O Ministério da Saúde afirmou, neste domingo (27), em nota, que o apresentador Fausto Silva, o Faustão, que passou por uma cirurgia de transplante cardíaco nesta tarde, em São Paulo, foi “priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde”.
O hospital Albert Einstein, em São Paulo, recebeu, neste domingo, um coração para transplante e, com isso, Faustão foi operado.
O hospital informou, em boletim médico, que foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada deste domingo, “quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”.
De acordo com o boletim, a cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de duas horas e 30 minutos.
A morte do líder mercenário Ievguêni Prigojin, 62, chefe do Grupo Wagner, foi confirmada neste domingo 27 por análise genética, segundo autoridades russas. Ele estava em um avião que caiu perto de Moscou na quarta 23, exatos dois meses após comandar um motim contra a cúpula militar de Vladimir Putin.
Segundo o Comitê de Investigação russo, após uma análise genética molecular, os peritos concluíram que as amostras de DNA correspondem com as dos passageiros que constavam na lista de embarque. Além de Prigojin, outras nove pessoas morreram, incluindo Dmitri Utkin, 53, número dois do Grupo Wagner.
O governo russo não informou se pretende realizar um funeral. Ao ser questionado sobre o tema na sexta 25, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, desconversou, limitando-se a dizer que a agenda de Putin estava “bastante ocupada”.
O caso aumenta a lista de mortes em circunstâncias suspeitas ou misteriosas na Rússia desde o início da Guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Generais e ao menos 12 empresários de destaque morreram em circunstâncias trágicas. Os óbitos são atribuídos a doenças, suicídios ou acidentes, mas, segundo críticos do Kremlin, podem ser assassinatos disfarçados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste domingo 27 da 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, país insular que fica na costa oeste da África.
No evento, a presidência temporária da CPLP passou de Angola para São Tomé e Príncipe, para o biênio 2023-2025. Os temas principais da presidência santomense são “Juventude e Sustentabilidade”. Já durante a presidência angolana, no período 2021-2023, além do entendimento político e de uma agenda nas áreas social e cultural, a cooperação no âmbito econômico e empresarial começou a ser intensificada na comunidade.
O presidente Lula lembrou que os países da CPLP reúnem quase 300 milhões de consumidores, espalhados por quatro continentes e com um PIB de US$ 2,3 trilhões.
“As transições digital e ecológica precisam ser aproveitadas para gerar oportunidades e evitar a concentração de renda e a desigualdade. A promoção do comércio e de investimentos deve garantir empregos dignos e verdes, e ter como objetivo a diversificação de nossa pauta exportadora para além das commodities. A iniciativa angolana de incorporar a cooperação econômica como novo pilar da nossa comunidade ajudará a interligar nossos mercados”, disse.
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após um motorista, visivelmente sob efeito de álcool, provocar um acidente na madrugada deste domingo (27), na avenida Conselheiro Tristão, no bairro da Redinha, zona Norte de Natal. As informações, que foram detalhadas pela Polícia Rodoviária Estadual, apontam que o homem que dirigia um veículo tipo Celta praticou o ato de maneira proposital e acabou sofrendo uma tentativa de linchamento.
Um vídeo exibido nas redes sociais mostra o momento que o causador da acidente volta na contramão e atinge um motoqueiro, depois de ter atropleado duas pessoas, uma delas não resistiu aos ferimentos. Revoltados, os moradores tentaram linchar o condutor do carro que foi atendido por uma equipe do SAMU acionada para socorrer também as duas outras vítimas.
A Polícia Rodoviária Estadual esteve no endereço do ocorrido para a realização dos procedimentos cabíveis, já o causador da tragédia deverá ser autuado pela Polícia Civil nas próximas horas.
Começa nesta segunda-feira (28), a Segunda Semana Jurídica – SEJU, realizada pela Faculdade Caicoense Santa Terezinha. O evento se estende até a sexta-feira, dia 01 de setembro. O tema central, de acordo com o que o Blog Sidney Silva apurou, é: Direito Penal e Segurança Pública.
A partir da quarta-feira (30), acontecem as palestras, sempre a partir das 19h, no auditório da própria Faculdade. Na terça (29), serão realizados minicursos com instituições da segurança pública.
Confira a programação:
Segunda-feira (28) – Apresentação de trabalhos de alunos do curso de direito da FCST e o lançamento do livro “Olhares Criminológicos sobre a Região do Seridó”, composto por artigos escritos por alunos, orientados pelo professor Rilawilson José de Azevedo.
O Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que morreu aos 89 anos, em Londrina, no norte do Paraná, era Arcebispo Emérito de Salvador, na Bahia. Ele permaneceu a frente da arquidiocese de Londrina por oito anos e meio, entre 1983 e 1991.
Segundo a Arquidiocese de Londrina, a saúde de Dom Geraldo se agravou em dezembro do ano passado, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O Cardeal morava no Paraná desde 2014.
O Cardeal será sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina, onde estão sepultados o primeiro bispo e arcebispo, dom Geraldo Fernandes Bijos, e o terceiro arcebispo, dom Albano Botoleto Cavalin.
Trajetória