Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
Itens de informática terão impostos de importação zerado
Itens de informática terão impostos de importação zerado

Itens de informática terão impostos de importação zerado
Itens de informática terão impostos de importação zerado

A partir de 2 de outubro o governo vai zerar a alíquota para os Bens de Informática e Telecomunicação. A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, dia 25 de setembro. A lista de produtos contemplados por essa isenção inclui uma variedade de itens, como placas de circuito impresso, unidades de processamento de dados e módulos de interface Ethernet upstream, entre outros.

Decisão para itens de informática foi baseada em decreto

A medida tem como um de seus principais objetivos fomentar o desenvolvimento e facilitar o acesso às tecnologias de informação e comunicação em território nacional. A decisão baseou-se no Decreto nº 11.428, de 2 de março de 2023, e foi tomada pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior.

Leia também: RN terá primeiro campeonato escolar de esportes eletrônicos; saiba como se inscrever

Com essa iniciativa, empresas do setor de informática e telecomunicação estarão aptas a oferecer preços mais competitivos aos consumidores, aumentando a relevância desses produtos no mercado brasileiro.

Taxa para uso de internet

Paralelamente, o Governo Federal está estudando a viabilidade de implementar uma nova taxa para o uso da internet em todo o país. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, essa taxa teria uma natureza similar à taxa de iluminação pública, por exemplo.

A proposta visa financiar a criação e a manutenção de uma agência de cibersegurança no Brasil. O General Marco Antônio Amaro dos Santos, Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), afirmou à publicação que “essa política vem sendo estudada há algum tempo. Estamos, logicamente, refinando. Esperamos que, ainda este ano, seja apresentada ao Congresso Nacional para apreciação”.l

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube