Representantes da Polícia Federal (PF) conheceram, na manhã desta terça-feira (23), mais detalhes sobre os componentes internos da urna eletrônica Modelo UE2020. O modelo mais atual do equipamento foi aberto pelo coordenador de Tecnologia Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rafael Azevedo, no local montado para que diversas instituições possam fazer a inspeção dos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, na sede do TSE.
Após a operação de abertura da urna, Rafael Azevedo explicou o funcionamento dos componentes e programas contidos no equipamento e tirou dúvidas dos integrantes da equipe da Polícia Federal.
Transparência
Os técnicos da PF trabalham na inspeção desde segunda-feira (22) e devem permanecer até sexta-feira (26) no local.
A Justiça Eleitoral deverá contar com mais de 830 mil mesárias e mesários voluntários para as Eleições Gerais de 2 de outubro. A quantidade é 93% maior que a observada em 2018, quando, no pleito daquele ano, cerca de 430 mil mesários compareceram às seções eleitorais. Já o aumento registrado entre as Eleições Municipais de 2020 e as Gerais de 2022 é de 23%.
No geral, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais neste ano. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia da eleição.
O eleitor tem o prazo de cinco dias para contestar a convocação, a partir do recebimento. O trabalho é obrigatório, e a dispensa só ocorre em casos excepcionais, mediante apreciação de juíza ou juiz eleitoral.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou fim da epidemia de arboviroses (dengue e Chikungunya) no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela pasta nesta terça-feira (23) após mais recente boletim epidemiológico das arboviroses referente ao período compreendido entre a Semana Epidemiológica 1 até a 32, encerrada em de 13 de agosto de 2022.
Em relação aos casos de dengue, o pico de casos ocorreu na 20ª semana epidemiológica, mas a partir de então observa-se uma queda no número de infectados pelo mosquito Aedes aegypti até a 32ª semana.
O mesmo cenário vale para a Chikungunya, quando foi registrado maior quantidade de casos prováveis entre a 21ª e 23ª semana, assumindo, em seguida, uma curva decrescente. Tais comportamentos evidenciam o fim da situação de epidemia de dengue e Chikungunya no RN, como explica a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara.
“Atualmente, o Rio Grande do Norte anuncia o fim de uma epidemia de arboviroses, assumindo o estado de endemia, pois as arboviroses continuam sendo recorrentes, no entanto, sem aumentos significativos nos números de casos. Todavia, é necessário que as medidas de controle e prevenção continuem sendo adotadas, pois o enfrentamento das arboviroses exige envolvimento de diversos setores da sociedade”, destacou Sílvia Dinara.
A Polícia Federal, com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), deflagrou na manhã desta terça-feira (23), a Operação Interferência com o objetivo de combater atividade clandestina de exploração de radiofrequência nas cidades de Baraúna e Mossoró (RN).
Não houve cumprimento de mandados judiciais, apenas fiscalização administrativa.
De acordo com informações preliminares produzidas por aquela Agência, foram apontados indícios técnicos que comprovariam a existência de três rádios clandestinas funcionando em locais distintos naqueles municípios.
As condutas investigadas estão previstas na Lei Geral de Telecomunicações e os implicados, em caso de condenação, podem receber pena de dois a quatro anos de prisão, além de multa de R$ 10 mil (artigo 183 da Lei nº 9.472/1997).
Vem aí a festa da Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, paróquia localizada no Bairro Barra Nova, zona oeste de Caicó (RNM), inclusive, no evento que que acontece de 08 a 18 de setembro, serão comemorados 25 anos de criação da paróquia.
A programação religiosa terá inicio no dia 08 de setembro, com a procissão de abertura que sairá da Capela de São Pedro e São Paulo, no Bairro Walfredo Gurgel e tendo como destino a Igreja sede da paróquia onde haverá a missa de abertura e hasteamento da bandeira.
Os eventos sociais iniciam no dia 04 de setembro, com a primeira cavalgada da Santa Cruz e com um almoço drive-thru.
O Pe. Ricardo, atual pároco da comunidade, disse que: “são muitas pessoas que tornam a paróquia viva e fervorosa pela ação do Espírito Santo. Assim nossa festa é momento de lembranças e memória de tantas pessoas que já passaram por aqui”.
Na madrugada desta terça-feira (23), um veículo Corolla, de cor cinza, ano 2011 e placas NNV-6568/RN, foi furtado da frente da residência do proprietário, localizada na Rua Justino Dantas, Bairro Santa Costa, na zona leste de Caicó (RN).
A informação do dono é que o quando acordou pela manhã, o veículo não estava mais na frente de casa onde o deixou na noite anterior. De imediato, ele procurou a Delegacia de Polícia Civil para registrar a queixa do furto do carro.
O promotor de Justiça Vicente Elísio Neto, será um dos palestrantes da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que está sendo realizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Caicó. A palestra acontecerá nesta terça-feira (23), a partir das 16h, na sede da APAE.
O Dr. Vicente Elisio irá abordar o tema da pessoa com deficiência e as barreiras atitudinais, além de comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
Já a assistente social Ana Paula de Sena Cunha, irá trazer em sua abordagem, os critérios necessários para adquirir e manter o Benefício de Prestação Continuada – BPC.
A APAE – Caicó está há 49 anos atuando no município e conta atualmente com 175 assistidos e uma equipe Multidisciplinar composta de: Coordenação Administrativa e Pedagógica; fisioterapeutas; fonoaudiólogo; assistente social; psicólogas; educadores físicos; professores – cedidos pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura – SEEC, através da 10ª DIREC; professores cedidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes – SEMECE de Caicó; mais 21 funcionários vinculados administrativamente à instituição.
A Câmara de Vereadores de Caicó realizará audiência pública, nesta terça-feira (23), a partir das 19h, no Plenário Prefeito Inácio Bezerra, para discutir ações direcionadas às mulheres vítimas de violência.
Proposta pelo vereador Veranilson Pereira, a audiência é alusiva ao Agosto Lilás na busca de difundir ações que podem ser adotadas para garantir apoio para acolher estas mulheres.
Foram convidados diversas instituições para debater o assunto que é pertinente e exige uma resposta rápida para garantir o direito destas mulheres.
Uma denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte apontou que um advogado potiguar pode ter intermediado contatos entre lideranças do Sindicato do Crime (SDC-RN) e da facção fluminense Comando Vermelho (CV).
Na denúncia oferecida à Justiça, relativa à Operação Carteiras, os faccionados do Rio de Janeiro cobravam mais rigor no cometimento de crimes e no controle dos integrantes da facção potiguar. Historicamente, SDC-RN e CV são organizações criminosas parceiras desde a fundação do grupo potiguar, em 2013, e ambas rivais do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Num dos bilhetes interceptados pelo MPRN, a facção Comando Vermelho emite um comunicado para os “irmãos” do SDC-RN, com divergências a respeito da conduta de alguns integrantes em Mossoró, Oeste potiguar. A operação Carteiras prendeu três advogados no começo de julho.
Para o MPRN, os três advogados suspeitos, gozando das prerrogativas legais da advocacia, atuam levando e trazendo “catataus” (bilhetes com informações e comunicações criminosas de dentro de presídios), sendo o principal elo entre os faccionados “da tranca” (presos) e os “da rua” (lideranças soltas).
A operação tapa-buracos foi estabelecida para sanar os problemas causados pelas fortes chuvas do mês de julho e deve durar até o fim de 2022.
Nos primeiros 20 dias, cerca de 6 mil metros quadrados de vias foram pavimentadas. A meta é pavimentar 500 metros quadrados por dia até o fim do ano. Nesse processo são feitos remendos com recortes de áreas regulares, conserto de camada de base do pavimento, nivelamento de tampas e eliminação de defeitos crônicos (problemas causados por fatores recorrentes, como acúmulo de água da chuva).
Em paralelo a essa operação acontece a manutenção dos problemas de afundamento, ou seja, buracos profundos ocasionados por danos a rede de drenagem. As quatros zonas da cidade estão sendo contempladas e o serviço foi realizado em cerca de 200 pontos críticos. A expectativa é ampliar esse número para atender a todos os problemas na infraestrutura de pavimentação e drenagem da cidade.
Com o conceito Varíola dos Macacos: Fique Bem com a Informação Certa, o Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (22), em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção à doença. A ideia é conscientizar a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção, além de dar orientações sobre o que fazer em casos suspeitos de varíola dos macacos.
Números
Em todo o mundo, foram registrados mais de 41,5 mil casos da doença. No Brasil, conforme a última atualização do Ministério da Saúde, de 21 de agosto, há 3.788 casos confirmados. A campanha adverte que a principal forma de prevenção é evitar contato com pessoas infectadas ou objetos contaminados como, por exemplo, copos, talheres, lençóis e toalhas.
Tratamento
g1 – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal cumpra mandados de busca e apreensão em endereços de oito empresários que compartilharam mensagens golpistas em um grupo de uma rede social.
Os mandados estão sendo cumpridos nesta terça-feira (23) em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará.
Mensagens reveladas pelo site “Metrópoles” mostram que empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro passaram a defender um golpe de Estado caso Lula vença as eleições de outubro, derrotando o atual presidente
São alvos da operação: