Um homem de 18 anos morreu em um acidente envolvendo cinco pessoas na manhã deste domingo (27), na BR-246, por volta das 8h, na cidade de Princesa Isabel, na Paraíba. O carro onde estava o jovem bateu em um poste e capotou diversas vezes, de acordo com a Polícia Civil. O motorista do veículo estava embriagado, foi autuado em flagrante e se encontra sob custódia da polícia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
Segundo informações da Polícia Civil, o acidente aconteceu nas mediações do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). No total, cinco pessoas se encontravam dentro do carro e estavam voltando de uma festa que aconteceu na noite do sábado (26), na cidade de Triunfo, em Pernambuco.
O homem que dirigia o carro tem 36 anos e chegou a ser arremessado para fora do automóvel com o impacto da batida. Além da vítima fatal e do motorista, três pessoas ficaram feridas, porém com escoriações leves.
Uma garrafa de conhaque estava dentro do carro e apreendida. O motorista foi encontrado desorientado na proximidades do acidente e sem carteira de habilitação. Ainda conforme a polícia, foi comprovado por meio de laudo clínico na UPA que ele estava embriagado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou hoje (28) um comunicado recomendando a adoção do nome mpox para a varíola dos macacos. Segundo a entidade, a alteração é importante para evitar o uso de linguagem racista e estigmatizante. Determinadas comunidades têm reclamado do uso do nome da doença de maneira depreciativa e racista.
“Em vários encontros, públicos e privados, um número de indivíduos e países aumentaram suas preocupações e pediram à OMS para propor uma maneira de mudar o nome”, disse a organização, em nota. A proposta é que, por um período de 1 ano os dois nomes sejam usados até que varíola dos macacos seja abandonado.
A escolha por mpox se deu por poder ser usado em vários idiomas. “A OMS adotará o termo mpox em suas comunicações e encorajará outros a seguirem essas recomendações, para minimizar os atuais impactos negativos do atual nome e para adoção do novo nome”, acrescentou a entidade.
O atual nome da doença foi criado após o vírus ser descoberto em macacos, em 1970. Os sintomas mais comuns da varíola dos macacos são erupção cutânea ou lesões espalhadas pela pele; adenomegalia/linfonodos inchados, também conhecidos como ínguas; dor de cabeça; calafrios e fraqueza.
O Whatsapp disponibilizou um atalho na lista de contatos para permitir que os usuários conversem consigo mesmos. A nova ferramenta deve facilitar a vida daqueles que utilizavam a função “grupo” para guardar mensagens importantes.
Smartphones IOS e Android terão um contato registrado com o nome do dono do aparelho, possibilitando o envio de mensagens via Whatsapp para o próprio número.
A funcionalidade é útil para aqueles que utilizavam o aplicativo para salvar lembretes, listas ou outros tipos de anotações. Anteriormente, os usuários costumavam utilizar a função “grupo” para atender esse objetivo.
De acordo com o Whatsapp, o recurso começa a ser liberado ainda nesta segunda-feira (28), e deve chegar a todos os usuários nas próximas semanas.
O Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) informou hoje (28) que pesquisadores da faculdade confirmaram a presença das linhagens BQ 1.1.17 e BQ 1.18 da subvariante BQ.1 do coronavírus no Brasil. Segundo o centro universitário, os pacientes contaminados vivem em Santo André e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.
Desde setembro de 2021 o centro universitário vem auxiliando os órgão de vigilância no monitoramento da covid-19. Os casos das linhagens que ainda não haviam sido detectadas no Brasil foram identificados em um lote com nove amostras. A maior parte era de pessoas infectadas com a variante BA.5, sendo que três eram da subvariante BQ.1.
As pessoas contaminadas pelas novas linhagens apresentavam sintomas leves de covid-19. Não há informações de que as novas linhagens sejam mais transmissíveis ou gerem efeitos mais graves do que as predominantes atualmente.
Agência Brasil
Uma caminhonete Amarok foi roubada por bandidos armados, na manhã desta segunda-feira (28), em Monte Alegre, na Região Agreste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, após acionamento pelo Copom, buscas foram iniciadas com auxílio do GPS do veículo logo depois que houve a denúncia sobre o crime.
Diante das informações, as viaturas da Força Tática e B-1613, ambas da 1ª Companhia do 16º Batalhão, seguiram para uma área de mata no distrito de Punaú. Ao chegar na localização, os bandidos escondidos no matagal trocaram tiros com as equipes da PM e conseguiram fugir pela mata em seguida.
O veículo, bem como os demais materiais roubados, foram devolvidos ao proprietário.
Portal 96
A Polícia Civil cumpriu dois mandados de busca e apreensão no município de Encanto, no interior do Rio Grande do Norte. A ação foi realizada na última sexta-feira (25), mas só foi divulgada pela instituição nesta segunda-feira (28).
De acordo com as investigações, o agente de endemias Carlos Henrique Neres da Silva teria criado um perfil fake em uma rede social com o objetivo de agredir a honra de alguns moradores da região com calúnias, injúrias e difamações.
As investigações foram iniciadas após uma denúncia apontar que o suspeito estava acessando o perfil citado em um dos computadores da Secretaria de Saúde de Encanto, que deveria ser utilizado apenas para trabalho. Os mandados foram cumpridos no local de trabalho do servidor e na sua residência, localizada no sítio Várzea Nova.
Segundo a Polícia Civil, o objetivo da buscas foi apreender celulares e mídias para subsidiar a investigação. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Pau dos Ferros, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).
Um levantamento estatístico divulgado pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Natal apontou que, até o momento, em 2022, foram efetuadas 26 adoções no Rio Grande do Norte com base em dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).
O coordenador da Infância e Juventude do TJRN, José Dantas de Paiva, afirmou que enxerga os resultados das adoções até agora de forma positiva, não apenas pelo volume de adoções, mas também pelo novo olhar da sociedade ao ato de adotar.
“Acima de tudo, houve melhoria no despertar que a sociedade teve em relação à adoção. O perfil das crianças e dos adolescentes desejados mudou. Não se busca, como antes, somente crianças recém-nascidas”, conta o juiz.
Neste ano, a maioria das adoções foram de crianças pardas de 0 a 3 anos. No entanto, crianças e adolescentes também ganharam um novo lar. Entre elas, quatro crianças de 3 a 6 anos e mais duas crianças de 6 a 9 anos foram adotadas no estado.
Artesãos de todo o Rio Grande do Norte estão sendo convocados pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) a comparecerem à sede do Programa Estadual do Artesanato do RN (Proarte) para fazer a Carteira Nacional do Artesão até o dia 7 de dezembro. Quem já tem o documento com data de validade vencida ou prestes a vencer, terá que fazer a renovação.
A emissão da Carteira Nacional do Artesão, no RN, é feita pelo Proarte, assim como sua renovação. O Estado tem 10.547 artesãos inscritos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), dados de 3 de novembro de 2022.
O RN é o sétimo estado do país com maior número de artesãos cadastrados no SICAB. O Proarte, por meio de cursos e apoio técnico como o 1º Ciclo de Palestras e Oficias Sua Arte no Mundo, iniciado neste mês de novembro, quer incentivar a profissionalização e capacitação dos profissionais do segmento.
CARTEIRA
Eleitores de Pedro Velho e Canguaretama voltaram às urnas neste domingo (27), para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. As Eleições Suplementares foram realizadas após decisões da Justiça Eleitoral, cassando os mandatos dos gestores anteriores.
Em Canguaretama, Wilsinho do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e Fátima do Murim, são os novos prefeito e vice-prefeita, respectivamente. Eles foram eleitos com 54,74% dos votos computados. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h30. O município teve 17.178 votos válidos, 634 (3,5%) nulos e 305 (1,68%) votos em branco.
Em Pedro Velho, Edna Lemos do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e Rejane Costa, prefeita e vice-prefeita, respectivamente, foram eleitas com 51,19% dos votos. A apuração encerrou às 18h25, conforme divulgado pelo TSE. O município teve 9.401 votos válidos, 162 (1,68%) nulos e 57 (0,6%) votaram em branco.
Os dois municípios pertencem à 11ª zona eleitoral. Segundo a chefe de cartório Anna Pisco, nenhuma urna precisou ser substituída nos locais de votação e a apuração transcorreu de forma rápida. “A eleição foi considerada muito tranquila. Durante o período de campanha eleitoral, tivemos muitas representações por parte dos partidos. Mas o embate político permaneceu muito mais nas redes sociais do que nas ruas, como constatamos hoje”, disse a juíza da 11ª zona eleitoral, Dra. Daniela do Nascimento Cosmo.
Na Sessão Plenária desta segunda-feira (28), a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) suspendeu, à unanimidade, o registro do Diretório Regional do Partido AGIR (AGIR/RN), em virtude da não prestação de contas referentes ao exercício financeiro de 2020.
A relatora do processo, juíza Érika Paiva, julgou procedente o pedido de suspensão do registro feito pelo Ministério Público Eleitoral. A decisão foi fundamentada com base na Resolução/TSE nº 23.571/2018, que disciplina a não prestação de contas financeiras pelos partidos políticos.
“O indeferimento do pedido de regularização de contas, objeto do presente feito inclusive já com trânsito em julgado, acarreta a procedência do pedido de suspensão de anotação partidária, não havendo fatos novos nos termos do artigo 54-S, parágrafo 4º, inciso II e 54-T, parágrafo 1, inciso II, da norma de regência. Nesta linha, voto pela procedência do pedido formulado pela Procuradoria Regional Eleitoral, no sentido de determinar a suspensão da anotação do Diretório Regional do Partido AGIR”, ressalta a relatora.
A seleção brasileira venceu a Suíça por 1×0 pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Catar, nesta segunda-feira (28), no 974 Stadium. A canarinho chegou a marcar um gol com Vini Jr, mas foi anulado pelo VAR por impedimento no segundo tempo. No entanto, em boa jogada pela esquerda entre Vini Jr, Rodrygo e Casemiro; o volante pegou de bate pronto e marcou o único gol da partida. Com o resultado, o Brasil está classificado para as oitavas.
O técnico da Seleção Brasileira, Tite, preferiu contar com Éder Militão e Fred como os substitutos de Danilo e Neymar, respectivamente.
No primeiro tempo, a partida foi muito truncada. A Suíça, conhecida por montar fortes defesas, não deu espaços para os jogadores brasileiros, que encontraram dificuldades para furar o bloqueio suiço.
No entanto, o talento brasileiro se sobressaiu em duas oportunidades. A primeira com Vini Jr. após lançamento de Raphinha. O jogador do Real Madrid acabou pegando mal na bola e facilitando a defesa de Sommer.
Nesta segunda-feira (28), no Estádio 974, em Doha, a Seleção Brasileira venceu a Suíça por 1 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo G. Com seis pontos, o Brasil confirmou a vaga antecipada nas oitavas de final. A Canarinho encerra a fase de grupos diante de Camarões, na sexta-feira (02), às 16h (Horário de Brasília), no Estádio Nacional de Lusai.
O jogo começou equilibrado com boas chances para os dois lados. Após um primeiro tempo amarrado, a Seleção Brasileira encontrou o caminho do gol na etapa final, primeiro com Vinicius Junior, aos 20 min, mas a arbitragem marcou impedimento na jogada.
A Canarinho investia nas jogadas ofensivas, principalmente, com Vinicius Jr. pela esquerda, e foi dos pés do atacante que começou a jogada do gol. Após bela tabelinha entre Vini Jr e Rodrygo, Casemiro chegou livre na área e chutou sem chances para o goleiro Sommer.
Esta é a primeira vez que a Seleção Brasileira venceu a Suíça em Copas do Mundo. Nas outras duas oportunidades, as equipes ficaram no empate. Na Rússia em 2018, placar final em 1 a 1. Em 1950, no Mundial no Brasil, mais uma igualdade no marcador, em 2 a 2.
Relator do Orçamento de 2023, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) disse que a PEC da Transição precisa ser votada até o dia 10 de dezembro, para que o Congresso possa definir em tempo hábil o pagamento do Bolsa Família, hoje Auxílio Brasil, e concluir a proposta orçamentaria do próximo ano, que irá balizar as contas do novo governo.
De acordo com Marcelo Castro, os dois grandes desafios atuais para que o país continue funcionando são a aprovação da PEC da Transição e o Orçamento de 2023. “Até a terça-feira (29), irei protocolar o texto da PEC para darmos celeridade à aprovação da matéria nas duas Casas e garantirmos a continuidade do pagamento dos R$ 600 reais do Bolsa Família e mais R$ 150 reais por criança de até seis anos de idade”, afirmou o senador, em nota distribuída por sua assessoria.
Em entrevista à imprensa, em Teresina (PI), Marcelo Castro apontou “falta de entendimento entre as lideranças” partidárias sobre a matéria. “Na verdade”, disse o relator, “qualquer que fosse o presidente eleito, chamasse Lula, Bolsonaro, Simone Tebet, Soraya Thronicke, qualquer um, nós teríamos hoje de fazer uma PEC porque o Orçamento que está aí não dá para funcionar”.
A fase aguda da pandemia da covid-19 afetou os pacientes com câncer de próstata, que não podiam parar o tratamento, mas precisavam continuar se cuidando para evitar a contaminação pelo coronavírus. Uma das medidas implantadas com o objetivo diminuir o risco de transmissão da covid-19, foi a redução no número de sessões de radioterapia para o tratamento.
O número de sessões foi reduzido de 39 para 20 aplicações. A experiência foi tão bem-sucedida que passou a ser adotada como rotina no pós-pandemia. Ao lado de exames e tratamentos sofisticados, essa é uma das novidades do combate ao câncer de próstata, que ganha destaque durante a campanha do Novembro Azul, que segue até o próximo dia 30.
No entanto, a redução se aplica a determinados pacientes, que apresentam características específicas. “Quando o paciente não apresenta risco de complicação, o tempo de tratamento por radioterapia pode ser mais curto, com cinco sessões com maior intensidade de radiação”, esclarece a médica Mariana Bruno Siqueira, oncologista da Oncologia D’Or, com foco em uro-oncologia.
O que impede a redução de sessões, explica a médica, é o tamanho da próstata e a distância entre a próstata e o reto, que é a parte final do intestino. “As complicações que a temos mais receio são diarreia e eventualmente sangramento nas fezes. É uma decisão do médico radioterapeuta, baseado nos dados da anatomia do paciente, para definir se tem segurança de fazer em menos tempo com maior dose. Então é uma decisão para cada paciente e em conjunto com radiooncologista, que é quem vai planejar o tratamento”.