A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Imunizações, realizou uma série de oficinas na VI Regional de Saúde, sediada em Pau dos Ferros. O objetivo foi formar profissionais em “Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade”.
As oficinas foram direcionadas aos coordenadores municipais de Imunização, da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Vigilância em Saúde dos 37 municípios que compõem a 6ª Regional de Saúde. Participaram 97 profissionais, demonstrando o compromisso da região com a promoção da qualidade e eficácia nas atividades de vacinação.
“A partir do treinamento completo, os municípios estão preparados para conduzir as próximas etapas das campanhas de imunização, incluindo o planejamento estratégico e a coordenação das equipes de saúde”, explicou a enfermeira e técnica do Programa Estadual de Imunizações, Jocelly de Oliveira Bento, que atuou como palestrante no evento.
As oficinas também contaram com as palestras da assistente social Uiacy Nascimento de Alencar, técnica da Atenção Primária da Sesap. Além disso estiveram presentes a coordenadora técnica de Imunização da 6ª Regional de Saúde, Migna Jucy, e representantes do Programa Municipal de Imunização, da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância em Saúde de cada município.
Microplanejamento
O microplanejamento é uma estratégia desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com o propósito de alcançar as metas de vacinação. Essa metodologia se baseia na organização meticulosa das atividades de imunização, promovendo uma colaboração abrangente que envolve vários atores sociais.
Nesse processo, diversos fatores são levados em conta, como as características geográficas, o tamanho da população, bem como os recursos humanos e financeiros disponíveis em cada local. Dessa forma, é possível garantir que as estratégias de imunização sejam adaptadas de forma precisa para atender às necessidades específicas de cada região.
Esse trabalho foi iniciado no Rio Grande do Norte em abril de 2023, por meio de uma cooperação técnica entre a Sesap, Ministério da Saúde (MS) e OPAS. O RN foi o escolhido para começar a implementação dessa metodologia, que vem sendo expandida para outros estados, de modo a tornar o Brasil novamente uma referência mundial em vacinação.
AgoraRN