O sonho do hexa acabou. Após empate em 1×1 no tempo regulamentar, Brasil é eliminado pela Croácia nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo de 2022. Nos acréscimos, Neymar abriu o placar para os brasileiros, mas viu Bruno Petkovic deixar tudo igual faltando três minutos para o final da partida, Durante as penalidades máximas, Marquinhos e Rodrygo perderam suas cobranças, enquanto a Croácia marcou todos os pênaltis e se classificou para as semifinais.
Com Alex Sandro sem condições ideais de jogo, Tite optou por manter a mesma escalação que enfrentou a Coreia do Sul nas oitavas de final. Dessa forma, o Brasil foi a campo com Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva, Danilo; Casemiro, Paquetá, Neymar; Raphinha, Vinicius Jr e Richarlison.
A Croácia de Zlatko Dalic, por outro lado, vinha com duas alterações em relação a equipe que eliminou o Japão nos pênaltis: Bruno Petkovic daria lugar a Mario Pasalic, e Borna Sosa ganhou a vaga de Borna Barisic. O onze inicial escolhido pelo treinador croata tinha Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol, Sosa; Brozovic, Modric, Kovacic; Pasalic, Perisic, Kramaric.