Fazer cinema no Brasil é um ato de resistência. E é com essa perspectiva de “resistir” que o 5º Curta Caicó floresce em pleno semiárido potiguar proporcionando ao seu público o que há de melhor na produção de curta-metragem contemporânea, realizando oficinas audiiovisual para jovens caicoenses de escolas públicas e posicionando Caicó como importante vitrine para o cinema nacional.
Para esta edição, o festival adotou como mascote o pássaro “Acauã”, presente em toda a identidade visual do evento. A ave existia em abundância no curso d´água que passava próximo à casa forte do Cuó, chamado rio Acauã. De acordo com o pesquisador Olavo de Medeiros Filho, os topônimos “Acauã” e “Cuó” seriam sinônimos, sendo a primeira forma em tupi e a segunda em tarairiu e ambas as formas designavam o pássaro que dava nome ao rio e à região, que deram origem ao nome de Caicó.
A programação do 5º Curta Caicó começa nesta segunda-feira (03) e se estende até o sábado (08) em formato híbrido. A abertura oficial do evento será ao lado do Arco do Triunfo, um dos cartões postais da cidade, com o projeto “Kurta na Kombi” que depois se estende para a comunidade de Palma, na zona rural, e para o bairro Frei Damião.
Dos 813 filmes inscritos para esta edição, a curadoria selecionou 82 curtas-metragens que serão exibidos em várias janelas: em universidades públicas e particulares, no Sesc Seridó, no Cineland, sala de cinema local. Dessa forma, será possível acompanhar o Curta Caicó em diversos cantos da cidade
Quem não puder acompanhar a programação presencial terá acesso aos filmes através do streaming do festival através de um cadastro simples e gratuito. É só acessar o seguinte endereço flix.curtacaico.com.br e conferir os filmes das mostras competitivas e paralelas. Os internautas também poderão votar em seus filmes preferidos e eleger os vencedores do júri popular.