Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
cats-89
Ações da Caern combateram “gatos” no sistema

A Companhia de Abastecimento de Água e Esgotos, a Caern, informou que encontrou “gatos” de água em 15% dos imóveis vistoriados e fiscalizados em Natal, Assú e Caicó entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. A informação foi divulgada pela própria Estatal, que afirma que o furto de água é um dos principais impactos nas finanças da Companhia.

Esses seriam os primeiros resultados da ação que a Caern iniciou em 2022 para intensificar a fiscalização em todo o Estado. Por meio de processo licitatório, foi contratada uma empresa terceirizada para realizar os serviços. Na primeira etapa, foram feitas 2.076 fiscalizações por meio de sondagens – que utilizam equipamentos de geo-rradar para localizar ramais de água sem precisar de escavações.

A partir das sondagens é que a equipe de fiscalização passa para a etapa seguinte, que é fazer as escavações para localizar os possíveis ramais. A ação visa checar os ramais suprimidos ou cortados, que podem ter sido religados irregularmente, caracterizando uma situação de fraude. A escavação só é feita nos imóveis onde a sondagem apontou existência de ramais desativados e com indício de irregularidade.

No total, foram feitas 1.158 escavações. Nesses casos, segundo explica o superintendente comercial da Caern, Giordano Filgueira, o procedimento é arrancar o ramal. No trabalho realizado, 15% dos imóveis fiscalizados tiveram situação de irregularidade confirmada e a partir da fiscalização, foram registrados 174 pedidos de religação.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube