O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o Grupo Zani Madeiras e seu diretor, Vinícius Brioschi Coelho, por falsidade ideológica, funcionamento sem licença ambiental e fornecimento de informações falsas às autoridades de fiscalização ambientais e fazendárias.
Diante deste fato, a Zani Medeiras emitiu uma nota e afirmou que ” conduta de alguns membros do Ministério Público, consistente em divulgar teses acusatórias, com o nítido intuito antecipar juízos inadequados de culpabilidade”.
Confira a nota na íntegra:
A matéria publicada no sítio eletrônico do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte, no último dia 25/10, intitulada de “MPF denuncia madeireira por falsidade ideológica e funcionamento sem licença ambiental no RN”, revela uma lamentável, mas não rara, conduta de alguns membros do Ministério Público, consistente em divulgar teses acusatórias, com o nítido intuito antecipar juízos inadequados de culpabilidade.
É importante registrar que a denúncia deflagra um processo penal com ampla possibilidade de defesa, dentro do qual a empresa Zani Madeiras provará a regularidade das suas atividades empresariais.
A explicitação de questões processuais na internet, no limiar de uma ação penal, sem oportunizar o devido contraponto da empresa, além de desnecessária, consubstancia um comportamento covarde, porquanto não dá chance de defesa à parte, a qual, sem sequer ter se manifestado nos autos, se vê obrigada a suportar danos morais, materiais e reputacionais irreversíveis.
Divulgação de teses acusatórias disfarçadas de notícias apequenam o MPF e não se coadunam com a estatura e a importância do órgão, cujas nobres atribuições devem ser desenvolvidas com zelo, discrição e responsabilidade.
A Zani Madeiras reafirma o propósito de oferecer à sociedade produtos de alta qualidade a preço justo, sempre zelando pelo respeito às leis aplicáveis às suas atividades. Esta é a marca de uma empresa construída sobre anos de trabalho. E declara que toda sua defesa será apresentada de forma clara e limpa, nos autos.
Vinicius Brioschi Coelho