Começa nesta segunda-feira (03) a 5ª edição do Curta Caicó. O festival, que se estende até o próximo sábado (08), conta com grande programação de mostras de filmes por vários espaços da cidade e da zona rural de Caicó, como forma de democratizar o acesso ao audiovisual.
A abertura do evento será ao lado do Arco do Triunfo, no dia 03/10, às 19 horas, com exibição de mostra “Kurta na Kombi”. Por esse mesmo projeto, também serão realizadas mostras na comunidade da Palma (04), na zona rural de Caicó, e no Bairro Frei Damião (05), sempre a partir das 19 horas.
Nesse ano, a programação também se estende pelo SESC Seridó e pelas universidades locais com exibições na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade de Medicina (UFRN), Instituto Federal do RN (IFRN Campus Caicó), Faculdade Católica Santa Teresinha e UNP. “Essa parceria com as instituições de ensino fortalece o evento e promove acesso ao audiovisual no meio acadêmico”, destacou Raildon Lucena, diretor do Curta Caicó.
A partir do dia 06, o festival passa a ser exibido no Cineland, sala de cinema local. Além dos filmes selecionados pelo festival, serão exibidos dois filmes convidados: “A Última Praga de Mojica”, de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira e “Marte Um”, de Gabriel Martins, indicação do Brasil na corrida do Oscar 2023.
Após as exibições no Cineland haverá programação cultural no Terraço Gastrobar com apresentações do Dj Gleydson Virgulino (dia 06), Renato Marinho (dia 07) e Daniel Marlon (dia 08).
Os filmes selecionados para as mostras competitivas irão concorrer a prêmios concedidos pelo júri oficial do festival em várias categorias. Haverá ainda o prêmio da crítica concedido pela ACCIRN (Associação de Críticos de Cinema do RN), em todas as mostras. O festival também irá distribuir dois prêmios especiais: um de distribuição concedido pela Tarrafa Audiovisual aos vencedores das mostras Nacional e Potiguar, além de um prêmio em serviços de pós-produção concedido pela Místika, no valor de R$ 5.000,00.
Com a presença de vários realizadores potiguares em Caicó, no sábado (08) será realizado um encontro para discutir as estratégias de fomento e de fortalecimento do audiovisual no estado. O Rio Grande do Norte conta hoje com vários festivais e uma produção crescente que vem ganhando notoriedade no cenário nacional e internacional.