Categorias
Pesquisar
Banner GOV Dezembro
Imagem de várias pessoas idosas sentadas em cadeiras, dispostas em um círculo, durante uma atividade em grupo.

Imagem de várias pessoas idosas sentadas em cadeiras, dispostas em um círculo, durante uma atividade em grupo.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou uma série de ações em equipamentos sociais de atenção à pessoa idosa de Mossoró. O evento foi coordenado pelas equipes da 15ª Promotoria de Justiça de Mossoró e do Núcleo de Práticas Autocompositivas das Promotorias de Justiça de Mossoró (NPA), nos dias 26, 27 e 28 deste mês. A iniciativa fez parte dos eventos desenvolvidos em alusão ao dia 1° de outubro considerado o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais prevê que a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas pode ser realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em Centros de Convivência referenciados ao CRAS.

O CRAS é um equipamento público que faz parte do SUAS, o Sistema Único da Assistência Social, estando presente na grande maioria dos Municípios brasileiros. Ele é a porta de entrada para o SUAS e responsável por desenvolver o trabalho social em grupo com pessoas idosas.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas deve levar em consideração que a valorização das experiências individuais constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social, e que a vivência em grupo proporciona experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, que estimulam e potencializam a capacidade de escolher e decidir, essenciais à preservação e ao desenvolvimento da autonomia da pessoa idosa.

Foram realizadas visitas ao Centro de Convivência de Idosos Wilson Rosado (CCI) e a dois CRAS de Mossoró, dos bairros Abolição IV e Redenção, com o objetivo de promover círculos de diálogos com as pessoas idosas atendidas nesses equipamentos públicos, esclarecendo e refletindo sobre seus direitos e a respeito da atuação do Ministério Público na proteção da pessoa idosa, oferecendo um espaço seguro para que, através do diálogo, sejam fortalecidos o respeito e a compreensão mútuas.

Os círculos de diálogo fazem parte da metodologia do processo circular de construção de paz, caracterizando-se como um lugar para conectar-se com a alegre valorização de nós mesmos e dos outros. Houve muita poesia, música e dança, levando aos participantes conhecimento de forma leve, lúdica, alegre e descontraída.

O Ministério Público realiza a tutela dos direitos coletivos e individuais indisponíveis das pessoas idosas, de modo a efetivar as políticas exigidas pela Constituição e protegê-las de eventual situação de risco ou violação de direitos.

No Brasil, o principal instrumento legal para a proteção específica desse segmento da população é o Estatuto da Pessoa Idosa, que estabelece que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

MPRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube