Um fato inusitado envolvendo uma viatura da Polícia Militar, lotada no Batalhão da cidade de Currais Novos (RN), e que está em oficina de Caicó, devidamente credenciada na Secretaria de Segurança Pública para fazer reparos nos veículos do órgão, foi registrado nesta semana. A viatura foi vista pela madrugada, entre 2 e 4 horas, nas ruas da cidade.
O fato atípico e intrigante é que o condutor só é visto na viatura durante a madrugada entre 2 e 4 horas.
O condutor já chegou até a modular (usar o rádio da viatura) para dizer que estava “perseguindo um homem suspeito provavelmente armado‘” no bairro Samanaú, porém, ao ser perguntado sua identificação pela Central de Rádio – COPOM – ele não respondeu e poucos minutos depois a dita viatura foi vista e desobedeceu ordem de parada e fugiu de policiais militares, no bairro Barra Nova.
Em uma madrugada mais recente, a “viatura” foi vista com giroflex ligado acompanhando uma moto próximo ao Campo Marizão e quando outros policiais de outra viatura viram tentaram ajudar achando que eram companheiros precisando de ajuda na perseguição, entretanto ao tentar ultrapassá-la para tentar abordar a moto, o motorista da “viatura fantasma” chegou a trancar os policiais por duas vezes impedindo a ultrapassagem e depois fugiu dos policiais.
NÃO PASSA DE ESPECULAÇÃO a possibilidade de saída do Tenente Coronel Albervan Cirne, do comando do 6º BPM de Caicó (RN). Nós falamos sobre o assunto várias vezes com o Coronel Cirne e ele só diz que “não está sabendo de nada”.
Fontes do Blog Sidney Silva disseram que o que pode ter ocorrido é que surgiu a possibilidade de o Tenente Coronel Moacir Galdino, deixar o posto de comandante do 13º BPM de Currais Novos, para ser lotado na Assembleia Legislativa. Com isso, o comandante de Caicó, poderia substituí-lo. No final das contas, a saída de Moacir não se confirmou.
Comento:
Não era certo que seria Cirne o nome a ocupar o posto, afinal de contas, existem outros oficiais tão capacitados quanto. Outra coisa, não existem motivos para que o Tenente Coronel, Albervan Cirne, deixe o comando do 6º BPM, em Caicó. Ele está fazendo um bom trabalho. Tem se dedicado, feito trabalhos de parceria com as outras polícias. Tenta ficar próximo da tropa, até desfilou a frente dos seus comandados no dia 7 de setembro. Eu não lembro de ter visto outro gesto igual. Os comandantes sempre ficam no palanque vendo a tropa passar.
As repartições públicas do Estado do Rio Grande do Norte vão funcionar em horário especial nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da Fifa no Catar. Assinado pelo governador em exercício Antenor Roberto e pela secretária de Administração, Virgínia Ferreira, o decreto 32.220 disciplinando o funcionamento dos órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE/RN) deste sábado (19).
O Brasil joga três vezes na fase de grupos da competição: quinta-feira, dia 24, às 16 horas (hora de Brasília) contra a Sérvia; segunda, dia 28, contra a Suíça, às 13 horas; e sexta, 02 de dezembro, às 16 horas, contra Camarões. Se chegar à final, ainda terá mais quatros jogos em disputas mata-mata.
De acordo com o decreto, o expediente interno e externo nos órgãos da administração estadual, nos dias úteis em que haverá jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2022, dar-se-á da seguinte forma: (I) das 7h às 10h, quando a partida se iniciar às 12h; (II) das 7h às 11h, quando o jogo for às 13h; e (III) das 7h às 14h, quando a partida começar às 16h.
ge – A dois dias do início da Copa do Mundo do Catar, a Fifa anunciou nesta sexta-feira (18) que os organizadores decidiram proibir totalmente a venda de bebidas alcoólicas aos torcedores nos estádios do país muçulmano conservador, onde beber álcool é proibido em espaços públicos.
A dois dias do início da Copa do Mundo do Catar, a Fifa anunciou nesta sexta-feira (18) que os organizadores decidiram proibir totalmente a venda de bebidas alcoólicas aos torcedores nos estádios do país muçulmano conservador, onde beber álcool é proibido em espaços públicos.
“Depois de debates entre o país sede e a Fifa, foi feita a decisão de focar a venda de bebidas alcóolicas no Fan Festival, removendo os pontos de venda de cerveja de todo o perímetro dos estádios da Copa”, diz o comunicado.
– A venda e o consumo de bebidas alcóolicas estão totalmente proibidos em todo o perímetro do estádio e dentro dele, em qualquer momento;
ge – A CBF divulgou na manhã desta sexta-feira a foto oficial da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2022. Os 26 jogadores convocados posaram acompanhados dos integrantes da comissão técnica. O registro foi feito na quinta-feira, após o treino no centro de treinamento da Juventus, em Turim, mas só foi tornado público nesta sexta-feira.
Os jogadores foram fotografados vestindo uniformes com a numeração da Copa do Mundo, com a tradicional camisa amarela, short azul e meiões brancos. Dentro das instalações do CT da Juventus, os atletas também posaram para outros registros promocionais do torneio.
Na tarde também desta sexta, a CBF divulgou o vídeo de bastidores da foto oficial (veja abaixo).
O treino desta sexta-feira foi o último em Turim antes da viagem da delegação brasileira para o Catar, no sábado. O grupo foi liberado para tirar o resto do dia de folga.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou nesta sexta-feira (18) para derrubar a previsão de prisão especial para quem tiver diploma de curso superior antes da condenação definitiva.
Moraes é relator de uma ação protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2015 que questiona o benefício previsto no Código de Processo Penal. A procuradoria defende que a norma viola a Constituição, ferindo os princípios da dignidade humana e da isonomia.
Os ministros julgam a ação no plenário virtual, quando os votos são inseridos no sistema eletrônico da Corte e não há debates. A prisão especial prevista em lei não tem características específicas para as celas – consiste apenas em ficar em local distinto dos presos comuns.
No voto apresentado, Moraes concorda que a norma é inconstitucional e fere o princípio da isonomia. O ministro afirmou que não há justificativa para manter um benefício que, segundo ele, transmite a ideia de que presos comuns não se tornaram pessoas dignas de tratamento especial por parte do Estado.
Com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, roubos e lavagem de dinheiro a Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de hoje (18) a Operação Sol Nascente.
Na ação estão sendo cumpridos 38 mandados, expedidos pelo Juízo da Vara de Entorpecentes de Campina Grande (PB), nos estados da Paraíba, Amazonas, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. São 23 mandados de prisão, 30 de busca e apreensão, além do bloqueio de mais de 170 contas.
“Em relação ao tráfico de drogas, foi possível identificar ao menos três grupos que atuavam no fornecimento de grandes quantidades de maconha (skunk), ecstasy e cocaína para outros traficantes de drogas, principalmente localizados no estado da Paraíba”, explicou a PF em nota.
A investigação descobriu que mais de R$ 500 milhões foram movimentados no período investigado, parte destes valores foi lavado por empresas com atuação em vários ramos. As contas bancárias utilizadas no esquema e o patrimônio identificados foram bloqueados por determinação judicial.
A Operação Decreto, realizada pela Polícia Civil de Caicó (RN), com o apoio da Polícia Militar, nesta sexta-feira (18), teve o objetivo de dar combate a uma organização criminosa que agia na zona norte da cidade, na prática de crimes de tráfico de drogas, roubos e mortes. A informação foi confirmada em entrevista coletiva pelos delegados, André Luis de Oliveira (DP Municipal) e Leonardo Germano (Defur).
Foram presos: Itonieres Silva de Lima, (Cachorrão) 24 anos, Marcio Kennedy Souza Gomes, 27 anos, Lucas Fredson dos Santos Soares, 20 anos, Wesley Rodrigo de Araújo Gonçalves, 21 anos, e Thayrone Dantas de Oliveira, 20 anos.
O delegado, Leonardo Germano, disse que no dia 15 de agosto deste ano, na zona norte, houve uma tentativa de homicídio em desfavor de uma mulher. Foi identificado com o apoio da Polícia Militar, a atuação de uma organização criminosa no crime. “Aprofundamos a investigação e chegamos a uma série de pessoas, que de forma organizada, integram uma facção criminosa que possui o monopólio de ações criminosas naquele setor, e em razão disso, nós representamos por medidas cautelares, sendo 7 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, visando investigar este crime e outros“, disse.
Os policiais conseguiram cumprir os dois mandados de prisão em desfavor dos investigados, um deles, o autor da tentativa de homicídio e outro, autor de um assalto ocorrido no centro da cidade. Ainda foram feitos 3 flagrantes, com a apreensão substancial de drogas (maconha, cocaína), dinheiro e de uma pistola ponto 40, que segundo a investigação, foi usada na tentativa de homicídio e em outros crimes relacionados a integrantes da facção. “Em outras duas residências, também houve flagrante de tráfico de drogas, de modo que tivemos o saldo de 5 presos e a condução de duas pessoas, onde foi lavrado TCO. Agora, vamos aprofundar ainda mais a investigação, pois, entendemos que existem outros integrantes dessa mesma facção, outras lideranças, que estão no apoio desses indivíduos presos“, contou.
O material apreendido na Operação Decreto, da Polícia Civil com apoio da PM, em Caicó, nesta sexta-feira (18), já está sendo catalogado na Delegacia.
Foram drogas, munições, pistola, dinheiro, entre outros.
A “Operação Decreto”, da Polícia Civil com apoio da Polícia Militar, deflagrada em Caicó, na manhã desta sexta-feira (18), teve vários pessoas presas, entre elas o homem identificado como Toniere vulgo “Cachorrão”. Ainda foram presos, Lucas, José Gabriel entre outros.
Na posse de Toniere, foi apreendida, uma pistola ponto 40, além de maconha e cocaína.
Os presos estão sendo encaminhados para a Delegacia junto com o material apreendido.
De acordo com informações apuradas pelo Blog Sidney Silva, Cachorrão era líder do tráfico na zona norte.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva retomará sua agenda de transição, na próxima semana, para começar a discutir a indicação de ministros. A afirmação é do coordenador dos grupos temáticos da equipe de transição, Aloizio Mercadante.
O coordenador informou ainda que um relatório preliminar dos trabalhos de cada grupo temático (GT) da transição será apresentado no próximo dia 30, e já deverá conter sugestão de revogação de normas e avaliação das estruturas da administração pública. Uma avaliação mais detalhada dos programas de governo deverá ser entregue no dia 11 de dezembro.
“Os grupos de trabalho vão preparar sugestões, que depois serão revistas pelo ministro nomeado e que terão que ser pactuadas com o presidente da República. Então, isso é um processo. Vamos aguardar esse caminho para que a gente tenha segurança daquilo que tem que ser revogado”, disse o coordenador. Mais cedo, o ex-juiz e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), que integra o grupo de trabalho da Justiça e Segurança Pública da transição, afirmou que deve propor a revogação de decretos que flexibilizam a posse, o porte e o registro de armas e munições.
A possibilidade de bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos casos em que as prefeituras não cumpram com o parcelamento dos precatórios foi inserida na Constituição Federal por meio da Emenda Constitucional 94/2016. Agora a Portaria 9.747/2022, publicada no último dia 11 de novembro, dispõe acerca do procedimento de retenção de recursos referentes aos repasses. A medida também vale para o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE).
“O bloqueio do FPM em relação aos precatórios ocorre quando o município deixa de fazer o depósito mensal na conta do Judiciário para o pagamento desses precatórios. Inclusive, há um bloqueio dos repasses referentes às transferências do estado para os municípios. A diferença é que antes não se sabia quem bloqueava, porque no caso das transferências do estado, a Constituição fala que o depósito tem que ser feito na conta judicial. No caso do FPM, a portaria agora regula que o Banco do Brasil reterá esses valores”, explica o economista Cesar Lima, especialista em Orçamento Público.
Pelos termos da publicação, o Banco do Brasil poderá reter recursos dos fundos, por meio de um pedido feito pelo Conselho Nacional de Justiça por meio do Cadastro de Entidades Devedoras Inadimplentes de Precatórios (CEDINPREC), baseado no inciso III do artigo 104 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), para depósito nas contas especiais de que trata o artigo 101 do ADCT.
Encerrada na última terça-feira (15), a Operação Proclamação da República, realizada pela Polícia Rodoviária Federal, não registrou óbitos nas rodovias federais no Rio Grande do Norte.
O balanço só foi divulgado pela instituição nesta quinta-feira (17).
De acordo com a PRF, nos cinco dias de operação, foram registrados 19 acidentes, com 14 pessoas feridas. O total representa uma redução de 46% no número de feridos em relação à mesma operação no ano passado.
Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, 20 pessoas foram presas por crimes diversos. Além disso, três armas de fogo, 41 munições e cinco veículos foram apreendidas durante a operação.
Policiais civis da 46ª Delegacia de Caicó, com apoio da 3ª Delegacia Regional e do 6° Batalhão da Polícia Militar, deflagraram nesta sexta-feira (18), a Operação “Decreto”.
O objetivo é combater uma organização criminosa atuante na zona norte de Caicó e voltada para a prática dos crimes de tráfico de drogas, homicídios, roubos e porte ilegal de arma de fogo.
As investigações da Polícia Civil resultaram na expedição de 07 mandados de busca e apreensão e 02 mandados de prisão.
Aguardem novas informações…