A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a operação Bayerische, com objetivo de desarticular organização criminosa destinada ao tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais.
Foram cumpridos 57 mandados, sendo 27 de busca e apreensão e 30 de prisão, além da medida de sequestro e indisponibilidade de bens obtidos a partir de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Cerca de 110 policiais federais cumpriram os mandados nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rondônia e Acre, além do apoio da Força Tarefa de Segurança Pública da Paraíba.
Em relação ao tráfico de drogas, foi possível identificar um extenso grupo criminoso que atuava no fornecimento de grandes quantidades de maconha (skunk) e cocaína para outros traficantes de drogas, principalmente na distribuição de drogas na grande João Pessoa/PB, Guarabira, Natal e outros municípios.
No decorrer das apurações, a Polícia Federal descobriu que o grupo criminoso lavava dinheiro adquirindo diversos imóveis de luxo, além de veículos. As contas bancárias utilizadas no esquema e o patrimônio identificados foram bloqueados por determinação judicial.
O nome da operação, Bayerische, significa Baviera, uma região da Alemanha. Foi escolhido em razão da ORCRIM utilizar símbolos de marcas alemãs para identificar a droga comercializadas por eles.