O Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do norte (Fecomércio RN) apresentou, nesta quinta-feira, 23, a pesquisa do Perfil dos Participantes e Percepção dos Comerciantes do Carnaval de Caicó 2023 ao prefeito do município, Judas Tadeu. Na ocasião, a entidade mostrou índices positivos sobre à realização da festa, que movimentou cerca de R$ 53,9 milhões na economia da cidade.
De acordo com o levantamento, 69,3% dos comerciantes caicoenses afirmaram que a realização do carnaval foi positiva para os negócios. A pesquisa também apurou que 74,6% dos empresários afirmaram que tiveram as expectativas atendidas quanto à movimentação de pessoas durante a festa.
O faturamento médio total das empresas e estabelecimentos comerciais durante a festividade foi de R$ 7.032,07. A pesquisa ouviu 150 empreendedores, formais e informais, no período de 16 a 21 de fevereiro.
No que se refere a investimentos, 69,3% dos empreendedores apostaram em ferramentas de divulgação como estratégia para atração de novos clientes. Além disso, 20% dos comerciantes contrataram mais pessoas em função do carnaval. Das empresas que realizaram contratações, a maioria são de microempreendedores (28%), MEI (19,2%), seguido por médias e grandes empresas (16,7%).
Policiais civis prenderam na noite desta quarta-feira (22), Wemerson da Silva Medeiros, de 24 anos, por força de um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas. Essa é a nona prisão que acontece em barreiras da Polícia Civil, que ocorrerem de forma itinerantes no entorno do Bairro de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal.
O foragido deixava o morro em um táxi na noite desta quarta-feira (22), quando foi capturado por policiais civis.
As ações da Polícia Civil fazem parte da força-tarefa do Sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de conter os ataques provenientes das organizações criminosas que atuam no estado.
A Polícia Civil reforça a importância da população continuar denunciando de forma anônima através do 181.
Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos – DENARC de Natal, prenderam na quarta-feira (22), Alef Diego Oliveira de Andrade, suspeito por associação criminosa e por participar dos ataques praticados no Rio Grande do Norte, sob às ordens de uma facção criminosa. A prisão aconteceu no Bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal.
Alef Diego, que rompeu o dispositivo de monitoramento eletrônico, estava escondido na casa de familiares. Ele também é apontado como um dos suspeitos que trocou tiros com policiais militares recentemente. O suspeito foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
As ações da Polícia Civil fazem parte da força-tarefa do Sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de conter os ataques provenientes das organizações criminosas que atuam no estado.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da 92ª DP de Currais Novos (RN) deram cumprimento nesta quinta-feira (23), a dois mandados de prisão preventiva em desfavor de suspeitos por estelionato. Presos no município de Currais Novos, a dupla aplicava golpes em idosos da região. Eles foram encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Além disso, foram cumpridos, nesta quarta-feira (22), dois mandados de busca e apreensão em desfavor de dois adolescentes, apreendidos pela prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Os dois foram encaminhados ao sistema socioeducativo, onde também permanecerão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte obteve a condenação de mais um advogado preso na operação Carteiras, deflagrada em junho do ano passado. Preso por transmitir bilhetes e “salves” entre integrantes de uma facção criminosa que atua dentro e fora de unidades prisionais do Estado, Jailson Bezerra de Andrade, foi condenado pelo crime de organização criminosa armada à pena de 4 anos, 9 meses e 5 dias de reclusão e ainda multa.
A pena deverá ser inicialmente cumprida em regime semiaberto, em prisão domiciliar e com o uso tornozeleira eletrônica. O advogado, Jailson Bezerra de Andrade, está proibido de manter contato com os demais acusados nas ações penais da Operação Carteiras; não pode usar o WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mensagem instantânea; e também está proibido utilizar aparelhos eletrônicos (ex. celular, notebook, tablet), a fim de evitar que mantenha contato com os demais integrantes da organização criminosa Sindicato do Crime do RN.
A operação Carteiras foi deflagrada no dia 8 de junho de 2022. Durante o cumprimento do mandado de busca pessoal no advogado, foram encontrados bilhetes no paletó dele que comprovaram que Jailson não seria mensageiro de simples faccionados, mas sim de líderes da facção criminosa.
Para o MPRN, Jailson, utilizando-se das suas prerrogativas profissionais, promoveu, integrou e constituiu a organização criminosa Sindicato do Crime do RN na função de “Gravata”, no período de, pelo menos, dezembro de 2021 até julho de 2022. Foi comprovado que ele um dos elos de comunicação da facção, repassando recados e diretrizes de lideranças presas para membros soltos, e também o inverso, auxiliando nas ações criminosas da suposta organização criminosa.
A Prefeitura de Caicó, determinou na manhã desta quinta-feira (23), o recolhimento de toda a sua frota de carros.
A medida foi tomada depois do ataque a um carro coletor de lixo, quando este trafegava no Bairro Walfredo Gurgel, zona oeste da cidade.
Confira a nota divulgada:
NOTA
Diante da escalada da violência no Estado, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está recomendando ao prefeito de Alto do Rodrigues que cancele o “Alto Folia”. O evento está marcado para acontecer de sexta-feira (24) à segunda-feira (27). O objetivo do Ministério Público é garantir a segurança da população, dos prestadores de serviços e dos artistas.
O evento faz parte do calendário de comemoração do aniversário da cidade de Alto do Rodrigues. No entanto, para o MPRN não é oportuna a realização da festa dado o cenário atual de insegurança no Rio Grande do Norte em razão dos inúmeros ataques orquestrados pela criminalidade organizada às instituições públicas e ao patrimônio particular.
O Ministério Público reforça na recomendação que a segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. A Constituição da República reconhece, inclusive, como direito fundamental social, devendo ser exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
Leia a recomendação na íntegra, clicando aqui.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e as Polícias Civil e Militar deflagraram na manhã desta quinta-feira (23) a “Operação Minos”. O objetivo foi cumprir um mandado de busca e apreensão na residência de um homem suspeito de armazenar arquivos com material pornográfico e abuso de vulneráveis.
A operação Minos contou com a participação de um promotor de Justiça, seis servidores do MPRN, uma delegada de Polícia Civil, três policiais civis e oito policiais militares.
As investigações iniciais apontam que o suspeito consumia arquivos identificados como Child Sexual Abuse Material (CSAM), sigla em inglês para material de abuso sexual infantil.
Foram apreendidos aparelhos de telefonia celular e mídias digitais. Todo esse material será analisado pelo MPRN e pela Polícia Civil com o propósito de subsidiar as investigações e identificar outros possíveis crimes eventualmente cometidos pelo suspeito.
Continua chovendo em todo o estado do Rio Grande do Norte. Na região de Caicó, vários foram os registros. No programa Violeiros do Seridó, na 102,7 FM, apresentado pelo radialista, Djalma Mota, os ouvintes que tem pluviômetro em casa, divulgaram quanto choveu na quarta-feira (22). Confira o registro:
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Caicó (RN), soltou nota informativa anunciando o retorno normal das aulas nas escolas de sua rede nos períodos diurnos e noturnos, bem como a abertura das bibliotecas e ginásios de esportes, a partir desta quinta-feira (23).
Os referidos prédios públicos ficaram fechados nos dias em que os ataques violentos estavam ocorrendo com mais frequência no estado e depois, foram abrindo de forma gradual.
Confira a nota na íntegra:
Nota
Caicó ganhará um novo espaço cultural esse ano. Será a instalação do Memorial Padre Tércio, na antiga residência do sacerdote, na praça Dom Delgado, próximo ao Colégio Diocesano Seridoense. A iniciativa é de Goretti Silva, Padre José Mário e da Associação dos Ex-Alunos do CDS.
O projeto do Memorial foi aprovado na Lei Câmara Cascudo e está em fase de captação de patrocinadores. “As empresas patrocinadoras contarão com renuncia fiscal. Isso significa que 95% do valor patrocinado é deduzido do ICMS que a empresa paga ao Estado”, explica o produtor cultural Diego Vale.
O espaço contará com exposições, sala para oficinas e outras atividades culturais e com a biblioteca particular de Padre Tércio, que conta com mais de 7 mil volumes e passam a ser catalogados. “A expectativa é que o Memorial seja inaugurado na Festa de Sant’Ana, numa programação especial da Festa dos Ex-alunos”, confirma Joanderson Natanael, presidente da Associação dos Ex-alunos do CDS.
O projeto do Memorial parte do trabalho já realizado de organização do Arquivo Padre Tércio, que colecionou o acervo construído pelo sacerdote em sua atuação na igreja do Seridó, na educação e na comunicação. Um site também será desenvolvido para disponibilizar digitalmente parte do acervo.
Uma operação da Polícia Federal desmontou nesta quarta-feira (22) um plano criminoso articulado ao longo de meses por uma quadrilha: autoridades e servidores públicos eram os alvos de sequestros e de assassinatos. Entre essas pessoas estavam o senador Sergio Moro, do União Brasil, a família dele e um promotor de São Paulo.
Agentes da Polícia Federal precisaram derrubar uma parede para chegar ao esconderijo usado pela quadrilha. O endereço em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foi um dos 24 vistoriados nesta quarta pela Operação Sequaz.
Os investigadores cumpriram mandados de busca e apreensão também em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rondônia. A Polícia Federal tinha ordem da Justiça para prender 11 suspeitos de participar de um plano para sequestrar e matar autoridades de Estado.
“Essa é uma investigação que já transcorre há vários meses e que trouxe essa preocupação em razão do nível de risco de ameaça de várias autoridades públicas. Mas o que nós temos a convicção é de que o momento da deflagração mais oportuno foi esse e, portanto, a polícia agiu cumprindo a sua missão constitucional, cumprindo um papel de polícia de Estado, fazendo a operação que tinha que fazer nessa data”, diz o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Durante almoço com advogados promovido nesta quarta-feira (22), em São Paulo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, fez elogios à atuação da Polícia Federal, que deflagrou uma operação nesta manhã para desarticular uma organização criminosa que pretendia realizar ataques contra servidores públicos e autoridades.
“Hoje, nós mostramos como atua a Polícia Federal, que não é aparelhada politicamente. Ao contrário do que estão dizendo nesse momento na internet”, disse.
Entre os alvos dos criminosos estavam o ex-juiz e senador Sérgio Moro e o promotor Lincoln Gakiya, que investiga a atuação da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) há anos, informou Flávio Dino.
No evento promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), o ministro negou que a Operação Sequaz tenha sido deflagrada por motivos políticos, já que na terça-feira (22) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista em que disse que, quando estava preso em Curitiba, queria se vingar do então juiz Sérgio Moro, que comandava a Operação Lava Jato e o condenou à prisão.