A juventude tem vez, voz e se fortalece a cada dia no Rio Grande Norte. A prova disso é a consolidação do Conselho Estadual da Juventude, que teve empossada sua nova gestão (biênio 2022-2024) na tarde desta terça (08), em solenidade realizada no auditório da Governadoria, com a participação da Governadora do Estado, Fátima Bezerra, representantes de entidades da sociedade civil, estudantes e políticos. Na ocasião, também aconteceu o lançamento da Semana Estadual da Juventude e a Assinatura do Termo de Doação de colchões e travesseiros para as casas do estudante de Caicó e Mossoró.
O Conselho Estadual da Juventude (CEJUV) foi criado para ser um instrumento permanente de participação social da juventude, e efetivado pela atual gestão do Governo do RN. Conta com a representantes de mais 25 entidades da sociedade civil para garantir a participação social nas Políticas Públicas de Juventude, direito garantido no Estatuto da Juventude (Art. 4º, Lei nº12.852/13). Ele é responsável também pela criação de fórum permanente de discussão da realidade da juventude potiguar, o que provoca a tematização constante da juventude como sujeito de direitos.
“Nosso reconhecimento pelo trabalho dedicado do Conselho e que a nova gestão chegue com a esperança e a confiança renovada com a certeza de dias muito mais promissores para nossa jornada em prol da cidadania da juventude”, destacou a governadora Fátima Bezerra ao parabenizar as ações do CEJUV.
“Queria parabenizar e dizer que esse trabalho não é solitário, é coletivo e se dá a muitas mãos”, ressaltou Gabriel Medeiros, Subsecretário da Juventude da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). Essa fala foi reiterada pelo jovem Joaquim Silva, 15 anos, novo membro do Conselho representando a classe escoteira do RN. “Esse trabalho ninguém faz sozinho, é um trabalho coletivo de luta, força e fé. Por isso, eu quero parabenizar a primeira composição que deu esse pontapé e nossa base e além, é claro, dos companheiros da atual composição, que a gente vai poder se envolver num melhor trabalho, com novas esperanças que possa nos dar uma vida melhor”.