Nesta ano, as eleições gerais de 2 de outubro, no Rio Grande do Norte, não terão a participação do Exército Brasileiro. Em reunião na manhã desta quarta-feira (14), foi reafirmado o que já havia sido acordado com o Governo do Estado de que, a segurança do pleito será garantida pelas forças de segurança do RN, ou seja, sem a necessidade de acionamento das Forças Armadas.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SESED), Cel. Araújo, disse que o Estado tem condições de garantir a segurança do pleito e acrescentou: “O comandante do Corpo de Bombeiros também colocou a disposição, bombeiros militares para reforçar o monitoramento dos locais de votação. Nós na Secretaria de Segurança, temos uma missão do Ministério da Justiça, que é a instalação do Centro de Comando de Controle, que é um acompanhamento a nível nacional para alimentar o Ministério da Justiça de tudo que está acontecendo nos Estados”. O Centro de Comando deve começar a funcionar no dia 1 de outubro e só encerra as atividades um dia depois do fim das Eleições.
Além disso, o Comandante Geral da PM, Cel. Alarico Azevedo, garantiu que todo o efetivo da PM está escalado para o dia do pleito, para fazer a guarda dos locais, a patrulha e a escolta das urnas. E para garantir o acesso rápido às informações relacionadas à segurança, foi desenvolvido um aplicativo em que os comandantes da polícia militar e o Núcleo de Segurança da Presidência do TRE-RN têm informações de quem são os agentes de segurança que estão em cada um dos mais de 1.500 locais de votação no Estado. “E vai-se disponibilizar um contato ‘0800’ para que os agentes de segurança da polícia militar entrem em contato com o CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) para tirar dúvidas ou solicitar reforço”, completou o Cel. Alarico Azevedo.
A Polícia Civil atuará em regime de plantão nas 10 regionais e na capital. Já a Polícia Federal, deve enviar equipes ainda na sexta-feira, dia 30 de setembro, para Caicó, João Câmara, Caraúbas e Pau dos Ferros para começarem as rondas nesses municípios de forma antecipada. A Polícia Rodoviária Federal terá, entre outras atribuições, a responsabilidade de fazer a escolta e o transporte das urnas que forem sorteadas no dia 1 de outubro, e serão utilizadas na auditoria, que acontecerá durante o período da votação, no dia 2. E ainda participarão do esquema de segurança, as Guardas Municipais dos 38 municípios potiguares que tem o serviço.
“Vamos trabalhar para garantir que as Eleições sejam tranquilas em nosso Estado. E até a realização do pleito realizaremos outros encontros, com a participação de juízes e chefes de cartórios para definir o esquema de segurança que melhor se adapta a cada município”, concluiu o desembargador Cornélio Alves.