Policiais civis do Departamento de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD) deram cumprimento, nesta segunda-feira (26), a mandados de busca e apreensão, na capital potiguar, em desfavor de servidores aposentados, que notificados, não devolveram as armas de fogo de propriedade da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN). Salienta-se que, aos servidores aposentados, foi oportunizada a devolução do armamento administrativamente, porém, muitos se recusaram. Ao longo das diligências, os policiais civis apreenderam: uma pistola calibre .40, com dois carregadores, além de 14 munições.
A “Operação Pecus” é a conclusão de uma investigação em curso que apura crime de peculato de apropriação de armas de fogo. O crime de peculato tem sua origem em Roma, época em que a subtração de bens pertencentes ao Estado era chamada de peculatus ou depeculatus. Como, anteriormente, ainda não havia a moeda como símbolo de comercialização, o patrimônio estatal era composto, assim, por bois e carneiros (pecus), representando a riqueza pública por excelência.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.