assustada, a idosa contou tudo para a filha. A mulher, então, prosseguiu com o plano e fingiu ficar apavorada, suplicando para a mãe fazer o trabalho espiritual.
g1