A qualidade do saneamento básico de Caicó esteve em pauta em audiência pública na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (13). Proposto pelo vereador Ivanildo do Hospital, o evento foi bastante prestigiada na modalidade remota, onde a população pode opinião e tirar suas dúvidas sobre o serviço.
Hoje, Caicó tem uma cobertura de saneamento de pouco mais de 20%, mas a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte segue um plano de até 2033 alcançar todas as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Saneamento.
O projeto está sendo executado pela empresa Cristal LTDA que venceu o trâmite licitatório para realizar o serviço. De acordo com os técnicos da CAERN o projeto segue o fluxo normal de acordo com um cronograma criado, sendo contemplados nesta fase os bairros Boa Passagem, Alto da Boa Vista e Vila do Príncipe, ficando outros demais para uma nova fase do projeto.
Na oportunidade o secretário adjunto da pasta de Infraestrutura, Mateus Costa, falou que a falta do saneamento acarreta muitos problemas estruturantes, uma vez que a cidade tem inúmeras ligações clandestinas que em períodos chuvosos a água pluvial se junta ao esgoto obstruindo a vazão normal do escoamento, causando acúmulo de água.
Está dentro do planejamento da obra ainda a conclusão da nova lagoa de tratamento de esgotos, localiza nas margens da RN 118, no sentido Caicó/Jucurutu. A cidade possui outra lagoa de tratamento na saída para Jardim de Piranhas, que atende os bairros Acamapamento, Paraíba, Penedo e parte do Centro da cidade.
Para o presidente Ivanildo do Hospital a audiência foi importante e serve também para dar melhores esclarecimentos a população caicoense sobre a obra do saneamento, além da questão dessas ligações que vem sobrecarregando a rede de esgotos do município.