A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) realizou nesta quinta-feira (15), mais uma operação “Tolerância Zero”. A ação foi desencadeada em Caicó, sendo coordenada diretamente pelo secretário da SEAP, Pedro Florêncio, com o objetivo de fiscalizar os detentos do regime semiaberto monitorados com tornozeleira eletrônica. Nenhuma irregularidade grave foi identificada.
A SEAP mobilizou efetivo de 40 policiais penais para fiscalizar in loco 28 monitorados na área urbana do município. Os servidores averiguaram o cumprimento das ordens judiciais sobre o uso do equipamento de monitoramento.
A ação foi coordenada pelo secretário Pedro Florêncio e contou com a participação da secretária adjunta, Ivanilma Carla, e da ouvidora da pasta, Anna Nunes. “A fiscalização dos tornozelados tem um efeito pedagógico importante ao demonstrar a presença da polícia na averiguação do cumprimento das sentenças. Esse tipo de operação contribui diretamente na redução da criminalidade e da reincidência criminal, colaborando com a segurança pública e paz social“, destacou o secretário.
Segundo Pedro Florêncio, a operação faz com que o apenado compreenda as regras para uso do equipamento no regime semiaberto. Os policiais penais foram até as residências dos tornozelados e nos locais informados para recolhimento noturno, sem constatar irregularidades.
Foram deslocados para a ação policiais da Penitenciária do Seridó, Cadeia Pública de Caraúbas, Central de Monitoramento Eletrônico, Central de Rádio e Videomonitoramento, Grupo de Escolta Penal, Departamento de Operações Táticas, Grupo de Operações Especiais e Gabinete de Segurança Institucional. A mobilização do efetivo extra não interferiu na rotina de segurança das unidades prisionais. Todos os policiais empregados na operação foram de efetivo extraordinário. O RN tem cerca de 3 mil monitorados com tornozeleira eletrônica.