Dia: 9/01/2023

Banner B Card Seridó

Um homem foi encontrado amarrado em uma lixeira em um dos destinos mais procurados no litoral Sul do Rio Grande do Norte, a praia de Pipa, em Tibau do Sul.

No vídeo gravado por uma turista, o homem aparece jogado em uma lixeira com as mãos e pés amarrados. O registro foi feito na manhã de domingo (8). De acordo com testemunhas, o homem teria sido jogado na lixeira durante a madrugada.

Segundo a polícia, o homem é suspeito de envolvimento em furtos e roubos a pousadas e estabelecimentos comerciais na praia da Pipa. Na madrugada de domingo, ele teria sido disciplinado por membros de uma facção criminosa que atua no município. O espancamento teria acontecido em uma área de mata próxima à lixeira onde ele foi jogado pelos suspeitos.

O homem identificado como Paulo César de Lima Oliveira foi levado para o Hospital de Tibau do Sul. Ele apresentava um corte superficial na cabeça, além de várias lesões pelo corpo. Após passar por exame de corpo de delito, Paulo foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, onde foi constatado que existiam dois mandados de prisão em seu desfavor pela prática de furto e roubo. Com isso, ele ficou preso.

Leia mais

Banner GOV Dezembro

A direção do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da UFRN em Caicó, também emitiu nota de repúdio pelos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília (DF) na tarde deste domingo (08), onde foram depredados os prédios do STF, Palácio do Planalto e Congresso.

Confira a nota:

O Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) repudia os atos de terrorismo e vandalismo realizados no dia 08 de janeiro de 2023 em Brasília, contra a democracia brasileira.

Tais atos destruíram o patrimônio histórico e administrativo da Nação, além de serem contrários à vontade soberana e livre do povo expressa nas urnas.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

O Departamento de Direito do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES da UFRN, em Caicó (RN), emitiu nota de repúdio aos atos antidemocráticos realizados em Brasília (DF), na tarde deste domingo (08), onde foram depredados os prédios do Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto e Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados).

A nota diz o seguinte:

A Democracia é um regime que não se vivencia em sua plenitude sem que, diuturnamente, se atente aos ataques que sofre, e sem que haja força, coragem e justiça para defendê-la. Ontem assistimos, desconcertados, o nível mais baixo de torpeza e de desconsideração às instituições democráticas, ao lídimo resultado das eleições, ao pluralismo de ideias e à manutenção da paz social duramente conquistada pelo Povo brasileiro. Não há cidadania viva e verdadeira sem que se preserve o ideal da não violência e do respeito. Por isso, manifestamos nosso mais veemente repúdio aos atos antidemocráticos praticados neste 08 de janeiro em todos os seus aspectos: a Democracia não se constrói sobre o fanatismo e a brutalidade! Esperamos que os responsáveis sejam investigados e punidos conforme o Ordenamento Jurídico e a Justiça exigem, pois o exemplo congraça o ânimo, a extensão e a firmeza de nossas instituições. Que a Paz seja uma realidade brasileira.

Assinam:

Leia mais

Banner FCST

Sobre os ataques registrados neste domingo (08), em Brasília (DF), a advogada, Kalina Leila Medeiros, presidente da OAB em Caicó, escreveu a seguinte nota em sua conta no Instagram:

Mais um capítulo escrito à tinta da intolerância que envergonha a sociedade, enfraquece a democracia e entristece o país. São completamente inaceitáveis os atos de vandalismo praticados contra nosso Estado Democrático de Direito através de seus poderes constituídos.

Seus autores, idealizadores e financiadores deverão ser identificados, processados e punidos nos rigores da lei.

Não se trata de esquerda e direita, trata-se de defesa da Democracia de um lado e apoio à barbárie do outro.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

Os professores do curso de direito da Faculdade Católica Santa Teresinha de Caicó (RN), emitiram nota de repúdio aos ataques realizados na tarde deste domingo (08), aos prédios do Congresso Nacional, STF e do Governo Federal, em Brasília.

Confira:

Leia mais

VIGGO BANNER

Após ataques terroristas em Brasília, a governadora Fátima Bezerra se reuniu com os comandos das polícias do Rio Grande do Norte, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e inteligência do Exército Brasileiro na manhã desta segunda-feira (9) para planejar a desocupação e a dissolução total, em até 24 horas, de acampamentos bolsonaristas montados em áreas militares do estado.

A medida cumpre decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes proferida na madrugada desta segunda-feira (9).

Estamos aqui para dar cumprimento efetivo à medida anunciada pelo ministro e o fazemos em diálogo com as demais forças de segurança para que possamos exercer o nosso dever constitucional, colaborando para a ordem e a paz”, declarou a governadora, compartilhando que, ainda no domingo (8), teve reunião com o Fórum de Governadores, com quem se encontrará presencialmente nesta segunda-feira (9) em Brasília.

Às 18h, os governadores vão se encontrar com o presidente Lula e chefes dos demais poderes para expressar ao povo brasileiro o nosso sentimento de união em defesa da democracia”, completou, ao nomear os atos de “golpistas, terroristas, vândalos, arruaceiros” por depredarem o patrimônio público, atingindo as instituições de maior representatividade no Brasil — Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

Policiais penais femininas da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, prenderam às 11 horas da manhã desta segunda-feira (9), a visitante R.C.R.O, de 28 anos, tentado entrar na unidade prisional com 40 selos de LSD. A droga tinha como destino o marido dela, V.P.T.P, de 30 anos.

A droga estava escondida sob a roupa e a suspeita ocorreu quando ela passava pelo equipamento de inspeção corporal por raios-x (bodyscam).

O caso foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Nísia Floresta para registro da prisão em flagrante delito.

Leia mais

Banner B Card Seridó

g1 – Chefes dos poderes divulgaram uma nota conjunta nesta segunda-feira (9) em que dizem “rejeitar” os atos terroristas de bolsonaristas radicais em Brasília e pedem à população a “defesa da paz e da democracia“.

A nota é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva; pelo presidente do Senado em exercício, Veneziano Vital do Rêgo; pelo presidente da Câmara, Arthur Lira; e pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.

O documento foi divulgado após reunião entre eles, no Palácio do Planalto, em Brasília, um dos alvos de bolsonaristas radicais que, no domingo (8), invadiram e depredaram prédios públicos na capital.

Os poderes da República, defensores da democracia e da Carta Constitucional de 1988, rejeitam os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem (domingo) em Brasília“, diz o texto.
A nota afirma ainda que chefes dos poderes estão “unidos para que as providências institucionais sejam tomadas” e defende que o país precisa de “normalidade” e de “respeito“.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

Governadores de diferentes estados brasileiros irão a Brasília nesta segunda-feira (9) para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com representantes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Eles querem promover um manifesto pela democracia e união das instituições contra a ação organizada de vândalos que destruíram prédios dos três poderes da República neste domingo (8).

Em meio ao quebra-quebra em Brasília, o Fórum dos Governadores se reuniu para definir uma reação na noite deste domingo. Há preocupação de que a desordem na capital federal sirva de inspiração para criminosos em outras unidades federais também destruírem o patrimônio público.

O Fórum expressa toda solidariedade e apoio às medidas tomadas pelo presidente Lula e os chefes de Poderes e reafirma seu compromisso em defesa das instituições, colocando a disposição as forças de segurança nos estados para somar no restabelecimento da ordem e da paz”, afirmou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

Leia mais

VIGGO BANNER

Líderes de diversos países condenaram a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorrida nesta tarde (8). Em postagens nas redes sociais, chefes de Estado e de Governo manifestaram solidariedade e ofereceram apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas! O presidente Lula pode contar com o apoio incondicional da França”, escreveu, na rede social Twitter, o primeiro ministro francês, Emmanuel Macron.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também condenou os ataques. “Condeno o ataque à democracia e à transferência pacífica do poder no Brasil. As instituições democráticas do Brasil têm todo o nosso apoio e a vontade do povo brasileiro não deve ser prejudicada. Estou ansioso para continuar a trabalhar com @LulaOficial“, escreveu no Twitter.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também se pronunciou. “Todo meu apoio ao presidente Lula e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos veementemente o assalto ao Congresso brasileiro e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática”, postou.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, divulgou um vídeo no qual afirma que os terroristas e vândalos que invadiram o Palácio do Planalto roubaram armas letais e não letais, documentos e munições guardados pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Acompanhado do ex-deputado federal pelo PT Wadih Damous, Pimenta mostrou imagens da sala, onde alguns cases usados para guardar armas estavam espalhados e vazios. “Armas letais e não letais foram roubadas pelos criminosos dentro do Palácio do Planalto. Este é mais um crime a ser apurado“, disse o ministro.

Wadih Damous chamou a atenção para o fato de que, do jeito como a sala foi remexida, dá para se concluir que os invasores tinham informação de que ali se guardavam armas. “Eles tinham informação do que deveriam levar daqui. Levaram armas, documentos, munição. Isso é muito grave, porque significa que havia informação“, disse.

Agência Brasil

Leia mais

Banner FCST

De volta a Brasília na noite deste domingo (8), Lula foi para o Palácio do Planalto conferir o estrago feito por terroristas bolsonaristas na sede do Poder Executivo. Depois, foi ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), também alvo dos vândalos.

O presidente tinha ido, pela manhã para Araraquara, no interior de São Paulo. Ele foi ver os efeitos das chuvas intensas na cidade.

No meio da tarde, bolsonaristas começaram a chegar à Praça dos Três Poderes, em Brasília, e invadiram e depredaram, além de Planalto e STF, o Congresso Nacional.

Ainda em Araraquara, após os atos dos vândalos, Lula decretou intervenção federal na segurança pública de Brasília. Dentro do governo federal há o entendimento de que Polícia Militar do DF foi omissa.

Leia mais

Banner B Card Seridó

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na madrugada desta segunda-feira (9) afastar o governador do Distrito Federal do cargo por 90 dias.

No domingo (8), as forças de segurança do DF não contiveram vândalos bolsonaristas que invadiram e depredaram o Congresso, o Palácio do Planalto e o prédio do STF.

Moraes tomou a decisão no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, do qual é relator, ao analisar um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União.

O ministro disse que os atos terroristas do domingo só podem ter tido a anuência do governo do DF, uma vez que os preparativos para a arruaça eram conhecidos.

Leia mais

Pesquisar