A Polícia Civil prendeu na sexta-feira (10), dois homens, sendo um deles funcionário contratado da Prefeitura de Caicó (RN), contratado, lotado no Hospital do Seridó, como motorista e o outro, um motorista de Van (que faz linha entre São João do Sabugi e Caicó).
De acordo com o que o Blog Sidney Silva conseguiu apurar, os dois homens faziam parte de um esquema de desvio de alimentos da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com uma mulher, funcionária efetiva da Prefeitura. Ela está foragida.
O esquema funcionava da seguinte forma: A direção do Hospital do Seridó, solicitava que a SMS encaminhasse alimentos. Quando o pedido chegava, a funcionária que era lotada na SMS, separava certa quantidade aquém do que fora pedido. Os produtos eram embalados em caixas, algumas com o nome “Hospital do Seridó”. As que não tinham a marcação, eram desviadas. O motorista do Hospital que ficava encarregado de pegar os alimentos era sempre o mesmo. As caixas marcadas, seguiam para o Hospital e as outras, eram entregues na Van.
A Secretaria de Saúde é quem abastece as unidades de saúde do Município, Hospital do Seridó e UBSs com alimentos adquiridos através de licitação.
Pelo que também apuramos, a gestão estava desconfiada dos desvios de alimentos há algumas semanas e estava monitorando a questão. Nos últimos dias, acionou a polícia civil. Os dois homens foram presos em flagrante. Inicialmente, eles negaram, mas, imagens de circuitos internos de câmeras foram importantes para a efetivação das prisões.
O Blog Sidney Silva falou com o delegado municipal, André Luis de Oliveira, que disse não poder informar mais detalhes do caso no momento.
Na tarde deste sábado (11), os dois presos passarão por audiência de custódia na Justiça.
A Secretaria de Saúde de Caicó emitiu nota sobre o caso:
NOTA
Na tarde desta sexta-feira (10/03/2023), a gestão Municipal de Caicó, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi surpreendida com informações de que a Polícia Civil autuou dois servidores, em
acusação de crime de peculato contra o patrimônio público.
Afirmamos nosso compromisso com a transparência e, com isto, estamos colaborando com todas as informações necessárias e requeridas pela Polícia Civil. Também já afastamos os servidores envolvidos no caso.
Secretaria Municipal de Saúde de Caicó
11 de março de 2023